Otimize sua logística para e-commerce: estratégias eficazes de gestão de estoque, entregas rápidas e satisfação do cliente.
Com o avanço da tecnologia, a logística para e-commerce vem crescendo cada vez mais, principalmente em temporada de férias ou em épocas comemorativas.
A sua loja online é um sucesso, embora a sua logística continue a ser uma área de melhoria. Você está curioso porque tem ouvido mais sobre a importância da logística para e-commerce (ou e-fulfillment) como fatores de sucesso no e-commerce.
Bem, você veio ao lugar certo. Aqui, você encontrará todas as informações necessárias para colocar as mãos em sua próxima alavanca de crescimento. Boa leitura!
O termo logística para e-commerce (ou e-logística para abreviar) refere-se a todos os processos envolvidos no processamento de pedidos entre a loja de e-commerce e o cliente final, tanto em termos de pedidos de saída quanto de devoluções.
Isso inclui todos os processos e etapas associados, desde o armazenamento até a entrega:
Da validação do pedido ao envio, questões de custos, prazos e satisfação do cliente entram em jogo na logística para e-commerce.
Mais uma coisa. Sua vitrine on-line e seus esforços de marketing não são os únicos determinantes para moldar a percepção da marca. A sua operação logística também pode ter um grande impacto – para o bem ou para o mal.
Pergunte a si mesmo: o que fará um cliente comprar meu produto e não o da concorrência? A maneira como você processa e entrega pedidos ou devoluções pode ser uma grande ferramenta para responder a essa pergunta.
Além do aumento significativo do comércio eletrônico em decorrência da pandemia, o comportamento do consumidor está mudando. Os consumidores estão cada vez mais recorrendo ao comércio eletrônico por vários motivos. Uma delas é que existem mais vendedores online no mercado.
O varejo online oferece às marcas diretas ao consumidor uma excelente oportunidade de se firmar e competir com sucesso com os gigantes da web. No entanto, um dos maiores desafios é a logística, que exige muitos recursos para ser realmente eficaz.
De fato, a estratégia de logística de comércio eletrônico de uma loja online desempenha um papel mais importante em seu sucesso do que se imagina.
Veremos, nas seções a seguir, como uma boa operação logística pode permitir que você reduza custos, otimize sua taxa de conversão e aumente as vendas.
Na parte anterior vimos a importância da logística e o impacto na sua loja virtual. Se você administra uma startup ou uma empresa com um catálogo de produtos relativamente limitado, o gerenciamento de pedidos pode ser “simples”. Mas quanto mais você aumentar seu estoque e suas vendas, mais complexo, caro e demorado ele se tornará.
Existem algumas soluções para gerenciar melhor essas dores de crescimento.
Por exemplo, provedores de serviços de logística terceirizados (3PLs) permitem que varejistas e comerciantes eletrônicos terceirizem certos elementos de seus processos de distribuição, armazenamento e gerenciamento de pedidos.
O modelo 3PL tem como premissa a ideia de reduzir os custos de logística para varejistas on-line individuais, agrupando os custos de armazenamento e pessoal entre muitos clientes. Isso também permite que eles otimizem seus recursos de processamento de pedidos.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a logística para e-commerce, a oportunidade de crescimento que ela apresenta e as empresas 3PL especializadas na área, a próxima pergunta é: quais as vantagens de um parceiro 3PL?
Agora você sabe como o caminho da logística para e-commerce se encontra com a terceirização, mas ainda pode estar se perguntando: o que eu ganho com isso? Continue a leitura!
1) Economize tempo
Vamos começar com o que é, sem dúvida, o principal argumento a favor da terceirização da logística de e-commerce: o tempo que ela pode economizar.
Ao confiar em um terceiro que cuidará do processamento de pedidos, gerenciamento de custos, transporte, monitoramento e afins, você economiza um tempo precioso para fazer o que faz melhor – e isso é vender e construir seu negócio.
Assim como você é um especialista em seus produtos, existem especialistas em processamento e entrega de seus produtos.
2) Beneficie-se do know-how de especialistas em logística para e-commerce
Seguindo a primeira vantagem, recorrer a uma empresa especializada em logística para e-commerce pode ajudar a reforçar a qualidade e a segurança do processo.
Um bom provedor, com alguns anos de experiência e clientes de diversos setores, possui estratégias inovadoras para transformar sua cadeia de suprimentos em uma operação rentável e ágil.
Além disso, essa experiência pode ser um ativo real quando você começa a se expandir globalmente e penetrar em mercados estrangeiros.
3) Integrar a infraestrutura ideal
Então, a terceira vantagem é mais organizacional. Atualmente, você pode armazenar seus produtos em suas instalações, escritórios ou até mesmo em um armazém alugado. Ele pode fazer o trabalho por enquanto, mas ele faz o melhor trabalho?
Ou melhor, você pode obter mais produtividade processando seus pedidos em uma instalação personalizada para logística?
Os provedores terceirizados de logística eletrônica operam a partir de armazéns modernos com vários e variados espaços de armazenamento, empregando processos automatizados, sistemas de gerenciamento de transporte e armazenamento (WHS) e software Enterprise Resource Planning (ERP).
Eles não são apenas mais eficientes, mas são mais adequados para suportar o crescimento de sua loja online e lidar com picos sazonais.
4) Aumente seu rendimento
Diversos estudos já destacaram que mais da metade dos consumidores abandonam uma loja online por causa de prazos de entrega excessivamente longos.
Os grandes players do comércio eletrônico estabelecem padrões difíceis de serem alcançados pelos comerciantes eletrônicos individuais. Eles têm os recursos para oferecer opções de entrega premium, como entrega expressa, noturna e no mesmo dia – e engolir os custos associados a elas.
Ao utilizar uma empresa de logística de comércio eletrônico, você poderá oferecer mais opções de entrega com custo-benefício e competir com o grande fim da cidade – sem falar no aumento da satisfação de seus clientes.
5) Pense em crescimento e flexibilidade
A flexibilidade também é um fator decisivo no e-commerce, principalmente na hora de armazenar e enviar encomendas. Suas vendas flutuam, assim como sua trajetória de crescimento.
Expandir seu espaço de armazenamento ou cadeia de suprimentos pode não ser uma prioridade no momento, mas ajuda a estar preparado para onde a demanda chegar. Isso pode economizar custos ao longo do caminho.
Com a ajuda de um parceiro de logística para e-commerce, novas possibilidades se tornam disponíveis sem o investimento de capital normalmente exigido antecipadamente. Por exemplo:
6) Reduza seus custos com a logística para e-commerce
Por fim, a última vantagem principal de confiar seus pedidos a um provedor de logística de comércio eletrônico está relacionada à economia de custos que você pode obter.
Sua capacidade de processamento precisa estar alinhada com suas vendas. Isso significa contratar pessoal adicional, aumentar a manutenção de suas instalações, novas soluções de armazenamento e equipamentos para acompanhar a demanda. E todos esses custos se somam.
Com um provedor de logística eletrônica dedicado, a capacidade extra é incluída. Você pode se proteger do futuro contra essas flutuações na demanda e nos custos.
Agora que chegamos ao fim do artigo, que tal conhecer nossas propostas de logística para e-commerce?
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