OTIF e OTD: Para entender mais sobre qual a finalidade e a importância na logística, continue a leitura deste artigo!
As métricas na logística são fundamentais para entender como a empresa está indo. Os dados e informações obtidas através dos números possuem o mesmo objetivo e, de fato, os KPI’s logísticos (indicadores de desempenho logístico) cumprem esse dever.
Entre os indicadores logísticos mais utilizados, o OTIF é o mais conhecido. No entanto, para obter uma análise periódica e eficiente dos processos logísticos, outras informações como o OTD também são essenciais. A partir dele, por exemplo, é possível obter métricas de seus resultados e indicar qualidade e nível de serviço.
OTIF (On Time In Full) e OTF (On Time Delivery) são indicadores de desempenho logísticos relacionados à entrega, que passam informações sobre a condição de desempenho de uma empresa do segmento da logística.
Na logística, existem outros indicadores que são tão importantes quanto esses que destacamos neste conteúdo. O papel cumprido por eles proporcionam um bom gerenciamento de negócio. Através de KPI 's logísticos, será muito mais fácil visualizar quais pontos não estão performando bem e tomar decisões para deixar os processos mais eficientes e alinhar estratégias visando o melhor resultado.
Junto a este tema, destaca-se também a importância de implementar a automação logística. Afinal, se você tem um resultado de um indicador baixo, provavelmente isso afetará outros resultados da empresa, pois todos os setores devem trabalhar de forma conectada e integrada. Agora, sem mais delongas, confira os indicadores logísticos que você pode implementar e acompanhar na sua empresa:
On Time in Full (OTIF) é um KPI líder no setor de logística. Como a frase sugere, mede a capacidade de um fornecedor de entregar uma remessa no prazo e no valor total solicitado, considerando um serviço completo.
Como os consumidores esperam uma gama mais ampla de produtos disponíveis a qualquer momento, a cadeia de suprimentos se torna mais complexa. Usar o prazo integral como um KPI é um conceito relativamente novo que se originou no Walmart em 2017 em resposta às mudanças nas demandas dos consumidores.
A OTIF foi rapidamente adotada amplamente para avaliar a cadeia de suprimentos para fins de planejamento e otimização de estoque e atendimento de pedidos. Por incentivar a entrega precisa e pontual, a OTIF ajuda os varejistas a evitar perder dinheiro devido à falta de estoque ou itens que não podem ser vendidos.
Embora tenha sido originalmente destinado a facilitar o gerenciamento da cadeia de suprimentos para os varejistas, o monitoramento do OTIF também tem o potencial de ajudar os expedidores e transportadores a melhorar seus processos em benefício próprio. O gerenciamento proativo da cadeia de suprimentos compensa para todos no longo prazo.
A pontualidade total apresenta alguns desafios para os fornecedores de logística. O maior desafio vem na forma de gerenciar e analisar os dados de sua base de operadoras. Os dados devem ser consolidados e validados quanto à qualidade e consistência para calcular uma pontuação com precisão. A adoção de plataformas tecnológicas é crucial para enfrentar esse desafio.
Outro desafio é que varejistas e fabricantes usam métodos diferentes para calcular o OTIF. Como estão usando métricas diferentes, eles têm visões diferentes do mesmo desempenho. Recentemente, mais analistas pressionaram por uma definição comum de OTIF em toda a cadeia de suprimentos para evitar problemas de forma proativa.
A entrega no prazo, ou OTD, é semelhante ao OTIF. Trata-se da métrica usada para medir a eficiência da cadeia de suprimentos. Esse KPI mostra se uma organização está cumprindo ou não suas metas em relação aos prazos de entrega prometidos e é fundamental para medir o desempenho da transportadora e manter a satisfação do cliente.
Medir as taxas de entrega no prazo revela a eficácia de um serviço de correio e de uma marca e pode ajudar a melhorar as taxas de satisfação do cliente e devoluções de compras.
Aqui é onde a maioria das empresas se depara com problemas.
Os volumes de entrega estão se expandindo a uma taxa sem precedentes. Está se tornando mais difícil entregar produtos e chegar aos clientes no prazo, resultando em entregas perdidas e atrasadas.
