Você sabe o que é o fulfillment? Esse conjunto de processos pode ser de grande valia para o seu processo de entrega. Saiba como!
A logística está entre as principais dificuldades de um gestor ou líder nas organizações. Isso porque ela define todos os processos necessários desde a gestão de compras de insumos até a entrega ao consumidor final.
Dentre essas etapas, uma que gera alguns questionamentos e é a causa de falhas no processo logístico é a gestão de pedidos. Como a sua empresa lida com os pedidos atualmente? Se você está precisando de ajuda com essa operação, saiba como o fulfillment pode te ajudar!
O fulfillment pode ser entendido como um conjunto de operações logísticas e operacionais relacionadas com as vendas online. Desse modo, este processo define todas as etapas desde o momento em que os pedidos são recebidos e processados, indo até o atendimento pós-venda.
Entre uma etapa e outra existe uma imensidão de operações. Quanto mais enxuto esse processo, melhor. Afinal, a eficiência é um dos pilares do fulfillment, que tem como objetivo tornar a logística do seu e-commerce mais ágil e entregar uma boa experiência de compra ao cliente.
Diante da complexidade logística que as empresas precisam lidar, é comum buscar por soluções terceirizadas – que oferecem um fulfillment de qualidade, capaz de garantir a satisfação dos consumidores.
Mesmo que a sua empresa ofereça produtos de altíssima qualidade, isso não é suficiente para captar e fidelizar clientes. É necessário entregar uma experiência completa com: processo de compra simples, pagamento facilitado, custo de frete acessível, prazo de envio atrativo e pós-venda de qualidade.
Na prática, o fulfillment existe para coordenar uma empresa de uma ponta a outra, de modo interno para que a “parte externa” seja a mais bonita possível. Mas sabemos que isso não é uma tarefa simples de executar.
É neste momento que o fulfillment se faz necessário, uma vez que define todas as etapas internas de um e-commerce, como: estoque, armazenagem, picking, packing, distribuição e expedição – e muitas vezes, com o atendimento pós-venda.
Confira a seguir como ele funciona na prática.
1. Estoque
O primeiro passo da logística em qualquer empresa é decidir o armazenamento dos produtos, insumos e matérias-primas. Esses itens precisam ser armazenados em um local específico para isso, garantindo a sua integridade até ser expedido e entregue ao consumidor final.
Neste momento, você pode decidir seguir com o estoque próprio, em que a sua empresa custeia a manutenção do local, a aquisição do armazém e contratação de profissionais capacitados, ou com a terceirização (em que um único investimento inclui todas essas burocracias). Veja o que melhor se aplica ao seu negócio!
2. Preparação do pedido
Vamos unir em uma etapa duas operações importantíssimas para o fulfillment de um e-commerce: o picking e o packing.
Após receber um pedido, o primeiro passo é localizar o produto solicitado no estoque (a etapa de picking ou separação). Em seguida, ele será enviado para a área de packing, ou de embalagem.
No momento de packing, a mercadoria deve ser muito bem embalada, pensando na sua segurança durante todo o trajeto. Esse cuidado deve ser redobrado quando falamos de um produto frágil, como é o caso do vidro. Nesse sentido, é preciso ter uma proteção com plástico bolha e demais enchimentos para evitar danos.
3. Transporte
Com o produto conferido e embalado, ele está preparado para ser enviado para o cliente final. Entramos agora na etapa de transporte no fulfillment, que decide como será a sua frota e alguns recursos para trazer confiança à experiência de compra. Vamos com calma!
Primeiro, sobre a decisão da frota, saiba que você pode escolher uma frota própria ou terceirizada. Na frota própria, é necessário arcar com os custos de aquisição dos veículos, manutenção deles, operadores dos automóveis e demais gastos extras. Já com a frota terceirizada, novamente o investimento já abrange esses custos.
Outra decisão importante é se você deve incluir recursos de rastreamento de carga, por exemplo. Esse recurso é de grande valia para a sua empresa, uma vez que torna a entrega mais confiável para o consumidor – ele pode acompanhar o status do envio. Essa é uma maneira de melhorar o seu processo de entrega.
4. Atendimento pós-venda
Se o envio foi concluído com sucesso, saiba que a experiência de compra não acabou ainda. Você deve oferecer um atendimento pós-venda ao seu cliente, colhendo o feedback, seja ele positivo ou negativo.
Diante dos comentários negativos, você consegue entender o que precisa ser mudado com urgência no seu processo logístico. Nem tudo é perfeito, e isso se estende à sua experiência de compra, mas não significa que não pode melhorar.
O que achou do processo logístico? Complexo? Se você está em busca de um parceiro de fulfillment, saiba que a Platinum Log pode te ajudar!
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