A sua empresa está inserida no segmento de cosméticos? Então, confira como deve ser planejada e executada a logística desses produtos!
O ramo de cosméticos vem crescendo no mercado, e por isso os gestores e líderes devem pensar em estratégias que tragam um grande diferencial competitivo. Um desses destaques pode ser no seu setor logístico.
Uma logística bem estruturada para este segmento começa na criação do produto e vai até a entrega ao cliente final – sendo uma prática necessária para obter uma cadeia de produção qualificada. Entenda como essa logística funciona e como definir a ideal para a sua empresa.
A logística é um setor fundamental para as empresas de todos os segmentos, e no setor de cosmético não é diferente, em especial por se tratar de um mercado muito competitivo. A importância dessa logística está na possibilidade de posicionar estrategicamente o seu negócio e garantir a competitividade esperada.
A logística, na prática, representa um conjunto de métodos aplicados para garantir fluidez ao fluxo de produção, de matéria-prima, movimentação de itens, estoque, transporte e outras etapas relacionadas.
O armazenamento e a distribuição de produtos do segmento de cosméticos são etapas que exigem uma gestão qualificada para evitar a elevação de custos para os negócios, tomando como base a premissa de que quanto maior o tempo de produtos parados no estoque, maior será o custo com capital de giro.
Com isso, vemos que a sua empresa pode desenvolver ou melhorar a logística com alguns objetivos, como a sustentabilidade, manter a qualidade dos produtos e trazer uma boa experiência de compra aos clientes.
O setor de cosméticos tem produtos que precisam de cuidados específicos, em que cada um tem um padrão pré-definido no estoque, devendo ser realizado locais especializados e adaptados para a autorização de funcionamento com o órgão regulador, neste caso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Isso sem contar que o operador precisa de licenças especiais da Anvisa e da Apevisa a fim de garantir a qualidade do estoque. É comum se deparar com alguns desafios no setor para o setor logístico:
Além disso, no transporte de cosméticos, é necessário considerar a fragilidade dos produtos e a incidência de calor sobre eles. Isso ajuda a decidir qual o meio de transporte mais adequado para a sua demanda.
Agora que você sabe como é importante focar na logística da sua empresa de cosméticos, saiba como enfrentar de forma estratégica os desafios mais comuns deste segmento. Confira alguns passos para definir as principais etapas logísticas do seu negócio.
Os responsáveis pelo transporte devem ser qualificados, e o veículo deve possuir as dimensões adequadas, seguindo os padrões de iluminação, temperatura e higiene, como modo de impedir a alteração do produto.
Esta etapa também tem outra preocupação: manter os prazos de entrega informados ao cliente. Por isso, o ideal é buscar por uma opção que esteja de acordo com as demandas da sua empresa, tanto pelo custo como pelos prazos.
A Platinum Log é focada na terceirização de operações logísticas por meio de uma estratégia fiscal adequada para o recebimento adequado de produtos, acompanhamento de processos e entrega dos pedidos ao cliente final. Tudo isso de forma online e inteligente!
Com a Platinum Log, você supera alguns problemas comuns da gestão tradicional, como a baixa capilaridade e escalabilidade, descentralização de informações, falta de visão estratégica e pouco poder de negociação.
Agora você pode aproveitar os benefícios de uma plataforma completa, que oferece armazenagem, estoque, picking, packing, indicadores de desempenho e visão realtime. Tudo isso impulsiona o desempenho do seu e-commerce!
Conheça as nossas soluções e saiba como melhorar a atuação da sua empresa.