Ao falar sobre o controle de qualidade estamos nos referindo com a preocupação que um negócio tem em relação aos seus produtos, seja qual for o segmento que a empresa está inserida.
Isso porque o produto que a sua empresa comercializa é o responsável por lidar com a marca e o cliente. Logo, ele deve seguir um certo padrão de qualidade. Todos os fatores que podem interferir no produto são essenciais para a satisfação do cliente.
Entenda melhor sobre como é possível ter controle sobre a qualidade dos seus itens comercializados!
Inicialmente, é de suma importância trazer um conceito sobre o que é controle de qualidade. Esse controle se trata de um sistema adotado com o intuito de acompanhar a qualidade tanto dos serviços como dos produtos da empresa.
Neste momento, é levado em consideração todas as especificações técnicas de cada item, a fim de ter um controle qualitativo e específico. Por isso, o controle de qualidade visa analisar e unificar o processo de produção, resultando em um padrão.
O controle de qualidade tem como objetivo acompanhar, de forma contínua, a qualidade de cada etapa do processo produtivo do negócio. Nesse controle, também é considerado o tipo de equipamento usado.
Portanto, é possível afirmar que a finalidade do controle de qualidade é garantir que as mercadorias sejam produzidas sem nenhum (ou quase nenhum) defeito. Os produtos devem ser comercializados em seu estado ideal de consumo.
Se a qualidade do produto apresentar alguma variação ou está fora dos padrões que foram estabelecidos, é necessário identificar a fonte desse problema. As principais causas costumam ser erros humanos, na inspeção, nas máquinas ou uso inadequado dos processos produtivos.
O controle de qualidade deve estar entre as prioridades da sua empresa, e ela funciona da seguinte forma:
Como já foi dito, o controle de qualidade existe com o intuito de padronizar e melhorar os processos produtivos da sua empresa. Dessa maneira, um objetivo em comum na maioria dos negócios é oferecer um produto de qualidade para os seus clientes, e esse monitoramento permite isso.
Por esse motivo, o controle de qualidade está presente em todas as fases de uma cadeia de suprimentos, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente final, passando pelo armazenamento.
Quando uma empresa não preza pela qualidade desse processo, a entrega e produção de uma mercadoria está sujeita a erros, avarias e demais riscos prejudiciais ao item. Portanto, você deve investir no controle de qualidade na sua empresa para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.