Você sabe como aumentar a fidelização de clientes da sua empresa? Invista em melhores custos de frete. Entenda melhor sobre o tema a seguir.
A fidelização de clientes depende de diversos fatores, e um deles com certeza é o frete. Isso porque não basta oferecer um produto de altíssima qualidade, o que fideliza os clientes é todo o conjunto da experiência. Ou seja, para que o cliente se sinta parte da sua marca ele deve ter uma boa experiência desde o pedido até o pós-venda.
Mas você sabe qual o papel do frete em uma fidelização de clientes, enquanto estratégia de uma empresa? É sobre isso que falaremos a seguir. Boa leitura!
Antes de explorar as formas que o frete pode contribuir na fidelização de clientes, é interessante saber porque o frete pode impactar um e-commerce. De acordo com a Neotrust, o cenário do e-commerce no Brasil apresentou um crescimento de cerca de 21% em 2022 – no mês de janeiro. Assim, em termos práticos, isso significa um faturamento de R$ 13,8 bilhões neste comércio.
Dito isso, esse cenário significa que as lojas virtuais estão crescendo bastante, e a demanda não é baixa. Contudo, a fim de manter esse ritmo de crescimento, é necessário pensar em estratégias para reduzir os custos logísticos e, consequentemente, oferecer opções atrativas para o consumidor. Um exemplo disso é a oferta de fretes com valor acessível.
Para isso, você pode repensar no modo de entrega, como investir em um transporte terceirizado ou no transporte de carga fracionada, por exemplo. Pense em uma modalidade que torne a compra atrativa para o cliente e lucrativa para você. Esse é o grande desafio dos gestores!
Ao citarmos a importância de oferecer um serviço de frete atrativo, estamos nos referindo a uma entrega ágil de produto, cotação adequada de frete e atendimento de qualidade ao cliente. Nesse sentido, a aquisição de um produto por meio do comércio eletrônico envolve muitos fatores, e a cotação do frete é um deles.
Porém, o que poucos gestores se atentam é que o frete pode sim interferir na decisão de compra do produto ou serviço. Dessa maneira, é necessário oferecer um frete convidativo ao consumidor, a fim de investir em uma fidelização de clientes.
Para tornar o frete atrativo para o cliente, você pode disponibilizar para ele um código de rastreio. Assim, ele consegue acompanhar a entrega, sentindo-se mais seguro quanto à sua empresa. Na maioria das vezes, esse rastreio ocorre em tempo real.
É interessante que você envie ao seu cliente e-mails com informações sobre o pedido. O e-mail é uma forma de comunicação mais formal, passando mais segurança do que o SMS e o WhatsApp, por exemplo – que são alvos de fraude e golpe o tempo inteiro.
Melhor do que oferecer um prazo de entrega curto é cumpri-lo. Por isso, conte com uma transportadora ou meio de transporte que cumpra com o período estabelecido. Se preciso, terceirize esse transporte, a fim de manter o prazo de entrega uma prioridade.
O frete precisa chegar a um valor que fique lucrativo para o seu negócio e, ao mesmo tempo, tenha um custo acessível para o consumidor. Por isso, você deve ter conhecimento das principais opções de frete para a sua empresa. Essa é a melhor maneira de adotar uma estratégia de fidelização de clientes.
O frete fixo é aquele quando a empresa estabelece um custo imutável para a entrega de qualquer produto do catálogo. Essa estratégia pode compensar em alguns casos ou diminuir o lucro em outras situações. Por isso, avalie com cuidado a viabilidade e vantagens do frete fixo.
Com certeza essa estratégia é a que mais chama a atenção dos consumidores, porém, como gestor, você deve elaborar com cuidado. Isso porque, a depender da localização, isso pode não compensar para o seu negócio.
Em contrapartida, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mais de 60% dos consumidores avaliam o custo do frete antes de realizar a compra, e quase 40% se sentem atraídos pelo frete gratuito. Saiba como funciona o frete grátis na prática. Essa é a estratégia que traz mais resultados positivos para a fidelização de clientes.
O frete por região pode fidelizar alguns clientes, a depender de quem se beneficie dessa estratégia. Porém, caso você adote essa modalidade, saiba que aumentar absurdamente o frete para certas regiões pode afastar possíveis clientes que agreguem valor ao seu negócio.
Essa é uma estratégia de fidelização de clientes que visa elaborar uma política com desconto progressivo. Assim, o valor do frete dependerá do preço da compra do cliente. Essa é uma opção interessante para as empresas que perceberam que o frete grátis é inviável.
Para definir uma estratégia de frete para a fidelização de clientes, é necessário contar com uma logística bem elaborada. Contudo, o processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
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