Entenda o que são ferramentas de geolocalização

Precisa investir em recursos modernos para a sua empresa? Entenda o que são ferramentas de geolocalização e como podem ser benéficas para o seu negócio.
Entenda o que são ferramentas de geolocalização

Precisa investir em recursos modernos para a sua empresa? Entenda o que são ferramentas de geolocalização e como podem ser benéficas para o seu negócio.

Acompanhar o pedido do cliente ao longo da rota de entrega pode ser um desafio para as empresas hoje em dia. Por isso, surgem algumas novidades no setor logístico, como é o caso das ferramentas de geolocalização que trazem opções vantajosas para o seu negócio. Confira!

O que é a geolocalização?

Inicialmente, é interessante que você saiba o que é a geolocalização, ou georreferenciação. Este é um recurso que permite a identificação da posição geográfica de produtos e pessoas tomando como base as coordenadas captadas via satélite cuja emissão é feita por sinais de internet (WiFi), radiofrequência, GPS e AGPS.

Hoje em dia, essa ferramenta é utilizada para as mais variadas finalidades, como a roteirização, rastreamento de veículos e produtos, planejar rotas, monitorar equipes externas e no trabalho remoto. É possível citar outras aplicações, como no caso das campanhas de marketing.

Contudo, a origem da geolocalização não acompanhava essa finalidade. Na prática, a criação dessa tecnologia teve início no contexto da Guerra Fria, e era uma das principais estratégias para identificar tropas rivais.

Como funcionam as ferramentas de geolocalização?

Saber o que é e como funcionam as ferramentas de geolocalização é uma etapa essencial para as empresas, tendo em vista a possibilidade de investir em ações de marketing realizadas por localização ou rastreio de mercadorias ou colaboradores. Com isso em mente, trouxemos os principais exemplos que utilizam esse tipo de tecnologia.

  • GPS

O GPS é a ferramenta mais conhecida atualmente, e a sua sigla significa Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System). Este é, portanto, um método de geolocalização que funciona através da captação de dados vindos dos satélites que orbitam em volta do planeta.

Para que o GPS funcione da melhor forma e determine a posição correta de um item, é necessário contar com, pelo menos, três satélites para realizar a captação do sinal, fazer a triangulação dos dados e indicar precisamente uma localização.

  • Radiofrequência

A radiofrequência, conhecida também como GSM, é uma ferramenta que funciona com base nas ondas de rádio. As informações usadas na determinação da localização são captadas com dados fornecidos pelas torres de operadoras de telefonia móvel.

Essa modalidade é bastante funcional e a área de cobertura é extensa. No geral, todo dispositivo que usa o sinal de uma operadora de telefonia móvel é capaz de ter seus dados rastreados sem contar com o GPS.

  • AGPS

O AGPS, ou o GPS assistido, é um sistema que visa a unificação dos formatos de GPS e radiofrequência para captar dados. Isto é, este sistema os dados funcionam por operadoras de telefonia móvel e via satélite em conjunto, tornando a geolocalização mais precisa.

O que diferencia o GPS do AGPS é a velocidade. Como é um sistema dependente de conexão satélite, o GPS é mais lento que o AGPS. Mas o AGPS é capaz de encontrar os dados de forma mais rápida, uma vez que as redes de telefonia são comuns na maioria dos lugares e têm maior estabilidade.

  • WiFi

A geolocalização por WiFi é um método indoor. Pois a localização é indicada pelo funcionamento a partir de uma rede sem fio, com o uso da intensidade da rede a fim de determinar a localização de um objeto ou pessoa. Nessa ferramenta de geolocalização, o GPS não precisa estar em funcionamento para que a localização seja mapeada de forma correta.

A importância das ferramentas de geolocalização

As ferramentas de geolocalização são primordiais para uma empresa, pois elas elaboram um sistema de modo facilitar os processos de expansão, aproveitando ao máximo as oportunidades de crescimento.

Nos processos logísticos, esse recurso ajuda a monitorar objetos, planejar rotas, organizar os estoques e analisar dados. Alguns dos motivos que justificam a importância dessas ferramentas são:

  • Monitorar os produtos: assim, você evita atrasos e identifica a existência de rotas alternativas para evitar imprevistos;
  • Otimizar operações: as ferramentas de geolocalização reduzem os trabalhos manuais e demais custos, com rotas eficientes, agregando a diminuição de gastos com pedágio, por exemplo;
  • Planejar rotas: planeje entregas com economia de combustível;
  • Analisar dados: converte coordenadas em elementos visualizados em mapas. Assim, você faz um estudo sobre o trajeto que será percorrido, o que possibilita decisões precisas e diminuição dos custos com entregas.

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O principal objetivo das ferramentas de geolocalização é identificar com facilidade as mercadorias e pessoas no trajeto de entrega. Porém, se você não tem condições de investir nessa opção, nada melhor do que terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia eficiente e entrega dentro do prazo ao cliente. Para isso, conte com a Platinum Log.

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