Precisa otimizar as entregas do seu e-commerce? Conheça o fulfillment e veja como ele está presente em toda a logística.
O fulfillment é a melhor estratégia para otimizar as entregas do seu e-commerce – e a sua terceirização é ainda melhor, sendo um diferencial competitivo. Mas você sabe como o fulfillment funciona nas empresas? Hoje iremos conferir como ele está presente em todo o processo logístico, desde a cotação até a gestão de entregas.
O termo "fulfillment" está atrelado à satisfação e realização. Desse modo, no setor logístico de uma empresa, a expressão se refere ao conjunto de processos e ações que são executadas ao longo do ciclo de entrega. Ou seja, ele está presente desde a confirmação do pagamento do cliente até a entrega do pedido.
Por esse motivo, o fulfillment inclui a gestão de estoque da sua empresa, a separação de pedidos (o picking e o packing), embalagem dos produtos, faturamento do pedido e expedição de mercadorias.
O fulfillment tem como principal objetivo reduzir os custos logísticos de uma empresa e gerar eficiência para esse processo. Logo, a prioridade aqui é garantir a satisfação dos seus clientes, e isso ocorre através de ações integradas envolvendo todos os setores da sua empresa.
Com o fulfillment, você precisa contar com a sua equipe logística, de marketing, de comunicação, de tecnologia e de atendimento, por exemplo. Todos devem, portanto, acompanhar as mais recentes transformações do mercado.
Por esse motivo, o fulfillment é fundamental para oferecer uma boa experiência de compra, tendo em vista que todos os processos de entrega e aquisição são mais ágil para os consumidores online.
Na prática, o fulfillment está presente em todos os elos da sua cadeia de suprimentos, ou supply chain. Com o foco no comércio eletrônico, é importante destacar que o atual cenário de compra trouxe a digitalização de certas operações e novas oportunidades de atrair consumidores.
Para se adequar a essa realidade, você precisa de um processo de order fulfillment, que é, basicamente, o fulfillment na prática. Ele funciona de modo a assegurar que todos os serviços prestados sejam executados de acordo com as expectativas alinhadas com as equipes.
Isto é, tudo que você e a sua equipe definiram como objetivo, o fulfillment vai garantir que isso seja executado. Isso pode acontecer em todo o processo logístico do seu negócio, desde a cotação até a gestão de entregas.
Sim! O processo de fulfillment varia de acordo com a empresa, mas, no geral, ele é composto por algumas etapas como:
Como foi dito, o fulfillment pode e deve estar em todo o processo logístico da sua empresa. Porém, sabemos que nem todos os gestores hoje possuem o orçamento necessário para montar essa logística bem estruturada. Nesses casos, a melhor opção é investir na terceirização do fulfillment com uma empresa especializada no ramo.
Além de reduzir os seus custos logísticos, a terceirização garante a qualidade que você precisa para os seus serviços, assegurando que os clientes vão se sentir satisfeitos com a sua marca.
Se você deseja investir no processo de fulfillment para a sua empresa, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Logo ferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!