A inteligência artificial é vista como o futuro, porém, ela está mais próxima da nossa realidade do que você imagina. Veja a sua aplicação na logística!
O termo “inteligência artificial” costuma nos remeter ao que vemos nos filmes, a exemplo dos robôs que têm funções parecidas com as dos humanos. No entanto, a IA não se limita a isso, e conta com recursos mais simples que podem otimizar o nosso dia a dia.
Um exemplo disso é a sua aplicação na logística, podendo melhorar o desempenho e produtividade da sua equipe. Confira como isso acontece na prática!
A inteligência artificial (IA) tem como principal função realizar análises avançadas e técnicas com base na lógica, o que inclui o aprendizado de máquina, interpretação de ocorrências, apoio e automatização de ações.
Nesse sentido, é possível afirmar que a IA se refere a um ramo amplo da ciência da computação que foca em construir recursos e máquinas inteligentes. A ideia é que essas ferramentas conseguem realizar tarefas que, no geral, requerem inteligência e habilidades humanas.
Portanto, a Inteligência Artificial permite que as máquinas melhorem as funções comumente executadas pelos humanos. E isso está presente desde o desenvolvimento de carros autônomos até a criação de assistentes inteligentes, a exemplo dos mais famosos como Siri e Alexa. Ou seja, a IA tem se mostrado uma parte crescente da vida cotidiana – nas empresas isso não seria diferente.
A IA tem muito a agregar no dia a dia das empresas, otimizando as suas operações logísticas, por exemplo. Se você deseja modernizar o seu e-commerce, contar com a IA é um bom começo!
Você sabia que a inteligência artificial pode ser aplicada de diversas maneiras na logística? Um exemplo é a automatização do sistema de tracking, mas também é possível citar a criação de um banco de dados com indicativos-chave de desempenho.
Se você não sabe o que é tracking, provavelmente conhece o desafio que é o monitoramento de carga para o seu negócio, em especial, entre as transportadoras e armazéns logísticos. Desse modo, o tracking se torna um dos recursos que mais se beneficiam da inteligência artificial.
Na prática, o tracking funciona assim: um app ou software é ensinado a rastrear e monitorar de maneira automática uma carga, que pode ser com caminhões próprios, frota terceirizada ou agregada.
Mas ele vai além do rastreio, uma vez que o próprio aplicativo pode ser notificado com outras condições, a exemplo do aviso de proximidade e de imprevistos que costumam aumentar o risco de atraso da entrega ao cliente.
Outro exemplo de como a inteligência artificial pode ser aplicada à logística é a centralização de informações, o que torna possível a criação de um banco de dados com o apoio de métricas essenciais ao negócio.
Ao lidar com um grande volume de processos diários, é inevitável que os seus indicativos financeiros e operacionais se tornem “irrelevantes”, deixando, portanto, de guiar as decisões do gestor de frotas.
Porém, essa não é uma preocupação para as empresas que contam com uma solução de IA, pois raramente os dados se perdem. Todas as informações se mantêm armazenadas e são de fácil acesso no dia a dia. Mas o que fazer para aproveitar esses benefícios?
Para modernizar a sua empresa e aproveitar as aplicações da IA é necessário investir em tecnologia e softwares. Esses recursos auxiliam, principalmente, na automatização dos processos.
A inteligência artificial é capaz de agregar diferentes benefícios para o setor de logística, uma vez que ela possui a capacidade de análise dos dados e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.
Além de conseguir trabalhar com um grande volume de dados, os softwares de gestão e sistemas da IA são ágeis e precisos. Isso diminui as chances de erros no cálculo e na execução de tarefas.
Com a redução de riscos e falhas, o principal ganho está na economia de tempo e de dinheiro, já que não é preciso refazer trabalhos ou remediar uma situação de prejuízo. Isso sem contar que, com a automatização de tarefas, erros que impedem a melhora do desempenho serão facilmente identificados, trazendo a possibilidade de definir novas ações e resolver os problemas.
Em razão da sua capacidade de ler, interpretar dados e concluir quais processos são mais adequados, a IA torna a sua produção e operação escalável e padronizada, tomando como base as metas e os objetivos definidos previamente.
Outro benefício que influencia diretamente o setor de logística se refere aos processos de armazenamento, estocagem e inventário. Afinal, os softwares inteligentes conseguem personalizar as atividades conforme as necessidades específicas do negócio e características das operações de cada cliente.
Esses são apenas alguns dos benefícios que você pode aproveitar com a aplicação da IA na sua logística.
Se você se interessou pela inteligência artificial e deseja implementá-la no seu negócio, saiba que isso pode acontecer de diversas formas. Porém, a principal delas é investir em uma plataforma moderna e atual de gestão, como a Platinum Log.
A Platinum Log é uma solução de gestão integrada para a logística de e-commerce. Nosso foco está na entrega da terceirização de operações logísticas por meio da definição da melhor estratégia fiscal ao recebimento de produtos, monitoramento de processos e entrega do pedido ao cliente final. Tudo isso online e inteligente.
Dentre os nossos principais recursos, é possível citar o TMS (Tracking personalizado), ERP, OMS, torre de controle logístico, dashboard logístico, evolução do pedido em micro status e visão real time de todas as etapas!
Tenha total controle da sua operação logística acompanhando todas as suas etapas e processos em uma única plataforma. Conheça a nossa tecnologia e saiba como a Platinum Log pode trazer a inteligência artificial para o seu negócio!