O fulfillment pode ser entendido como um conjunto de operações que partem do processamento de um pedido até o pós-entrega. Saiba como ele funciona no varejo!
O fulfillment é, em resumo, o conjunto de operações realizadas após o pedido do cliente, a fim de prestar um serviço de qualidade e entrega dentro do prazo. Ou seja, ele se refere às etapas que acontecem após o pedido do consumidor, como separar produtos, embalar itens, gerenciar o estoque e entregar ao cliente final.
Este processo pode ser realizado pela sua empresa ou por uma terceirizada, que diminui o tempo de entrega e os custos de envio. Seja como for, o foco do fulfillment é a satisfação dos clientes, a fim de que ele volte para a sua marca.
Inicialmente, é interessante explicar o que é o fulfillment. Desse modo, o fulfillment é o processo logístico que decide todas as operações internas da empresa, desde a separação de produtos até a entrega do pedido.
Essa é uma operação que merece atenção dos gerentes, pois define se os clientes podem confiar ou não em uma marca no que se refere ao prazo de entrega. Justamente em razão da sua importância, é necessário saber como aplicar o fulfillment com excelência.
Essa estratégia, desse modo, reúne etapas como armazenamento, separação, embalagem, transporte e pós-entrega. Todas essas operações são estudadas para serem executadas com maior eficiência, garantindo a satisfação do consumidor que adquire seus produtos e serviços.
Para que o fulfillment funcione, é necessário que todas as etapas estejam bem alinhadas, integrando todas as áreas relacionadas ao pedido do cliente, como logística, marketing, tecnologia e atendimento. Isso garante que o serviço seja de qualidade.
Trabalhar junto não significa que todos os colaboradores participarão de todas as etapas. Cada um terá a sua função na área que deve estar, mas, ao mesmo tempo, as informações são compartilhadas por todos os setores.
Por esse motivo, muitas empresas optam por terceirizar o processo de fulfillment, tendo em vista que este processo precisa ser bem estruturado para render benefícios à empresa. Delegar esse conjunto de processos a uma empresa especializada pode ser a melhor opção para o seu negócio – permitindo uma visão integrada da cadeia produtiva.
O fulfillment é composto por algumas etapas para garantir que o pedido realizado pelo cliente seja entregue com sucesso. Então, é de suma importância que você conheça essas etapas, mesmo que opte pela terceirização.
O fulfillment começa no estoque de mercadorias, que pode ser um galpão da empresa, alugado ou de um parceiro terceirizado. Esse estoque terceirizado visa descentralizar o seu armazenamento de produtos, espalhando a sua mercadoria em diversas regiões o que diminuirá os prazos de entrega.
Ter um galpão próprio da empresa pode gerar custos muito altos para o setor financeiro, ao passo que este local precisará de funcionários, manutenção e, claro, o valor da aquisição ou aluguel.
Com os produtos devidamente estocados, a sua equipe agora poderá fazer o picking, ou separação de mercadorias. Desse modo, vemos como é primordial estocar bem os produtos para que eles sejam localizados com facilidade na hora de montar um pedido.
É neste momento, por exemplo, que você pode evitar o envio de produtos vencidos, danificados ou em condições que não vão deixar o consumidor satisfeito. Gerencie corretamente o armazenamento dos seus produtos e obterá sucesso em todas as etapas seguintes.
Um produto embalado corretamente no processo de fulfillment é capaz de garantir a sua segurança durante o trajeto entre a empresa e o endereço do cliente, além de ganhar o consumidor pela aparência. Muitas embalagens hoje em dia são personalizadas, com brindes e até mesmo aromas que lembram a empresa.
Apesar de isso ser muito importante, a embalagem correta também se refere àquela que deve conservar o produto ao longo de todo o trajeto, evitando avarias, por exemplo. Isso envolve a escolha do material (isopor ou papelão, por exemplo).
Como os seus produtos chegarão à casa do cliente? Isso pode ser feito por uma frota própria, com os custos de aquisição dos automóveis e contratação de novos colaboradores, ou com uma frota terceirizada, que diminui os custos internos de uma empresa.
Ao escolher a melhor opção de transporte para o seu negócio, você deve levar em consideração os custos de frete, claro, mas também os prazos de entrega – e se eles são compatíveis com as necessidades do seu cliente.
Por fim, a última etapa do fulfillment é o pós-entrega, que representa o interesse da sua empresa em saber se o cliente está satisfeito com o produto adquirido. Este é o momento de receber algum feedback, pedido de devolução ou troca de pedido, por exemplo. Esse é um processo fundamental no pós-venda, para saber onde e como você deve melhorar para os próximos pedidos.
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