A expedição de mercadorias é um desafio para a sua empresa? Saiba como executar essa etapa logística com excelência com a Platinum Log!
O controle de processos logísticos é primordial para o sucesso dos seus serviços. Sem isso, não é possível aplicar melhorias quando necessário e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados por sua empresa pode cair. Esse controle se faz necessário em todas as fases de uma operação logística, incluindo a expedição. Saiba como melhorar a sua atuação nessa área.
Inicialmente, é importante explicar o que é a fase de expedição em uma empresa, ressaltando que essa etapa não deve ser limitada apenas às entregas. Sabe-se que é nessa fase que os pedidos serão levados aos clientes, porém, antes disso, é preciso se preocupar com todas as operações para liberar os produtos armazenados no estoque, além de definir as melhores rotas para esses envios.
Leia mais: Veja o que é roteirização na logística.
Portanto, nessa etapa é comum se deparar com as seguintes atividades:
Nesse sentido, a expedição pode ser entendida como um conjunto de atividades que resulta na entrega dos pedidos aos clientes finais. Porém, essa etapa não é realizada de forma independente, uma vez que precisa passar por outras operações antes, como é o caso da separação de pedidos.
Para a logística, a separação é responsável por aperfeiçoar as entregas, garantindo que os produtos corretos serão entregues ao cliente. Isso significa que as etapas de expedição e separação andam de mãos dadas para o seu negócio decolar!
A expedição enquanto etapa logística representa o destino final que os produtos têm após a sua saída do local de armazenagem. Para que isso ocorra com sucesso na prática, é preciso seguir um rigoroso planejamento. Confira as principais fases dessa operação na prática:
1. Planejamento das entregas pendentes
Como vimos, a expedição não é uma etapa isolada frente às demais operações do armazém, o que torna o planejamento fundamental. A organização desse processo envolve o conhecimento dos pedidos que devem ser realizados no dia, a atribuição dos pedidos à transportadora (indicando as faixas horárias de coleta), a programação da ocupação das docas de carga e a previsão do espaço na armazenagem com as expedições.
2. Organização dos pedidos
Em algumas situações, a organização da mercadoria ocorre no picking. No entanto, a depender da sua localização no armazém, é possível incluir essa etapa no processo de expedição. A organização dos pedidos nada mais é do que agrupar produtos das áreas de picking ou do armazém para a sua expedição. No geral, na própria área de expedição é reservado um espaço para essa tarefa.
Porém, com um picking mal executado ou com uma sequência desordenada, por exemplo, você está correndo o risco de as mercadorias ficarem paradas na expedição à espera das referências para completar o pedido.
3. Documentação
Como você já sabe, a expedição é, na prática, o último contato do produto com o estoque, pois é a etapa responsável pela verificação da documentação final. Com isso, é possível evitar erros e garantir que o cliente receba aquilo que pediu. Para que isso se torne realidade, a sua equipe deve conferir todos os documentos envolvidos no pedido, como o recebimento do pedido, picking, nota de entrega, carta de porte e afins.
Outro fator analisado nessa etapa é a pesagem e a volumetria do pedido, conferindo se estão de acordo com os requisitos das transportadoras, com a posterior etiquetagem. Por fim, a mercadoria é embalada ou empacotada, acomodada em caixas ou porta paletes.
4. Carregamento dos pedidos
Agora que você já está com tudo em ordem, antes de transferir os pedidos para o transporte responsável pela entrega, é necessário passar por algumas etapas, como:
Nesse ponto, é preciso considerar que o processo de carga e descarga pode incluir alguns riscos para os operadores, já que podem ocorrer quedas, aprisionamento de pessoas e acidentes envolvendo os equipamentos de movimentação.
A expedição da sua empresa está precisando de melhorias? Saiba como é possível melhorar essa operação logística que precisa de atenção!
Uma sugestão interessante é implementar um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS). O WMS, ou Warehouse Management System, é um ótimo auxiliar para empresas de logística, sendo um software pensado para realizar o gerenciamento das operações de armazém. Dentre outras atividades, ele é responsável pelo recebimento de mercadorias, a comunicação entre armazéns, sua localização, separação e expedição propriamente dita.
Com o WMS, os operadores de armazém podem gerenciar as ordens de envio de maneira mais eficiente, a fim de auxiliar na tomada de decisão. Com esse software, a empresa digitaliza e gerencia informações acerca dos produtos, a exemplo da localização de estoque.
Se você está precisando de ajuda para executar a etapa de expedição na sua empresa, conte com a Platinum Log!
Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Platinum Log oferece soluções e gestão logística específicas para o seu negócio, abordando todas as etapas do processo, desde a estratégia até a execução diária e o monitoramento de resultados.
Com o uso da nossa plataforma OMS e dos sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), garantimos o tratamento e acompanhamento eficiente de todos os fluxos e processos internos.
Além disso, levamos em consideração as particularidades e detalhes do fluxo de negócios de nossos clientes, trabalhando em estreita colaboração para criar estruturas e processos que otimizem a cadeia logística como um todo.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!