A expedição logística é responsável pela fidelização de clientes. Entenda como um fulfillment pode melhorar essa etapa com qualidade!
A expedição é a última etapa logística antes de concluir uma entrega, e por conta disso ela é responsável por garantir que o produto correto vai chegar em um tempo hábil no endereço do cliente.
Para que isso seja possível, é preciso ter uma etapa bem estruturada, com todas as tarefas necessárias definidas. Aumente a fidelização dos seus clientes com uma expedição logística de qualidade – e o fulfillment pode te ajudar com isso, veja como!
A expedição logística pode ser entendida como a etapa responsável pelo envio de um produto em segurança até o endereço do cliente – e por conta disso essa é a última etapa antes de concluir um pedido.
Tendo em vista que a expedição antecede a conclusão do transporte, ela tende atender, superar ou não atingir as expectativas do consumidor. Justamente por isso ela merece a sua atenção especial, garantindo a credibilidade do negócio e a satisfação dos clientes.
Na prática, uma expedição mal definida pode fazer com que uma mercadoria volte ao Centro de Distribuição diante de algum erro, como o envio incorreto do produto ou enviar um item defeituoso. Isso sem contar com os casos em que uma entrega não é realizada por culpa da empresa.
Todos esses cenários podem ser evitados com uma expedição bem definida, além de parceiros que atuem de forma conjunta e integrada.
Como funciona o processo de expedição logística da prática?
Na prática, o processo de expedição logística é composto por algumas etapas, como o recebimento e a separação. Porém, dentro dessas etapas ainda existem outras tarefas que precisam ser realizadas para concluir a expedição.
Essas etapas são o planejamento, organização, documentação, acondicionamento e carregamento. Na prática, elas precisam decidir sobre:
E a boa notícia é que essas etapas podem ser automatizadas, diminuindo as falhas manuais.
Conferência na expedição logística
Apesar de todo o processo logístico adotado pela sua empresa, saiba que na expedição logística ainda é necessário conferir as mercadorias. Isso diminui ainda mais os erros que podem acontecer (como o envio incorreto do item).
Não realizar essa conferência pode resultar em diversas consequências negativas, como a falta de confiança do consumidor na sua marca, o não retorno do cliente à sua marca e prejuízos financeiros (com o envio de um novo produto).
Essa conferência pode ser realizada na revisão de documentos e no carregamento do transporte (seja ele próprio ou terceirizado). Ao terceirizar essa etapa de expedição, a empresa contratada reduz problemas de entrega e padroniza o processo de verificação.
Como vimos, a expedição nada mais é do que uma etapa logística. Por outro lado, o fulfillment é um conjunto de tarefas que visa tornar mais eficiente o seu processo logístico. Ou seja, a expedição está dentro do fulfillment.
De forma geral, o fulfillment contribui para que uma empresa consiga otimizar os seus processos logísticos, trazendo qualidade, menor erros e menores custos – alcançando um maior lucro. Dessa maneira, o fulfillment permite que você atenda o cliente dentro do prazo informado e com excelência!
Esse é o investimento que o seu e-commerce precisa para oferecer ao consumidor uma boa experiência de compra. E a expedição logística entra como uma das etapas do fulfillment. Ao todo, são 6 etapas:
1. Recebimento do pedido no sistema: quando o pedido é realizado pelo cliente, ele é verificado e transmitido para a próxima etapa.
2. Liberação do pedido: essa etapa costuma depender da aprovação do pagamento, confirmando os dados cadastrais e demais informações.
3. Disponibilidade: aqui a empresa deve confirmar ao cliente que o produto está disponível em estoque (mas isso costuma acontecer no ato do pedido), separando a mercadoria e embalando-a.
4. Programar o transporte: deve ser feita uma roteirização da entrega e agendar junto à transportadora ou a equipe responsável por isso. Essa programação deve cumprir o prazo informado ao cliente no ato da compra.
5. Expedição: na expedição, as mercadorias são carregadas nos transportes e os documentos são emitidos, como a nota fiscal. O produto está pronto para ser enviado!
6. Transporte: por fim, o pedido já pode ser enviado para o cliente, e aqui você deve investir em recursos como o rastreamento e o monitoramento da entrega. Não se esqueça de ter uma comprovação de recebimento (isso pode evitar problemas no futuro).
Simples assim um processo de fulfillment é colocado em prática, melhorando a expedição logística e outras etapas. Apesar da sua simplicidade, ele pode ser muito cauteloso, e por isso uma estratégia interessante é investir na terceirização do fulfillment – e a Platinum Log pode te ajudar!
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O nosso foco é terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia fiscal poderosa para o seu e-commerce, acompanhando os seus processos desde o recebimento de mercadorias até a entrega, além do acompanhamento dos indicadores de desempenho.
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