Entre os principais modelos de negócio, a logística B2C tem se destacado. Então, confira como essa logística funciona.
Antes de começar a empreender, é necessário definir o tipo de modelo de negócio que a sua empresa adotará. Isto é, quem será o seu cliente? A resposta dessa pergunta é capaz de definir todo o planejamento do seu negócio. Por isso, é a primeira questão levantada.
Nesse sentido, vemos que a logística B2C tem ganhado destaque no mercado, e por isso, faz-se necessária a discussão sobre este modelo de negócio. Vamos entender melhor sobre o tema a seguir.
Inicialmente, é de suma importância trazer um conceito amplo sobre a logística B2C. Desse modo, saiba que o B2C se refere a uma sigla em inglês de “business to consumer”, que, em português, significa empresa para consumidor.
Quando falamos em logística B2C, vemos que muitos ainda confundem com a B2B, porém, são termos diferentes. De um lado, a B2C é a relação entre empresa e consumidor, e do outro temos a B2B, em que empresas vendem para outras empresas.
É de suma importância que você tenha em mente o conceito e diferença entre esses dois modelos de negócio. Afinal, esse é o ponto de partida para que você possa pensar em uma logística para o seu e-commerce.
Assim como em todo tipo de modelo de negócio, a logística B2C traz consigo alguns pontos positivos e negativos. Porém, não há como fugir disso e olhar apenas para os benefícios. Da mesma forma que você não pode ver apenas as desvantagens. Dito isso, vamos conhecer alguns desses pontos a seguir.
O mercado é muito amplo, e tem espaço para todo mundo, isso inclui os diferentes tipos de modelos de negócio. O modelo B2C traz, por exemplo, um ticket menor de vendas e imprevisibilidade de venda, além de relações curtas com o consumidor. Porém, esse também é um modelo muito benéfico.
A logística B2C possui um processo de vendas simplificado, motivação emocional na hora da compra e uma frequência muito grande de compra. Além disso, esse modelo conta com um mercado muito amplo, o que, consequentemente, significa mais chances de vender.
Por outro lado, essa logística apresenta algumas desvantagens, as quais já citamos acima. São elas o ticket menor de venda, relação de curto prazo com o cliente, imprevisibilidade nas vendas e exige um esforço enorme na negociação. Para superar esses obstáculos, é necessário que a empresa se aproxime dos consumidores.
Se você ainda tem dificuldade de visualizar como funciona um modelo de negócios B2C, confira os exemplos que trouxemos a seguir sobre essa logística:
Uma empresa que segue a logística B2C segue alguns objetivos em específico. O principal deles é customizar a relação que existe entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física. Esse também talvez seja o maior dos desafios enfrentados por empresas assim.
Outro objetivo dessas empresas é fidelizar seu cliente, e isso é feito em conjunto com outras estratégias. Destaca-se ainda que essas empresas têm como objetivo superar a sua concorrência global, sem contar com o controle maior dos canais de entrega e venda.
Por fim, ressalta-se que essas empresas pretendem investir em um relacionamento mais assertivo, tendo em vista que, na maioria das vezes, o produto deve ser obtido de outras organizações.
Seja qual for o seu objetivo, saiba que é necessário contar com muito planejamento. Afinal, a logística B2C exige que você tenha o controle de muitos setores ao mesmo tempo, a fim de garantir uma experiência única ao cliente. Por isso, na maioria das vezes, recomenda-se a terceirização da logística.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.