As operações de logística estão entre os principais desafios dos negócios digitais atualmente. Conheça e insira a prática de fulfillment no seu e-commerce.
A priori, é interessante ressaltar que o fulfillment é uma das soluções pensadas para tornar os processos logísticos menos custosos e mais eficientes.
Contudo, nem todos os administradores e gestores conhecem essa prática, e por isso trouxemos as principais informações e motivos para que você invista nessa modalidade no seu e-commerce.
Antes de decidir investir no fulfillment, é interessante explorar alguns dos motivos para aderir a esta prática. O fulfillment reserva diversas vantagens para um e-commerce, trazendo mais eficiência à gestão da empresa e trazendo competitividade para sua marca frente à concorrência.
Por esse motivo, ao utilizar e definir um processo de fulfillment, o seu e-commerce terá a redução das despesas e mais agilidade na entrega de produtos. Assim, o cliente se sentirá satisfeito com a experiência que o seu negócio proporciona.
Essa eficiência garante entregas dentro do período indicado, aumentando o índice de satisfação dos clientes, promovendo a fidelidade desses consumidores. No geral, todos esses motivos para investir no fulfillment agregam vantagens inestimáveis.
Se você decidiu aderir ao fulfillment no seu e-commerce, saiba como ele funciona na prática. Por isso, confira a seguir as etapas dessa modalidade e como ela pode ser benéfica para você.
Recebimento dos produtos
A primeira etapa do processo de fulfillment é o recebimento dos produtos. Em um processo convencional, o lojista recebe a mercadoria do fornecedor no seu endereço e, a partir dele, expede os itens para o centro de distribuição. No Centro, os produtos são expedidos para entrega ao cliente.
Em contrapartida, no fulfillment esse caminho longo não é necessário. Isso porque essa operação logística consiste no recebimento dos produtos no Centro de Distribuição pelo próprio fornecedor.
Armazenamento de produtos
Após o recebimento dos produtos, é preciso armazená-los. Assim, na operação de fulfillment, as mercadorias deverão ser armazenadas no galpão do operador de acordo com o tipo de estocagem adotado pela empresa.
Destaca-se que a alocação adequada dos produtos é fundamental para otimizar a busca de produtos e agilizar a entrega deles. Por conta disso, essa é uma das etapas que mais merece atenção na operação de fulfillment, uma vez que a eficiência das próximas etapas depende desta.
Além disso, as empresas que não têm o know-how do segmento para operacionalizar esta etapa podem aproveitar os benefícios do fulfillment no e-commerce.
Receber os pedidos
Após efetuar uma compra no sistema do seu e-commerce, o cliente espera que o pedido seja entregue no prazo estipulado. Por isso, a sua empresa precisa ter uma logística eficiente no que se refere ao recebimento de pedidos. Com isso, o centro de fulfillment deverá receber um aviso com a venda do produto para, depois disso, separar, embalar e expedir o item para o destino final.
Separar as mercadorias
Com o processamento do pedido, logo em seguida deve ocorrer a separação da mercadoria que foi solicitada pelo cliente. Nesse momento, o operador deverá localizar o item no estoque e deixar separado para a próxima etapa, que é a de preparação. Na separação, vemos como é fundamental ter um estoque bem organizado para otimizar essa etapa.
Preparação para envio
Com os produtos separados, é preciso prepará-los para o envio ao destino final, organizando a embalagem desses itens e os complementos que forem necessários. No pacote, é preciso inserir alguma identificação para auxiliar na expedição, que é o próximo momento.
Inclusive, uma informação que merece destaque na fase de preparação é o cuidado com a embalagem. O produto que será enviado deve estar bem seguro dentro do pacote, sem modificar a sua qualidade – nem sobrando ou faltando espaço.
Expedição ao destino final
Agora que você já tem o pedido separado e embalado, ele está pronto para ser entregue, devendo encaminhar esse item para o endereço indicado pelo cliente. Nessa etapa, a empresa terceirizada vai cumprir com o período indicado de entrega, de forma a garantir a satisfação dos consumidores.
Etapa de pós-venda
Ao contrário do que muitos pensam, a pós-venda é uma das etapas do processo logística no e-commerce. Afinal, a simples entrega do pedido não finaliza essa relação com o cliente. Por conta disso, é no pós-venda que você pode coletar o feedback e avaliações do cliente sobre a experiência com a sua marca.
Ademais, esse setor também se encarrega das ações de troca e devolução quando forem necessárias ao cliente. Portanto, afirma-se que essa etapa garante a confiabilidade e segurança para os clientes, o que fortalece a imagem do seu e-commerce no mercado.
Aderir ao processo de fulfillment significa agregar eficiência às suas operações. Como vimos, essa modalidade agrega muitos benefícios para o seu e-commerce, e com certeza o principal deles é a eficiência de entregas que acarreta outras vantagens.
Apenas com a eficiência na execução desses serviços é possível conferir a satisfação dos clientes e a recompra. Todo consumidor que adquirir um produto com a sua empresa vai querer voltar e comprar outros itens. Afinal, a qualidade é certeira, e o cliente não vai trocar algo certo pelo duvidoso.
O processo logístico de fulfillment é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
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