Você pretende melhorar o seu controle de armazém? Então, monitorar as KPIs de estoque é o primeiro passo para manter este espaço organizado e eficiente.
Os KPIs de estoque, ou indicadores de desempenho, são essenciais para a compreensão do cenário atual das empresas e no direcionamento de novas estratégias. Por esse motivo, eles são indispensáveis para uma gestão de estoque eficiente, sendo um grande apoio para a tomada de decisões e contribuindo para o crescimento do negócio. Entenda melhor sobre o assunto!
Os KPIs de estoque, ou indicadores de estoque, são ferramentas úteis para entender o cenário atual da empresa e no direcionamento sobre o que fazer quanto à lógica de controle e análise de estoque. Alguns indicadores de estoque mostram o momento exato em que você deve fazer um pedido junto ao fornecedor para evitar a falta de produtos.
Esses KPIs também podem indicar quais produtos apresentam maior e menor rotatividade no negócio, de modo a contribuir para que você identifique os itens que são mais ou menos pedidos pelos clientes. Essas informações são essenciais para uma gestão de estoque eficiente, possuindo um papel singular no crescimento sustentável do negócio.
Mais do que olhar para o passado do negócio, o controle e análise de estoque deve funcionar como apoio para a tomada de decisões futuras.
Conhecer e acompanhar os KPIs de estoque permite que a sua empresa tenha acesso a diversos benefícios, como a redução do desperdício, melhor retorno sobre investimento (ROI), aumento dos índices de satisfação dos clientes e maior lucratividade.
Todos esses benefícios estão diretamente ligados à capacidade de organização do estoque e na compreensão de dados relevantes. Alguns elementos que você deve observar para alcançar esses resultados são:
Em resumo, fazer (e manter) o controle de armazém contribui para que sua empresa aumente os lucros, reduza despesas e se torne mais competitiva no mercado. Caso contrário, deixar de considerar a análise de estoque na logística pode tornar seu negócio caro demais para sustentar. É neste momento que surge a importância de acompanhar os principais KPIs de estoque. Mas você sabe quais são os principais KPIs para monitorar?
Após compreender o que são e qual a importância deles, é o momento de conhecer quais são os principais KPIs de estoque que precisam estar no seu radar. Entenda melhor a seguir.
1: Giro de estoque
O giro de estoque é um indicador que mede a rotatividade de cada mercadoria dentro do estoque. Em resumo, esse giro mostra a quantidade de vezes que o estoque de um produto precisou ser renovado, dentro de um período. De modo geral, quanto maior o giro, melhor para a empresa, uma vez que ele indica que os produtos ficaram pouco tempo no armazém, sendo itens muito desejados pelos clientes.
Para o cálculo do giro de estoque, você precisa seguir seguinte fórmula:
Giro de estoque = Total de venda / Estoque médio
Para encontrar, o valor de estoque médio a fórmula é a seguinte:
Estoque médio = Estoque inicial + Estoque final / 2
2: Estoque mínimo
O estoque mínimo indica a quantidade mínima de produtos que você deve manter no armazém para evitar a falta de produtos para os clientes, à medida que você recebe uma nova leva de itens dos fornecedores.
Esse estoque mínimo também pode ser entendido como estoque de reserva, tendo em vista que ele prepara sua empresa para um aumento de compra urgente ou para lidar com atrasos e prazos de entrega longos dos fornecedores. Para encontrar o estoque mínimo, você pode utilizar duas fórmulas:
Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição
Consumo médio diário = consumo das mercadorias em um determinado período / Dias desse período).
3: Perdas no estoque
A perda de estoque é algo comum para as empresas que lidam com produtos perecíveis. Diversos são os motivos para que isso aconteça, como armazenamento inadequado, excesso de estoque e data de validade expirada.
Com isso, destaca-se um dos objetivos do acompanhamento de indicadores de estoque, que é ajudar a reduzir esse percentual. No entanto, é primordial acompanhar o indicador de perda de estoque a fim de entender se as políticas empresariais para reduzir o desperdícios estão contribuindo de forma positiva para os resultados da empresa.
Para fazer o cálculo da perda de estoque, você pode aplicar a seguinte fórmula:
Total de perda de estoque = Valor da perda / Valor da venda
Valor da perda = Preço de custo do produto x Número de produtos perdidos.
Valor da venda = (Número de produtos vendidos x Preço de venda) - Percentual de imposto sobre a venda%)
Percebe como as KPIs de estoque são importantíssimas para o crescimento do seu negócio? Se você deseja ter uma visão mais ampla da sua empresa, conte com a Platinum Log!
Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando aos nossos clientes o acompanhamento de fluxo internos assim como seus KPIs de estoque.
Um dos nossos diferenciais é a disponibilização de Dashboards e Relatórios, que oferecem um panorama em tempo real das principais métricas do seu negócio. Então, acompanhe de perto a quantidade de pedidos, peças e volumes, visualize as médias de pedidos, indicativos de produção no prazo e SLAs, além de monitorar as ocorrências e as principais transportadoras.
Com informações detalhadas sobre os pedidos recebidos diariamente e a quantidade de produções, tudo fica claro em um gráfico mensal que permite uma análise precisa do desempenho da sua logística.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!