Você sabia que os hubs logísticos são soluções interessantes para as empresas que desejam melhorar a sua logística de distribuição? Entenda!
Os hubs logísticos são uma tendência no setor de distribuição e representam uma técnica moderna e eficiente de entrega. Na prática, estamos falando de um espaço com localização estratégica visando atender diversas rotas de distribuição de mercadorias, a nível nacional e internacional.
Tudo isso ainda pode ser aproveitado com a otimização da operação logística, solucionando os seus desafios quanto ao cumprimento de prazos e redução de custos. Existem alguns benefícios envolvidos nessa estratégia, mas o principal é a rapidez nas entregas e a adoção de planejamentos em relação à disponibilidade e à urgência do envio.
Entenda como esses hubs podem ser de grande valia para o seu negócio!
Os hubs logísticos podem ser definidos como locais estratégicos planejados pelas empresas para facilitar a distribuição das suas mercadorias. Portanto, este é um processo muito versátil e que agrega benefícios para o transporte em diferentes tipos de setores, a exemplo do rodoviário, o hidroviário e o ferroviário.
A popularidade dos hubs, em especial no e-commerce, pode ser explicada a partir dos problemas enfrentados na maioria das empresas, como é o caso dos atrasos em entregas, capaz de gerar enormes prejuízos e comprometer a imagem da marca. Essa estratégia pode ser útil no setor aéreo, rodoviário, ferroviário ou hidroviário.
Além de os hubs logísticos crescerem cada vez mais no Brasil, empresas internacionais em cenários desafiadores utilizam essa proposta ao construir novos métodos de organização e encontrar formas de reduzir custos sem perder em qualidade.
Você ainda não está convencido de que os hubs logísticos são ótimas soluções para o seu negócio?
O objetivo dessa técnica é promover a organização eficiente e o planejamento adequado das commodities. Junto a outros métodos, o hub faz diferença no aprimoramento do transporte, uma vez que está associado ao fortalecimento dos pontos positivos nas operações.
De modo geral, o termo “hub logístico” surgiu como a descrição de um centro de distribuição de mercadorias, sendo mais comum em práticas do comércio exterior. Diante disso, é importante destacar que galpões, aeroportos, armazéns e Centros de Distribuição (CDs) podem ser considerados hubs, porém, para que isso seja possível, você deve avaliar o tipo de operação realizada.
Hoje em dia, esse tipo de hub se expandiu e já alcança outras áreas, como o varejo, em razão da necessidade de evolução e otimização no mercado. Outro ponto importante é que o próprio conceito de hub logístico passa por algumas adaptações, de acordo com a solução desejada pela empresa. E, por isso, não se limita à entrega de agilidade e rapidez no escoamento.
Os hubs logísticos, de maneira geral, podem ser localizados nos centros urbanos e em regiões em que a empresa possui uma alta demanda e deve descomplicar a operação.
Desse modo, ao otimizar e descentralizar as entregas, vai ser mais simples enxugar a estrutura de armazenamento dos produtos com a intenção de tomar melhores decisões, além de oferecer ao cliente um resultado personalizado.
Além disso, é de suma importância ressaltar que os hubs apresentam diferentes tipos de estruturas e tamanhos, podendo variar de acordo com as particularidades de cada operação. As empresas conseguem montar esse espaço ou contratá-lo com um esquema alinhado de maneira prévia.
Existem algumas formas de dividir os tipos de hubs logísticos. Dentre os principais exemplos de opções, é possível destacar os enormes galpões e guarda volumes inteligentes nos grandes centros urbanos.
Porém, confira detalhadamente alguns tipos de hubs disponíveis para adotar no seu negócio.
Um hub que é bastante utilizado nos mais diversos setores, sendo o mais tradicional, é o centro de distribuição. Muitas vezes essa é uma solução para empresas que atuam com grandes estoques e costumam ficar longe dos centros urbanos. Na prática, isso significa que o estoque principal fica no centro de distribuição e realiza o fornecimento dos produtos para pontos menores.
Os pontos de trânsito contam com características distintas em comparação com os outros modelos de hubs. O motivo é que os transit points não armazenam produtos, uma vez que o seu foco é a distribuição dentro das necessidades logísticas. Seguindo uma estratégia de economia e eficiência, é possível reduzir a quantidade e complexidade das etapas logísticas.
Os lockers, ou armários em português, são comuns em empresas de pequeno e médio porte. São, portanto, mini hubs que têm a finalidade de atender uma dinâmica logística alinhada. Eles costumam estar localizados em pontos com alto fluxo e, mesmo sem um estoque enorme, podem escoar entregas e pedidos com eficiência.
Por fim, temos o cross docking, cujo objetivo é facilitar os processos do supply chain. A ideia é trazer uma dinâmica mais rápida, reduzindo as etapas da cadeia de suprimentos. A empresa fornece os pedidos para o centro de distribuição, que recebe e os distribui imediatamente aos respectivos destinos.
Ficou interessado e deseja investir nos hubs logísticos? Conte com a Platinum Log!
O hub logístico é um local estratégico que as empresas escolhem para servir de redistribuição e escoamento de mercadorias de maneira mais rápida. E se você deseja seguir com essa estratégia, conte com a Platinum Log.
Oferecemos mais agilidade e eficiência operacional, permitindo que você escale o seu negócio e melhorando a experiência de compra. Conheça a nossa tecnologia e saiba como podemos te ajudar!