O processamento de pedidos em uma empresa é composto por várias etapas, sendo uma delas a distribuição logística. Entenda como essa etapa influencia a experiência do cliente.
A satisfação e fidelização de clientes com certeza está entre as principais preocupações de uma empresa. Afinal, este é um passo primordial para obter aumento no seu faturamento. Para que isso seja possível, você deve estar atento com todas as atividades realizadas dentro da empresa que possam influenciar na experiência do consumidor.
Uma dessas atividades é a distribuição logística, que faz parte do ciclo do processamento de pedidos, sendo um elo na cadeia de suprimentos. Esta atividade é responsável por um fluxo fluido de bens, serviços e produtos, fazendo com que a carga chegue de forma rápida e segura até o seu cliente.
Por isso, vamos entender abaixo o que é a distribuição logística e como ela é capaz de influenciar na experiência de compra do cliente.
Neste momento inicial, você deve ter em mente o que é a distribuição logística. Essa atividade é um fluxo de tarefas com o intuito de agilizar a entrega de produtos aos clientes, priorizando o prazo definido, isto é, uma entrega feita de maneira adequada.
É interessante destacar que o cliente nem sempre é uma pessoa física, pois também estamos falando de operações B2B. Portanto, você pode ter como cliente um distribuidor, atacadista, varejista ou simplesmente um consumidor final. Seja esta pessoa física ou jurídica, você precisa oferecer a ela uma experiência digna de retorno!
Por isso, a distribuição logística pode ser entendida como uma atividade que impacta diretamente no faturamento do seu negócio. Através dela, você pode controlar e planejar as demais etapas que compõem o ciclo logístico dos pedidos.
Na maioria dos casos, quando se fala em logística é comum que as pessoas pensem apenas no transporte de produtos, contudo, esta é somente uma das etapas deste processo. Isso porque a logística de uma empresa conta com outros processos além da entrega de fato das mercadorias solicitadas.
Por exemplo, a logística pode ser composta por um processo de aquisição, movimentação de insumos, armazenamento de produtos e a entrega de produtos. Todas essas etapas, quando bem executadas, são responsáveis por uma experiência agradável para o cliente – incluindo a distribuição logística.
Dentre todos os motivos que poderíamos trazer para demonstrar a sua importância, destaca-se a eficiência nas entregas, pois, com uma distribuição estratégica de produtos você pode agilizar os pedidos realizados por seus clientes.
Além de a distribuição logística ter uma importância enorme no desempenho da sua empresa, ela também reserva algumas vantagens muito interessantes. Mesmo sendo uma etapa mais interna, os seus resultados impactam o “todo”. Isto é, uma entrega só foi feita de forma ágil graças à distribuição estratégica.
Com certeza o maior benefício da distribuição logística é ter entregas mais eficientes. Isso porque os produtos são encontrados facilmente no estoque, e por esse motivo, os pedidos são realizados de maneira eficaz e ágil. Um elemento que pode otimizar essa eficiência é o investimento em um layout inteligente.
Com um ciclo logístico bem definido, você pode reduzir os seus custos internos, uma vez que não dará espaço ao retrabalho ou atraso no cumprimento de prazos. Além disso, com a distribuição logística, a sua empresa diminui o desperdício de insumos e materiais, representando um aumento no faturamento.
Tendo em vista que você terá entregas mais eficientes e redução de custos, sobrará orçamento disponível para investir em outros setores e estratégias. Uma delas pode ser a diminuição dos valores dos produtos ou serviços, o que deixa a sua oferta muito mais atrativa para o consumidor final.
Com todos esses benefícios para o cliente, ele terá uma excelente experiência com a sua empresa, o que resulta na fidelização. A maioria dos clientes fiéis se tornam promotores da sua marca, ou seja, divulgam, mesmo que sem a obrigação de fazer isso, a sua empresa para conhecidos.
Se, após entender o que é a distribuição logística e qual a sua importância, você está interessado em rever de que forma você lida com essa etapa na sua empresa, saiba como melhorar:
Se você precisa melhorar a distribuição logística do seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!