O e-commerce exige o planejamento de processos internos, e a melhor opção é investir em uma logística moderna. Confira como é possível fazer isso.
Em um e-commerce, a logística é primordial para a execução correta dos serviços prestados ao cliente. Nesse sentido, vemos que atualmente existem diversas formas de impulsionar a sua logística, sendo a mais usual a terceirização. Isso porque você diminui os seus custos operacionais e obtém resultados satisfatórios. Sendo assim, confira a seguir como implementar uma logística moderna no seu e-commerce.
Na logística moderna de um e-commerce, encontramos algumas características, tais como:
O principal motivo para você contar com uma logística moderna no seu e-commerce é ter esse fator como um diferencial competitivo no mercado que está inserido. Dessa maneira, a satisfação do cliente é garantida, já que os prazos de entrega serão mais atrativos, juntamente com o custo do frete.
A logística deve estar no centro dos processos operacionais
Para ter uma logística moderna, ela precisa estar no centro dos seus processos operacionais. Antes, a logística não era uma prioridade das empresas, deixando de lado o prazo de entrega e frete. Contudo, hoje, a experiência do cliente se tornou o foco dos negócios, uma vez que é a principal métrica de sucesso.
Por conta disso, para ter uma logística moderna, essa deve ser a sua prioridade por um bom tempo – pelo menos, até você se adequar completamente. Foque em adotar uma logística eficiente e com resultados positivos.
Tenha ao seu lado recursos tecnológicos
É impossível falar de logística moderna sem mencionar os recursos tecnológicos. A tecnologia está presente em todos os nossos processos atuais, sejam eles de logística ou não. Do ponto de vista logístico, é possível contar com ferramentas como softwares, plataformas digitais, inteligência artificial, big data e drones, por exemplo.
Posicione os seus armazéns e estoque de forma estratégica
A logística moderna é pautada na posição estratégica dos seus armazéns e estoque. Ou seja, esses locais devem estar em grandes centros urbanos ou em locais em que a demanda de clientes seja maior. Assim, será mais fácil atender aos pedidos dos clientes em prazo de entrega menor.
Tenha um planejamento logístico
Estruture de maneira correta o seu planejamento logístico, evitando a ocorrência de falhas durante esse processo. Todos os setores e envolvidos devem estar a par de suas funções a fim de que as operações logísticas sejam executadas com êxito.
Terceirize a sua logística
Por fim, a última forma que trouxemos que pode te ajudar a implementar uma logística moderna é terceirizando esses serviços. Assim, você tem mais tempo para se dedicar a outros setores que ainda precisam da sua ajuda. Além disso, ao terceiras a logística do seu e-commerce, você garante uma execução adequada dos processos.
Na logística moderna, a terceirização possui um papel muito importante, uma vez que os administradores precisam reduzir seus custos operacionais e se dedicarem em tarefas que exigem pessoalidade.
Desse modo, vemos que a terceirização se responsabiliza pelo recebimento de mercadorias, armazenamento de produtos, estoque e expedição de itens. Em alguns casos, é possível terceirizar o pós-venda, coletando feedback, reclamações, elogios e sugestões.
Além disso, a terceirização da logística do e-commerce possui uma série de benefícios, como:
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.