Você deseja garantir a satisfação do seu cliente? Uma forma de fazer isso é melhorar o seu packing a fim de atender às adaptação das demandas atuais!
Um processo logístico pode ser muito complexo, sendo composto por diversas etapas, e uma delas é o packing. Nessa etapa, os produtos comprados pelo cliente já foram separados e conferidos, e agora precisam ser embalados de forma segura para evitar danos e avarias nas mercadorias. Entenda melhor sobre essa fase logística.
O primeiro passo para entender como a sua empresa pode atender corretamente as demandas atuais dos clientes através do packing é explorando o seu conceito.
Este termo se refere ao processo de embalagem dos itens de uma compra priorizando a segurança durante todo o envio. Ao falar sobre gestão logística, o packing se encontra no momento final do ciclo de venda. Em razão disso, é de suma importância considerar a melhor forma de colocá-la em prática, com o intuito de otimizar o tempo de entrega e evitar acidentes.
Desse modo, o processo de embalagem de um pedido antes do seu envio ao cliente final deve ser executado em tempo hábil e seguro, de modo a preservar a integridade do item em uma entrega. A etapa de packing, quando bem feita, é capaz de influenciar positivamente as percepções do cliente em relação ao produto e sobre a marca. Isso porque o acondicionamento e a embalagem estão ligados à experiência de compra.
Além disso, é possível destacar outra função do packing na logística, que é reunir os produtos em um único volume para tornar mais fácil a sua movimentação e preservação.
No entanto, quando falamos de packing é comum ouvir a seguinte: packing e picking são a mesma coisa? Nesse sentido, é importante destacar que estes dois termos se referem a conceitos distintos.
O picking é outra etapa do processo logístico de entrega, e apesar de serem complementares e com nomes semelhantes, na prática, o picking e packing são coisas diferentes.
Desse modo, o picking é a etapa de localização, seleção e retirada dos produtos do armazém. Em seguida, no packing, é realizada a verificação final, seleção de embalagem e o posterior etiquetamento. A diferença entre ambos os conceitos é importante para que cada etapa seja cumprida ordenadamente, sem deixar passar nenhum detalhe.
Todas as empresas precisam ter uma atenção especial a cada fase do ciclo de pedidos. Até porque, de nada adianta oferecer uma experiência de compra incrível para o cliente e, no fim das contas, executar uma entrega fora do prazo ou condições combinadas.
Temos muitos exemplos de produtos que são feitos de materiais sensíveis, a exemplo do vidro ou cerâmica. Inclusive, é importante destacar o plástico como um material que precisa de cuidado, pois se ele não for embalado de forma adequada, é capaz de chegar ao cliente com avarias ou a superfície comprometida. Por conta disso, escolher com cautela as embalagens usadas no processo de packing é fundamental para evitar prejuízos financeiros no futuro.
Além disso, com o foco no branding, é crescente a quantidade de marcas que têm apostado em embalagens criativas, reforçando as suas identidades visuais. Logo, o processo de packing pode ser uma estratégia para melhorar o marketing da sua marca. Esta é uma maneira simples de causar uma boa primeira impressão.
Agora que entendeu o que é o packing e o seu papel importante no processo logístico, este é o momento ideal para aprender como executar essa etapa de modo adequado. Confira 3 passos simples que explicam melhor sobre o funcionamento dessa etapa na prática.
1. Comece escolhendo a embalagem
O primeiro passo do packing é escolher a embalagem adequada. Essa decisão deve levar em consideração as dimensões e a vulnerabilidade do produto que está sendo comercializado. Isso porque você deve ter em mente que os produtos que podem quebrar ou sofrer avarias ao longo do envio. Por isso, eles devem ser envolvidos com plástico-bolha, espumas e demais materiais que os protegem de golpes naturais em um trajeto de entrega.
2. Garanta que os itens sejam verificados antes do envio
Nos casos em que o volume de pedidos é muito grande, é comum que ocorram mal-entendidos na seleção e separação de produtos. Nestes casos, com o objetivo de evitar confusões no futuro, o packing é responsável por realizar uma verificação final dos itens quanto aos seus tipos e quantidade. Assim, é possível garantir que a entrega será concluída de modo correto e, consequentemente, os seus clientes se sentirão satisfeitos.
3. Não se esqueça do etiquetamento antes de enviar
Por fim, já com a embalagem lacrada, chegamos ao momento de etiquetar a sua parte externa e trazer os dados do envio. De modo geral, esses dados também costumam incluir a ordem do pedido, endereço de entrega, código de barras e informações do cliente. No entanto, esses dados podem variar de acordo com a empresa.
Percebe como o packing é uma etapa fundamental para a satisfação dos seus clientes? Se você deseja melhorar a sua etapa de armazenagem, conheça os serviços da Platinum Log!
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Para manter uma boa gestão de armazenamento, utilizamos:
Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!