Estratégias para implementar frete grátis em seus serviços

Pretende implementar estratégias de captação e fidelização de clientes? Uma opção interessante é investir no frete grátis para o seu e-commerce. Saiba como!
Estratégias para implementar frete grátis em seus serviços

Você pretende implementar estratégias de captação e fidelização de clientes? Uma opção interessante é investir no frete grátis para o seu e-commerce. Saiba como!

Vender é uma arte, mas nem todos sabem como fazer isso. Colocar em prática diversas ideias e estratégias de venda não é simples, afinal, você precisa convencer o consumidor de que o seu produto ou serviço é valioso.

Os e-commerces que ainda estão em fase embrionária têm muita dificuldade para captar clientes, e por isso é necessário investir em estratégias mais atrativas, além dos benefícios da compra, claro. Uma delas é o frete grátis.

O custo de envio de produtos costuma ser alto e decisivo na hora da compra, pois se o valor for muito alto, o cliente pode desistir da aquisição. Assim, o frete grátis surge como uma alternativa para passar a impressão de um bom negócio para o cliente, incentivando-o a finalizar a compra.

Mas implementar o frete grátis não é tão simples como você pensa, pois ele precisa ser lucrativo para a sua empresa. Então, confira algumas dicas que podem ajudar nessa implementação.

Por que implementar o frete grátis no seu e-commerce?

Existem muitos benefícios na implementação do frete grátis no seu e-commerce, e um deles é justamente a preferência por benefícios do ponto de vista do cliente. Isto é, o consumidor prefere comprar em locais que oferecem condições especiais, e o frete grátis é uma delas, com base na pesquisa da ComScore.

O estudo realizado pela e-commerce Radar, em 2017, indica que a média de abandono de carrinhos no Brasil representa 82% dos casos. Isso significa que a cada 100 pessoas que acessam a sua loja virtual, e colocam produtos no carrinho, 82 não seguem com a compra, e somente 18 são convertidas em compras.

A fim de evitar isso, é necessário contar com algumas estratégias, como um sistema de automação com funcionalidades integradas, como a API de pagamentos. Através delas, você pode traçar o perfil de compras do consumidor e identificar se o frete grátis é uma solução viável.

Vale a pena criar campanhas de frete grátis?

Será que o frete grátis é uma solução interessante para a sua empresa? Não adianta ver que ele funciona em outros negócios, mas no seu não. Primeiro você deve conferir a viabilidade dessa estratégia para o seu e-commerce.

O frete grátis pode ser interessante para diminuir o abandono de carrinhos atualmente na sua empresa, pois o cliente vai perceber como a sua marca valoriza as relações com o consumidor.

No entanto, embora a isenção de frete seja atrativa, você deve se perguntar se esse investimento vale a pena. Você precisa avaliar as consequências e despesas arcadas com o frete grátis e se isso fará o faturamento da loja.

Ao mesmo tempo que este tipo de frete pode abrir portas para novos clientes, ele também representa um certo risco financeiro para a empresa. Por isso, avalie alguns pontos como o ticket médio da empresa e estabeleça condições para aproveitar esse benefício (como um valor mínimo de compra ou quantidade de itens).

Passo a passo para implementar o frete grátis no seu negócio

Se você está interessado em implementar o frete grátis no seu negócio, e tem certeza da sua viabilidade prática, confira algumas estratégias que podem tornar esse investimento real.

  1. Faça uma campanha em que toda a loja tem frete grátis

A primeira estratégia que pode ser aplicada na sua empresa é fazer uma campanha com toda a loja frete grátis. Ou seja, qualquer produto adquirido no seu negócio, seja qual for o valor mínimo.

Essa campanha deve ser bem estudada, pois ela pode trazer alguns prejuízos financeiros, como o frete para locais muito remotos – que trazem altos custos de envio. Para isso, é interessante contar com diversos pontos de distribuição, isto é, uma distribuição logística descentralizada.

  1. Frete grátis para um valor mínimo da compra

Outra estratégia muito aplicada nos e-commerces é o frete grátis após o cliente atingir um valor mínimo de compra. Esse limite mínimo é definido com base no ticket médio (gastos médios do consumidor ideal da empresa) e ele compensa a despesa que você terá com o envio.

  1. Frete grátis para produtos específicos

Certos produtos são mais baratos de enviar para outro local, seja qual for o endereço, em razão das suas medidas e por ocuparem pouco espaço no transporte escolhido. Por isso, você pode lançar uma campanha de frete grátis para produtos específicos, que valem a pena serem enviados para certos lugares.

Além disso, nessa campanha, você deve considerar os impostos que incidem sobre os produtos, pois alguns compensam o custo de envio.

  1. Frete grátis com base na fidelidade dos clientes

A fidelidade dos clientes é um desejo comum entre as empresas, pois ter a certeza de que algumas pessoas comprarão seus produtos ou serviços permite uma projeção melhor das vendas.

Portanto, para esses clientes fiéis você pode oferecer frete grátis. Nesse sentido, estabeleça uma quantidade de compras a ser atingida para que o cliente usufrua desse benefício.

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Se você precisa melhorar a gestão de frete grátis da sua empresa, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. 

A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

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