A gestão de armazém é a responsável por garantir o equilíbrio entre as demandas internas e externas. Saiba como alinhá-la aos objetivos do seu negócio!
A gestão de armazém interfere nos custos da cadeia de abastecimento e na satisfação do cliente, logo, estamos falando de um fator chave para a rentabilidade e a competitividade da sua empresa.
Administrar um armazém faz parte da logística da cadeia de abastecimento, mas, ao longo dos últimos tempos, este espaço assumiu a importância de um espaço que não somente serve para a proteção de mercadorias, como também agrega um valor aos produtos e operações internas.
A começar pela montagem de pedidos e pela embalagem, passando pelo recondicionamento de produtos, e indo até o cross docking e a logística inversa; os serviços da gestão de um armazém são primordiais para garantir qualidade aos seus processos e a satisfação do cliente final.
Entenda melhor sobre o tema a seguir e saiba como implementar uma gestão de qualidade no seu armazém.
A gestão de armazém nada mais é do que o desenho e execução de diversos processos para otimizar o armazenamento das mercadorias, garantindo alguns benefícios como:
De maneira geral, para que a gestão de armazém funcione, os processos deste local podem ser divididos em cinco atividades principais:
Na prática, a fim de que a sua gestão de armazém seja a mais apropriada possível, o recomendado é utilizar a tecnologia para automatizar tarefas e, portanto, agilizar a operação e eliminar erros.
Com o auxílio de um sistema de gestão de armazém, você tem à sua disposição todo tipo de informação para dar seguimento aos processos envolvendo as mercadorias e elaborar os relatórios que reforçam a produtividade e os resultados de cada uma das atividades realizadas no armazém.
Mas, afinal, quais informações são encontradas nesses sistemas?
Algumas informações são a que se refere à gestão em si, isto é, a relativa ao desempenho e as atividades do armazém, além da visibilidade e a rastreabilidade da mercadoria. Neste segundo caso, estamos nos referindo ao seguimento e localização dos produtos em todo momento e sua trajetória desde a origem até seu destino final, com sistemas de identificação como códigos de barras e etiquetas com tecnologia de identificação por radiofrequência (ou RFID, sua sigla em inglês).
Assim, com o objetivo de que a implementação de um sistema de gestão de armazém seja um sucesso para o seu negócio, é preciso focar em alguns aspectos:
Como você pôde perceber, a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de armazém da sua empresa. Se você precisa de ajuda para manter essa gestão alinhada aos seus objetivos, conte com a ajuda da Platinum Log!
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. Com isso, ajudamos a sua empresa a adotar uma gestão de armazém eficiente!
Para manter uma boa gestão de estoque, utilizamos:
Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle.
Com estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados, oferecemos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!