Entenda as diferenças entre gestão de estoque e gestão de armazenagem

O que difere gestão de armazenagem da gestão de estoque? Continue lendo o texto para saber o que cada termo significa e quais são os recursos.
Entenda as diferenças entre gestão de estoque e gestão de armazenagem

O que difere gestão de armazenagem da gestão de estoque? Continue lendo o texto para saber o que cada termo significa e quais são os recursos.

Os termos “gestão de estoque” e “gestão de armazenagem” às vezes são usados ​​erroneamente, de modo a perder totalmente o sentido, pois ambos lidam com operações e produtos dentro de empresas do setor de manufatura e distribuição. Apesar de suas poucas semelhanças, existem muitas diferenças notáveis ​​entre os sistemas de gestão de estoque e armazém.

Gestores de armazém e donos de empresas devem estar atentos e entender as diferenças entre os dois termos, pois o tipo de sistema de gestão utilizado para rastrear o estoque depende de determinados fatores que podem impulsionar ou retardar a rentabilidade e eficiência da sua empresa. 

Quais são as principais diferenças entre gestão de estoque e gestão de armazenagem?

A gestão de estoque é menos complexa do que a gestão de armazenagem. Os sistemas de gerenciamento de estoque informam o número total de produtos ou materiais em um local específico. Os sistemas de gerenciamento de armazém ajudam as empresas a monitorar todos os seus sistemas de armazenamento. 

Assim, se você deseja gerenciar muitas caixas de armazenamento ou racks dos mesmos produtos, um sistema de gerenciamento de armazém entrará em ação. Para sua conveniência, gostaríamos de resumir o escopo de trabalho de um sistema de gerenciamento de estoque e de um sistema de gerenciamento de armazém conforme abaixo.

Diferentes funções entre gestão de estoque e gestão de armazenagem

Sistema de gestão de estoque

  • concentra-se nos níveis gerais de estoque e seus status;
  • fornece informações sobre tendências de vendas, margens de lucro e custos de manutenção;
  • determina o que e quando reordenar com base em demandas e níveis de estoque predefinidos;
  • mostra o registro de estoque e armazena a disponibilidade de estoque para atendimento.

Sistema de gestão de armazenagem

  • acompanha o movimento e a localização do estoque dentro do armazém;
  • analisa tendências de vendas, margens de lucro e custos de manutenção;
  • sugere oportunidades para otimizar tarefas. 

Confira, a seguir, as demais etapas em que diferenças são evidentes:

Controle

Com a gestão de estoque, os varejistas só podem saber que têm um determinado produto em estoque e sua quantidade. A gestão de armazenagem, no entanto, permite que os varejistas encontrem locais específicos onde o estoque é armazenado. Um sistema de gerenciamento de armazém ajuda as empresas a ter mais controle sobre suas operações, pois fornece mais detalhes necessários para concluir outras tarefas.

Integração

Outra grande diferença entre a gestão de armazenagem e de estoque é a capacidade de integração com outros sistemas de gestão de uma empresa.

A gestão de estoque é normalmente considerada o primeiro passo nos processos de gerenciamento de armazém. A gestão de armazém está mais próxima de outros aspectos da gestão empresarial, como fornecimento de produtos, vendas, entrega e controle de qualidade.

Podemos ver que o gerenciamento de armazém tem mais capacidade e chances de se conectar com as operações em outros departamentos, enquanto o gerenciamento de estoque não.

Soluções

Como a gestão de armazém e estoque lida com um escopo diferente de controle de estoque, seus sistemas correspondentes oferecem recursos diferentes para cumprir as tarefas.

Como o foco principal do gerenciamento de armazém é lidar com o nível geral de estoque e armazenamento, os sistemas de gerenciamento de armazém permitem que as empresas façam ajustes no estoque e no armazenamento quando necessário, enquanto não podemos esperar esse recurso nos sistemas de gerenciamento de estoque.

Afinal, como diferenciar a gestão de estoque e gestão de armazenagem? 

Um sistema de gestão de armazenagem geralmente inclui:

  • Projeto de armazém: otimizando a alocação de produtos, fluxo de trabalho e lógicas de separação; 
  • Rastreamento de estoque: usando códigos de barras ou RFID para rastrear a localização de mercadorias;
  • Recebimento e armazenamento: fornecendo guias para armazenamento e recuperação de estoque;
  • Coleta e embalagem: orientando os funcionários do armazém a pegar e embalar itens da maneira mais eficiente;
  • Remessa: criação de conhecimentos de embarque, listas de embalagem e faturas para remessas;
  • Gestão de mão de obra: supervisionando o desempenho dos funcionários com KPIs;
  • Pátio e doca: ajudando os motoristas a encontrar a doca de carga exata e apoiando a operação de cross-docking;
  • Ferramentas de relatórios: analisando as operações do armazém para rastrear os KPIs.

Um sistema de gestão de estoque inclui:

  • Picking e embalagem: orientando os funcionários para os locais corretos de estoque no armazém;
  • Envio: monitoramento de faturamento, faturas, folhas de embalagem e outros documentos relacionados;
  • Gerenciando locais: alocando itens no armazém para o melhor uso de espaço e recursos.
  • Recebimento de pedidos: gerenciamento de pedidos recebidos para operações diretas de atendimento;
  • Acompanhamento dos níveis de estoque em cada item ou SKU;
  • Levantamento de estoque: escolha os produtos para verificar o estoque, contar itens e registrar as razões por trás das diferenças;
  • Rastreamento de código de barras: gerenciamento de entradas de leitura de código de barras e integração com envio, contabilidade e outros sistemas;
  • Ferramentas de relatórios: gerando dados para uma análise completa.

Gestão de estoque e gestão de armazenagem: conclusões 

Por fim, a gestão de armazenagem lida principalmente com os níveis gerais de estoque, armazenamento, status de estoque em um armazém. A gestão de estoque visa gerenciar o estoque para todo o negócio e prever as tendências de vendas. A principal lição aqui é ter um sistema estável e eficaz para ajudá-los a automatizar e otimizar suas operações de armazém e estoque.

Esperamos que você possa esclarecer esses dois termos. Agora é hora de revisar seus processos de negócios atuais para ver se você precisa de um sistema de gestão de estoque ou armazém ou simplesmente descobrir onde há espaço para melhorias. 

Tecnologia na gestão de armazenagem e estoque

Com automação, robótica, IA e outras tecnologias avançadas chegando às instalações de distribuição do mundo, o sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é a base comprovada para operações de armazém bem-sucedidas.

Mesmo se tratando do estoque, a partir de sistemas totalmente automatizados que podem interpor pedidos de última hora, o foco está em tornar os sistemas mais envolventes e fáceis de usar, empacotando a apresentação dos dados de maneira mais lógica, permitindo uma tomada de decisão rápida e inteligente.

O cliente de hoje tem tolerância zero para pedidos atrasados, ausentes ou incorretos. Um WMS permitirá um gerenciamento de retorno ao estoque melhor e mais rápido e facilitará a implementação com funcionalidades expandidas.

Ao implementar um WMS que utiliza a mais recente tecnologia de armazenamento, você coloca sua empresa na vanguarda do progresso. Oferecendo benefícios significativos em toda a sua cadeia de suprimentos, um WMS garantirá que você alcance seus objetivos de negócios. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, a Platinum Log tem a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio! 

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato