Escolha bons fornecedores e se destaque no mercado

Está em busca de fornecedores para integrarem o seu time? Saiba como fazer essa escolha de modo assertivo e se destacar no mercado!
Escolha bons fornecedores e se destaque no mercado

Está em busca de fornecedores para integrarem o seu time? Saiba como fazer essa escolha de modo assertivo e se destacar no mercado! 

Se você está em busca de bons fornecedores, é preciso levar em consideração diversos critérios, como o catálogo, a qualidade do serviço e dos produtos, custos, prazos de entrega, princípios, flexibilidade, processo de pós-venda, confiança e referências. Esses são alguns fatores que você deve analisar para fechar parcerias promissoras! Confira a seguir mais algumas dicas que podem te ajudar nessa decisão.

Passo a passo para escolher bons fornecedores

Inicialmente, é importante destacar que você pode escolher entre dois modelos de vendas que envolvem a presença dos fornecedores de produtos: o tradicional e o dropshipping. No primeiro modelo, você compra mercadorias e as armazena no estoque da sua empresa. Por outro lado, no dropshipping, o fornecedor envia o produto para o comprador após a venda ser realizada.

O seu negócio se encaixa em um desses dois cenários? Então, este texto foi feito para você! Confira as nossas dicas a seguir de como escolher bons fornecedores.

Quais são os produtos oferecidos pelos fornecedores?

O primeiro ponto a ser visitado antes de escolher um fornecedor é analisar o tipo de produto que você pretende oferecer (ou já oferece) no seu negócio. Desse modo, será mais fácil encontrar os parceiros ideais. Em seguida, confira se os produtos destes fornecedores são compatíveis com o seu público, avaliando principalmente a qualidade e valores das mercadorias. Os seus clientes já estão acostumados a consumir isso da sua marca? Se sim, siga em frente com essa parceria!

Qualidade do serviço e dos produtos dos fornecedores

A qualidade é, e deve ser vista como, um critério inegociável – ou seja, o valor não deve estar acima dela. Por isso, a escolha de fornecedores de boa qualidade é fundamental não somente para as vendas, mas também visando a fidelização dos seus clientes. Afinal, clientes insatisfeitos raramente repetem a experiência de compra. Isso sem contar que um produto de qualidade duvidosa pode ser prejudicial para a reputação da sua marca. Dessa maneira, antes de fechar uma parceria, tenha certeza de que o fornecedor atende a qualidade já esperada pelo seu público.

Valores dos serviços e produtos dos fornecedores

Como mencionado acima, o valor não deve ser o único fator a ser considerado, porém, é inegável que estamos falando de algo crucial para fechar uma parceria. Com relação ao preço, o foco deve ser o planejamento financeiro da sua empresa e avaliá-lo. Seus fornecedores devem oferecer um serviço viável, por valores que estejam no seu orçamento e não comprometam o preço final do produto. Lembre-se de que, em uma venda, você vai cobrir o custo de produção e adicionar a sua margem de lucro. Tudo isso já é uma realidade na sua empresa? 

Prazos de entrega compatíveis com o seu público e fornecedores

Digamos que você já tenha encontrado um fornecedor que ofereça um bom produto e um preço razoável. Então, essa já é a parceria dos sonhos? Ainda não. É preciso avaliar se ele vai entregar as encomendas no tempo adequado. Caso contrário, isso pode resultar em atraso na entrega e fazer com que o seu negócio perca a confiança do público-alvo. Por esse motivo, lembre-se de perguntar ao fornecedor como funcionam os prazos que ele trabalha, conferindo se isso está de acordo com a sua demanda. Além de ter segurança, isso te ajudará a se organizar melhor.

Alinhamento de princípios com os fornecedores

Outro ponto que não pode ficar de fora dessa escolha de fornecedores é o alinhamento de princípios do parceiro com a sua marca. Esses ideais devem ser considerados, pois lembre-se de que os seus clientes verão essa parceria como um encontro entre duas marcas. Esse é um lembrete para fugir de parcerias polêmicas. Portanto, busque por empresas cujos princípios estejam alinhados aos seus. Dessa maneira, você está enriquecendo o seu produto final e não se contradiz quanto ao que anuncia e o que entrega.

Flexibilidade dos fornecedores

Os fornecedores escolhidos devem ser flexíveis quanto a realização dos serviços. Afinal, alguns períodos possuem um pico maior de demanda (sazonalidade), enquanto outros não. Isso acontece em períodos festivos e datas comemorativas, como o fim de ano ou até mesmo a Black Friday. Os seus atuais parceiros atendem essa flexibilidade? 

Referência e confiança com fornecedores

Por fim, trouxemos dois fatores que, geralmente, são tratados como dois requisitos distintos, mas que vemos como complementares. É importante analisar dos fornecedores as suas referências e avaliações, conferindo se as suas experiências anteriores foram benéficas para os contratantes. Isso gera (ou não) um sentimento de confiança. Porém, saiba que essa confiança só se ganha com o tempo! 

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