Curva ABC: É possível defini-la como fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Entenda melhor sobre o que é a curva ABC e qual a sua finalidade.
Para uma tomada de decisões eficiente, é preciso contar com métodos que auxiliem nesse momento. Nesse cenário, surge o conceito de curva ABC, que facilita na definição das suas prioridades e ter as melhores escolhas para o desempenho do negócio. Por isso, confira a seguir o que é a curva ABC e para que serve.
Neste momento inicial, é fundamental entender o conceito da curva ABC, que nada mais é do que um método. Este método pode ser usado para diversas funções, porém, a principal delas é ordenar as informações de acordo com a sua importância para a empresa.
Isso significa dizer que a curva ABC identifica os itens de maior ou menor importância para um negócio. Sendo assim, cada letra indica uma importância distinta, sendo a A maior faturamento, a C menor faturamento e o B com rendimento médio.
Com isso, vê-se que a curva ABC é tida como uma ferramenta de gerenciamento, ajudando no controle e organização do estoque, após um ranqueamento das mercadorias.
Ao utilizar essa classificação, é possível ordenar as informações mais e menos relevantes para a análise de informações da sua empresa. Isso facilita as tomadas de decisão. Com base nisso, o negócio fica menos exposto a riscos.
A curva ABC é primordial para uma empresa, tendo em vista que traz uma visão mais ampla da organização, tanto em relação aos clientes como aos produtos. Assim, ela se faz fundamental na gestão de estoque, pois permite a categorização das informações e avalia o que possui maior relevância ou não.
Além disso, com o uso da curva ABC, os gestores podem ter um cuidado ainda maior com o controle de mercadorias. Ou seja, isso evita o estoque excessivo ou em falta, evitando a insatisfação dos clientes.
Além de todas as vantagens agregadas com o uso da curva ABC e as suas funções, esse método torna possível os balanços periódicos do negócio. Inclusive, a sua importância é complementar os relatórios mais complexos (como os trimestrais e semestrais).
A curva ABC na prática pode trazer as mais variadas funções para o dia a dia de uma empresa, desde o setor de marketing até a administração. Estes, inclusive, são os exemplos mais práticos do uso da curva ABC, uma vez que são os segmentos que mais se beneficiam com esse método.
Nas vendas, a curva ABC serve para definir preços e compras que sejam mais vantajosas do ponto de vista do consumidor. No marketing, esse método analisa o perfil dos atuais consumidores e isso auxilia na definição de uma estratégia eficiente para a captação de novos clientes.
Sendo assim, na prática, quando os itens presentes na curva de maior relevância (A) estão em falta no estoque, a empresa está perdendo o seu lucro. Ademais, com o excesso de mercadorias da curva C, o risco de perda de lucro pode ser ainda maior.
Produtos presentes na curva A
Na curva A, encontramos os produtos que são mais importantes e relevantes para o rendimento de uma empresa. Para isso, você deve analisar todas as categorias dos itens e definir qual representa mais de 60% das vendas atuais, por exemplo. Ou seja, os que são procurados pelos clientes com frequência.
Produtos intermediários na curva B
Já na curva B, temos os produtos com saída intermediária, que não são tão procurados assim pelos clientes. Porém, ainda representa uma margem considerável de vendas, como 25% a 30%. É preciso ter atenção aos produtos dessa curva, pois eles podem se tornar, eventualmente, o carro-chefe de vendas da empresa.
Produtos com menos faturamento da curva C
Por fim, na curva C, encontramos produtos com menor relevância no faturamento total da empresa, representando cerca de 10 a 15% das vendas. Com essa metodologia, o negócio pode definir qual o foco das suas estratégias de venda e marketing.
A gestão de uma empresa envolve diversos desafios, e um deles é entender o perfil dos seus clientes. Afinal, o investimento em certas estratégias e produtos depende das preferências dos consumidores. Sendo assim, a análise do que, de fato, os clientes querem é primordial.
Com isso, vemos que a curva ABC auxilia as empresas a terem uma gestão assertiva dos seus estoques, à medida que mantém a prioridade nos itens da curva A e evita o excesso dos produtos da curva C.
Desse modo, utilizar a curva ABC pode auxiliar as empresas da seguinte maneira:
Como você pôde perceber, a Curva ABC é um método que não pode faltar na gestão da sua empresa. Afinal, essa estratégia pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas para o desempenho do negócio.
Desse modo, se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.