Veja a importância do supply chain. Com esse método, você consegue melhorar alguns hábitos e a rotina da empresa, a fim de atingir a eficiência no dia a dia.
Para que a sua empresa tenha um bom rendimento e funcione de forma harmônica, é preciso pensar em todos os processos para gerir a cadeia de suprimentos. Porém, isso deve ser feito de forma estratégica. Afinal, você com certeza tem como objetivo a eficiência e prosperidade para o seu negócio.
Pensando nisso, é preciso ter o alinhamento de todos os processos internos. Contudo, a maioria das empresas ainda não possuem essas etapas muito bem definidas. Isso impacta, portanto, de forma direta no desenvolvimento da empresa.
A priori, é de suma importância trazer uma definição e finalidade do supply chain. Ao traduzirmos para o nosso idioma, temos a expressão “cadeia de suprimentos”. Nesse caso, o supply chain consiste em processos aos quais os produtos são submetidos.
E esse processo tem início no momento em que o produto ainda é matéria simples e pura, e segue até a entrega do resultado ao cliente final. Desse modo, vemos como todo o processo do SC leva em consideração as atividades envolvidas nesse produto.
Nesse sentido, entende-se a importância de alinhar todas as etapas de maneira eficiente, sem nenhum contratempo. Como resultado, temos a entrega de um produto de qualidade.
Além disso, em alguns casos, o SC pode ter, ainda, como objetivo a criação de um novo produto, melhorar o atendimento ao consumidor ou controlar melhor as finanças do negócio.
Dessa maneira, o processo de supply chain tem como finalidade envolver os mais diversos setores, profissionais e alinhar todas as etapas. Em uma empresa, o supply chain pode ser encontrado em um setor, por exemplo.
Quando a empresa resolve adotar um setor específico de supply chain, ela adota responsabilidades em três etapas: formalizar, monitorar o desempenho e adotar medidas tecnológicas.
Ato de formalização
A formalização pode ser entendida como o desenvolvimento de políticas internas na empresa, incluindo todos os fatores essenciais. Por exemplo, é neste momento que devem ser definidas regras, objetivos e processos internos que garantem a eficiência da empresa.
Por esse motivo, podemos afirmar que a base para essa etapa é uma boa gestão do supply chain. Isso permite que a atuação se estenda para as necessidades internas da empresa e estratégias adotadas.
Monitorar o desempenho
Ao formalizar os processos internos, este é o momento ideal para monitorar como a empresa está se desenvolvendo. Isso inclui não somente as informações de operações internas, mas também todos os fatores externos que podem influenciar a rotina da empresa.
Compreender o meio que a empresa está inserida e de que forma se espera que o negócio prospere é fundamental. Desse modo, se tornará possível avaliar a realidade da empresa do ponto de vista estratégico.
Adoção de medidas tecnológicas
Por fim, o setor de supply chain visa ainda adotar medidas tecnológicas a fim de tornar o dia a dia mais fluido. Além disso, a tecnologia pode estar presente em soluções que aumentem os resultados da empresa. Um exemplo disso é adotar ferramentas que auxiliam na coleta e administração das informações mais importantes para a empresa.
Nesse momento, tenha em mente que essas ferramentas não se resumem apenas a comunicação. É possível buscar ferramentas de gestão de estoque e logística. A maioria dessas ferramentas trazem consigo a opção de extrair relatórios completos, facilitando na avaliação dos resultados.
No dia a dia, é muito comum ver a confusão envolvendo os termos logística e supply chain. Entretanto, esses termos são complementares, isto é, a união de ambas resulta em uma execução mais prática das atividades.
Destaca-se que o supply chain é um termo mais recente. Entretanto, ele já é considerado como uma prática desde a criação de logística – apenas não tinha um nome próprio, como hoje tem.
A fim de distinguir o conceito de um desses termos, saiba que a logística se trata da tarefa de movimentar uma carga. Ou seja, na logística, decidimos como será transportada uma certa carga de um lugar para outros. Com isso, a logística considera o trânsito de produtos e a estratégia mais eficaz.
Por outro lado, temos o setor de logística, que inclui a rotina e tecnologia do movimento de cargas. Por isso, esse setor ainda se encarrega da gestão de riscos, bem como do controle desse transporte.
Dessa maneira, a logística leva em consideração o transporte de matéria prima e as mercadorias, claro. Por isso, a logística pode ser entendida como essencial dentro da cadeia de suprimentos, ou supply chain.
O supply chain pode ser aplicado na prática a partir de algumas perspectivas, em tarefas pontuais, como as seguintes:
O supply chain pode agregar diversas vantagens para a sua empresa. Portanto, a atuação no mercado com essa cadeia de suprimentos pode render os seguintes benefícios:
Conclui-se então que o supply chain é a melhor forma de tornar a sua empresa mais ágil e eficiente.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte conosco. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.