O transporte de mercadorias está sujeito aos mais diversos imprevistos e sua empresa deve investir no gerenciamento de riscos para evitar prejuízos.
O transporte de mercadorias e de carga merece uma atenção especial no caso de imprevistos, e para isso, surge o gerenciamento de riscos. Ele visa prever possíveis alterações nas etapas desse transporte. A partir desse conhecimento, a sua empresa pode desenvolver ações para corrigir ou eliminar falhas no percurso.
Nesse sentido, esse gerenciamento de riscos é necessário pela diversidade de imprevistos que costumam ocorrer em uma entrega, a exemplo de danos na carga, roubo e furto de mercadorias, atraso na entrega e problemas mecânicos.
Desse modo, você acaba colocando à prova a qualidade dos serviços prestados, impactando diretamente na satisfação dos clientes. Por isso, gerenciar riscos é essencial para que o seu negócio esteja preparado para diferentes cenários.
Gerenciar riscos é uma prática necessária para qualquer setor da sua empresa. Porém, quando falamos do gerenciamento de riscos no transporte de carga estamos nos referindo ao ato de planejar, organizar e controlar o setor com o intuito de diminuir danos ao setor.
Isso porque é mais eficiente investir na prevenção dos prejuízos do que na manutenção. Sabemos que nem sempre encontramos uma forma de evitar danos e prejuízos, porém, o gerenciamento de riscos tem esta finalidade.
Por conta disso, a gestão de riscos atua em toda a cadeia que movimenta mercadoria, passando pela distribuição, armazenamento e transporte de carga. O interessante é que essa gestão atua de modo corretivo e preventivo.
O primeiro passo para realizar um gerenciamento de riscos eficiente é conhecer os principais prejuízos causados no setor de transporte. Ou seja, quais são os riscos mais prováveis de acontecer com a sua carga?
Um dos principais riscos que encontramos no transporte de carga é a ausência de manutenção que deveria ser realizada nos automóveis. Isso prejudica a sua mercadoria, e para ser resolvido basta realizar, com frequência, alinhamento dos pneus e manutenções preventivas. Isso evita acidentes e desgaste do veículo.
Além disso, outra opção para evitar esse risco é a terceirização de frotas, afinal, você pode ter a certeza de que os automóveis estão prontos para o uso. Essa opção também retira a necessidade de guardar os veículos.
Segundo os dados da NTC & Logística, o roubo de mercadorias no país teve uma redução de 23% no ano de 2020, em comparação com o período anterior de 2019 (de 18.382 para 14.159 ocorrências). No entanto, os prejuízos para as empresas ainda são perceptíveis e enormes, já que podem somar mais de 1,2 bilhões de reais.
Neste cenário, vemos que o roubo de cargas é um alerta muito importante para os responsáveis no gerenciamento de riscos. Apesar da sua diminuição, esse problema ainda pode ser o grande vilão do setor financeiro da empresa.
Esteja atento ainda às irregularidades fiscais capazes de gerar multa ou apreensão de carga. É necessário portar alguns documentos de emissão obrigatória, como:
O atraso na entrega pode ser solucionado com o rastreamento da transportadora, pois este problema pode afetar a satisfação do cliente. Com um prazo atrasado na entrada, o consumidor dificilmente voltará para a sua marca em busca de um produto.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT, em sua 25ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, indicam que o estado da malha rodoviária brasileira piorou em 2022. Dos 110.333 quilômetros avaliados, 66,0% foram classificados como Regular, Ruim ou Péssimo. Em 2021, esse percentual era de 61,8%.
Para resolver este problema, ou diminuir possíveis prejuízos ao transporte, a roteirização é a melhor opção, visando selecionar estradas sem tantos buracos ou irregularidades na pista.
Agora que você tem conhecimento sobre os principais riscos que o seu setor de transporte pode se deparar, saiba a importância de investir no gerenciamento desses imprevistos.
Assegurar a qualidade das mercadorias: além de as mercadorias chegarem no prazo previsto, você evita a apreensão de cargas nas fiscalizações em paradas obrigatórias.
Manter o funcionamento dos veículos: de modo prévio, você pode abastecer os automóveis de acordo com as dimensões e peso adequados.
Escolher motoristas qualificados: para transportar as cargas de maneira adequada, é necessário contar com motoristas qualificados para esse trabalho.
Evitar prejuízos maiores: prefira sempre a manutenção, e não a correção, e com o gerenciamento de riscos isso é possível.
O principal objetivo do gerenciamento de riscos para o seu e-commerce é evitar grandes prejuízos para a sua empresa. Então, nada melhor do que terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia eficiente e entrega dentro do prazo ao cliente. Para isso, conte com a Platinum Log.
A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!