Você deseja melhorar os seus resultados no setor logístico? Então, entenda o que é automatizar este departamento e agregue valor ao seu negócio!
Saber o que é automatizar para o setor logístico é o primeiro passo para melhorar a atuação da sua empresa no mercado. Estamos falando, portanto, de um sistema em que os processos operacionais passam a ser executados e controlados através de dispositivos eletrônicos, substituindo (ou reduzindo) o trabalho humano.
Nesse sentido, a automação pode estar presente em diversos segmentos, como na segurança, indústria, atendimento, entre outros, assim como na logística. A sua intenção é adotar a automação na logística? Então, tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
Bom, devemos começar este conteúdo com o conceito de automatização, afinal, o que é automatizar? Nesse sentido, automatizar os processos logísticos é uma processo que conta com o apoio de tecnologias modernas. Logo, nada mais é do que o uso de recursos computacionais e eletrônicos para agilizar as tarefas, com base na padronização das ações.
Na automatização, os colaboradores deixam de desempenhar funções repetitivas e burocráticas e delegam essa obrigação para as máquinas. Ou seja, elas passam a exercer aquela função, que por sua vez é feita com maior rapidez e agilidade.
Na logística, a automação pode atuar em grandes etapas, como:
É possível, então, gerar um impacto específico em cada uma das áreas, como no packing. Contanto com as inovações atuais, você pode embalar um produto em tempo recorde, de modo automático e prático, sem o envolvimento de várias pessoas em uma única tarefa. Sendo assim, tudo flui seguindo uma padronização, sem gerar problema para as fases seguintes.
De modo geral, falar de automação logística é ressaltar os vários sistemas tecnológicos que ajudam a controlar os processos. É falar da revolução que a tecnologia agrega em todas as etapas da produção, do transporte e da movimentação de produtos.
No atual cenário e as tendências no que se refere ao transporte e entrega de cargas, a automação logística é uma realidade e deve estar presente nas empresas que precisam de agilidade, otimizar o tempo, redução de custos e cumprir os prazos de entrega.
A ideia é, quando necessário, o sistema de automação operar 24 horas, a fim de garantir fluidez na entrega. Além disso, essa automatização gera atualização em tempo real de entradas e saídas, o que traz assertividade aos dados no controle de estoque e indicadores, quanto à gestão de processos de qualidade logísticos.
Até o momento, já falamos sobre o que é automatizar e qual a sua importância para a logística de qualquer empresa. Mas o que ainda devemos pontuar é que, ao investir na automatização dos processos logísticos, você garante um fluxo assertivo de mercadorias, agilidade e diminuição de erros na expedição de pedidos.
Nesse sentido, é possível citar três aspectos gerais e relevantes na automação logística:
O armazém nada mais é que um espaço físico em que é armazenado todos os itens. Neste local também são criados circuitos, compostos por dispositivos que garantem a agilidade no processo, assim como bins, porta paletes e blocados.
Com um sistema de armazenamento ligado aos demais da empresa, você garante uma atualização de dados em tempo real, do controle de estoque, das entradas e saídas e do aceite de pedidos, além de outras informações sobre a movimentação do estoque.
Essa automação do processo logístico garante à área de transporte assertividade no carregamento e checagem de produtos. Isso sem contar que a agilidade na movimentação de carga no estoque otimiza o tempo, garantindo que os prazos sejam cumpridos e até mesmo a possibilidade de antecipar a entrega.
Ficou interessado no assunto? Para promover a automação nos processos logísticos de sua empresa, conheça algumas ferramentas e sistemas que podem te ajudar nisso.
ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um software voltado para a gestão das empresas, sendo usado para gerenciar os processos de uma empresa. Este com certeza é um software valioso para aperfeiçoar o controle, a integração e a comunicação de dados.
WMS, sigla para Warehouse Management System, também é um software, porém, ele é usado para melhorar os processos nos estoques e nos armazéns. Ele conta com hardwares que redobram a segurança e ajudam a evitar perdas e falhas no local de armazenamento.
Por fim, temos o TMS, ou Transportation Management System, um software completo destinado ao gerenciamento de transporte. É usado para administrar as atividades como a tabela de fretes, controlar a frota, as manutenções dos veículos e a gestão dos custos.
Está convencido de que a sua empresa precisa adotar o processo automatizado para melhorar os seus resultados? Saiba que a Platinum Log pode te ajudar com este objetivo!
A Platinum Log é a solução de logística automatizada que o seu negócio precisa para decolar. Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações. Assim, disponibilizamos aos nossos clientes o acompanhamento de fluxo internos assim como seus indicadores operacionais.
Após entender o que é automatizar, confie na nossa Solução Logística Integrada, que é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, o que simplifica o gerenciamento do seu negócio e traz uma visão mais completa de toda a cadeia logística.
Essa com certeza é a integração perfeita entre sistemas. Como resultado, ela agiliza processos, reduz erros e proporciona maior controle sobre todas as etapas, desde a entrada de pedidos até a entrega final.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa!