Logística Outbound: entenda o que é

A logística outbound pode ser entendida como um modo de gerenciar o setor de transporte. Entenda sobre o assunto e como pode beneficiar o seu e-commerce!
Logística Outbound: entenda o que é

A logística outbound pode ser entendida como um modo de gerenciar o setor de transporte. Entenda sobre o assunto e como pode beneficiar o seu e-commerce!

Em um e-commerce, você precisa ter planejamento operacional, e, nesse caso, existem diversos tipos de logística, como a logística outbound. No geral, esse tipo de logística se refere ao ato de gerenciar o seu setor de transporte. No termo “outbound”, “out” significa lado externo.

Esse conceito visa melhorar os processos operacionais de uma empresa, desde a coleta até a entrega dos produtos ao centro de distribuição ou clientes finais. Dito isso, entenda a seguir o que é a logística outbound.

Logística Outbound: entenda o que é - Platinum Log

Conceito de logística outbound

Inicialmente, é interessante saber o que de fato é a logística outbound. Assim, esse tipo de logística é aquela que visa eficiência no processo de produção. Para isso, a operação busca planejar formas de transportar a matéria-prima da melhor maneira.

Com isso, o foco da logística outbound é definir os processos internos com mais eficiência, e isso inclui as etapas de transporte, armazenagem e escolha da embalagem, por exemplo.

Processos da logística outbound

Algumas operações e processos são comumente discutidos na logística outbound, e trouxemos esses exemplos para que você possa se inspirar.

Roteirização de mercadorias

A roteirização de mercadorias visa identificar a melhor rota e trajeto para que os produtos sejam coletados e entregues. Assim, em termos práticos, a roteirização leva em consideração tempo, segurança, produção, qualidade e custo. Nesse sentido, vemos que a roteirização de cargas tem como objetivo atender às necessidades dos clientes com a maior agilidade e menor custo possível.

Picking ou separação de pedidos

Na etapa de picking, a sua equipe deve separar os pedidos realizados pelos clientes. No geral, na separação de pedidos, os itens serão selecionados de acordo com a solicitação do cliente, e em seguida enviar os produtos para a expedição.

Embora pareça algo simples, esta etapa exige uma atenção redobrada. Afinal, qualquer tipo de falha no picking é suficiente para colocar em risco a satisfação do cliente. Nas empresas mais modernas, é adotado um sistema que automatiza a separação de pedidos.

Packing ou embalagem

Após o picking, é necessário que o produto vá para o packing, que é o processo de embalar a mercadoria. Essa embalagem é primordial para garantir que o produto chegue em segurança no endereço indicado pelo cliente.

É neste momento que você deve entender o que são embalagens primárias, secundárias e terciárias, e de que forma os seus produtos devem ser embalados. Isso é fundamental para manter o estado de conservação da mercadoria.

Faturamento dos pedidos

Essa etapa, também conhecida como billing, é responsável pela emissão de cobrança aos clientes após fechar um negócio. Ou seja, é aqui que ocorre a emissão de notas fiscais e o despacho dos transportes.

Transportes

Na etapa de transporte, podemos encontrar todos os meios e materiais, bem como as ferramentas, necessários para o deslocamento de cargas/pessoas. Por isso, no transporte, é importante pensar em estratégias para otimizar essa locomoção, a fim de agregar eficiência e qualidade nos processos logísticos.

Logística reversa

Por fim, é de suma importância que você confira a etapa de logística reversa. Como o nome já nos dá a ideia, essa etapa se refere ao processo em que uma mercadoria volta à empresa por algum motivo, seja por troca ou devolução do produto.

Sendo assim, você deve planejar muito bem como essa logística reversa vai funcionar. Essa etapa envolve fatores como o controle de materiais e a organização do estoque. Nesse sentido, a logística reversa visa recapturar um produto para consertá-lo e colocar de volta no armazém ou descartar (de maneira adequada), em razão da sua ineficiência.

Qual o marco inicial da logística outbound?

O marco inicial de uma logística outbound é no final da produção de um produto. Assim, todos os fatores que estão envolvidos no transporte entre a empresa e o consumidor final – em alguns casos, esse transporte passa pelo centro de distribuição.

Assim, no planejamento dessa logística, é necessário levar em consideração os custos, roteiros, prazos para realizar a entrega, rastreamento das cargas e legislação do produto em questão.

Essas informações tornam possível o gestor entender o que será preciso para a entrega adequada das mercadorias. Ou seja, o tipo de transporte adotado, se o produto é perigoso ou se existe uma legislação especial.

Conte com a Platinum Log para saber sobre logística outbound e outros assuntos para seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato