A logística outbound pode ser entendida como um modo de gerenciar o setor de transporte. Entenda sobre o assunto e como pode beneficiar o seu e-commerce!
Em um e-commerce, você precisa ter planejamento operacional, e, nesse caso, existem diversos tipos de logística, como a logística outbound. No geral, esse tipo de logística se refere ao ato de gerenciar o seu setor de transporte. No termo “outbound”, “out” significa lado externo.
Esse conceito visa melhorar os processos operacionais de uma empresa, desde a coleta até a entrega dos produtos ao centro de distribuição ou clientes finais. Dito isso, entenda a seguir o que é a logística outbound.
Inicialmente, é interessante saber o que de fato é a logística outbound. Assim, esse tipo de logística é aquela que visa eficiência no processo de produção. Para isso, a operação busca planejar formas de transportar a matéria-prima da melhor maneira.
Com isso, o foco da logística outbound é definir os processos internos com mais eficiência, e isso inclui as etapas de transporte, armazenagem e escolha da embalagem, por exemplo.
Algumas operações e processos são comumente discutidos na logística outbound, e trouxemos esses exemplos para que você possa se inspirar.
Roteirização de mercadorias
A roteirização de mercadorias visa identificar a melhor rota e trajeto para que os produtos sejam coletados e entregues. Assim, em termos práticos, a roteirização leva em consideração tempo, segurança, produção, qualidade e custo. Nesse sentido, vemos que a roteirização de cargas tem como objetivo atender às necessidades dos clientes com a maior agilidade e menor custo possível.
Picking ou separação de pedidos
Na etapa de picking, a sua equipe deve separar os pedidos realizados pelos clientes. No geral, na separação de pedidos, os itens serão selecionados de acordo com a solicitação do cliente, e em seguida enviar os produtos para a expedição.
Embora pareça algo simples, esta etapa exige uma atenção redobrada. Afinal, qualquer tipo de falha no picking é suficiente para colocar em risco a satisfação do cliente. Nas empresas mais modernas, é adotado um sistema que automatiza a separação de pedidos.
Packing ou embalagem
Após o picking, é necessário que o produto vá para o packing, que é o processo de embalar a mercadoria. Essa embalagem é primordial para garantir que o produto chegue em segurança no endereço indicado pelo cliente.
É neste momento que você deve entender o que são embalagens primárias, secundárias e terciárias, e de que forma os seus produtos devem ser embalados. Isso é fundamental para manter o estado de conservação da mercadoria.
Faturamento dos pedidos
Essa etapa, também conhecida como billing, é responsável pela emissão de cobrança aos clientes após fechar um negócio. Ou seja, é aqui que ocorre a emissão de notas fiscais e o despacho dos transportes.
Transportes
Na etapa de transporte, podemos encontrar todos os meios e materiais, bem como as ferramentas, necessários para o deslocamento de cargas/pessoas. Por isso, no transporte, é importante pensar em estratégias para otimizar essa locomoção, a fim de agregar eficiência e qualidade nos processos logísticos.
Logística reversa
Por fim, é de suma importância que você confira a etapa de logística reversa. Como o nome já nos dá a ideia, essa etapa se refere ao processo em que uma mercadoria volta à empresa por algum motivo, seja por troca ou devolução do produto.
Sendo assim, você deve planejar muito bem como essa logística reversa vai funcionar. Essa etapa envolve fatores como o controle de materiais e a organização do estoque. Nesse sentido, a logística reversa visa recapturar um produto para consertá-lo e colocar de volta no armazém ou descartar (de maneira adequada), em razão da sua ineficiência.
O marco inicial de uma logística outbound é no final da produção de um produto. Assim, todos os fatores que estão envolvidos no transporte entre a empresa e o consumidor final – em alguns casos, esse transporte passa pelo centro de distribuição.
Assim, no planejamento dessa logística, é necessário levar em consideração os custos, roteiros, prazos para realizar a entrega, rastreamento das cargas e legislação do produto em questão.
Essas informações tornam possível o gestor entender o que será preciso para a entrega adequada das mercadorias. Ou seja, o tipo de transporte adotado, se o produto é perigoso ou se existe uma legislação especial.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.