A queda no prazo de entrega é um problema tanto para os clientes (frustração, falta de confiança na marca) quanto para as operações logísticas. Mesmo uma única tentativa de entrega com falha pode ter um efeito dominó e causar um atraso nos prazos de entrega para o restante dos pedidos entregues na corrida do motorista. Como os clientes com experiências ruins de envio não farão pedidos novamente da mesma marca, aumentar as métricas de entrega no prazo deve ser um imperativo para todas as marcas, fornecedores de logística 3PL, transportadoras e qualquer pessoa que faça entregas.
Na tradução livre para o português OTD (On time Delivery) significa algo como entregar no prazo, enquanto OTIF (On Time in Full) é a entrega de um produto ou serviço no prazo e completo. Para ambos indicadores, a maior premissa é de que seu desempenho de entrega no prazo possa ter um enorme impacto no sucesso do seu negócio.
Quando as mercadorias chegam à porta do seu cliente em boas condições e no prazo, ou, melhor ainda, antes, você conquistou um cliente satisfeito. Um cliente feliz é um cliente recorrente que ajudará sua empresa a obter mais referências e novas oportunidades de negócios.
Por outro lado, mercadorias danificadas ou excepcionalmente atrasadas podem perder clientes e prejudicar sua marca.
Para acompanhar seu desempenho de entrega, acompanhe suas operações com métricas de prazo, como OTIF e OTD.
As métricas de entrega são a medida de quantas cargas são entregues no prazo. Possuem desempenhos cruciais quando se trata de medir a eficiência da sua frota.
Esses pontos de dados quantitativos refletem sua capacidade de atender aos pedidos dos clientes sem atrasos. Essas métricas de entrega no prazo também ajudam a monitorar a precisão de suas estimativas de tempo e avaliar sua eficiência logística e desempenho operacional.
Se você entregar 90 dos 100 itens pedidos e os clientes reconhecerem o déficit, isso contará como uma entrega OTD? Se você enviar 80 produtos no prazo e o usuário final permitir o recebimento das mercadorias restantes posteriormente, isso será 100% ou 90% de entrega no prazo?
Digamos que os clientes esperam um pacote em 15 de Agosto e concordem em receber as mercadorias três dias antes, mas também permite alguma margem de manobra para aceitar os itens três dias após a data prometida. Se os itens chegarem dentro da janela de seis dias, você considerará isso uma entrega dentro do prazo?
Se os clientes comprarem cinco itens diferentes no mesmo pedido, você deve transportar todas as cinco mercadorias no prazo para obter uma entrega 100% OTD?
As métricas de entrega podem variar em terminologias, métodos de medição e variáveis de uma empresa para outra. É por isso que os participantes do setor precisam definir e concordar com os padrões e a definição de “no prazo”.
Proprietários de negócios e empresas de logística podem indicá-los em seus contratos, acordos, termos e condições.
A capacidade da OTIF e de uma transportadora de entregar remessas no prazo têm um peso significativo quando os varejistas estão avaliando parceiros em potencial. Talvez a transportadora não esteja dando tempo suficiente para o trânsito ou, quando estiver alocando cargas, esteja escolhendo motoristas que não têm o horário certo de atendimento. No entanto, o uso do OTIF como uma régua de medição vai muito além do desempenho do portador.
O fato é que as falhas da OTIF podem ser atribuídas a vários fatores, incluindo processos de fabricação e práticas de gerenciamento ruins, práticas de armazenamento abaixo do padrão ou falta de planejamento por um ou mais de seus parceiros da cadeia de suprimentos. Assim, enquanto a OTIF ocupa o centro do palco quando se trata de fazer ou perder níveis de serviço para entregas finais, as partes interessadas podem usar a OTIF para investigar outras áreas da cadeia de suprimentos.
Dados padronizados e limpos sobre localização em tempo real e ETAs que são agregados e disponibilizados por meio de um único painel de verdade que é prontamente acessível por todas as partes interessadas os ajudarão a identificar possíveis atrasos. Eles então podem tomar medidas para mitigá-los, incluindo o envio de uma remessa de substituição que chegaria a tempo.
Visibilidade em tempo real e os dados também ajudarão os varejistas a evitar a falta de estoque e ajudar os fabricantes e provedores de serviços de logística a otimizar o desempenho do armazém e do centro de distribuição, eliminando a lentidão do processo de busca manual de atualizações de status por telefone e e-mail. Uma maior visibilidade também facilitará o gerenciamento de desempenho conjunto por fabricantes, varejistas e, sim, até transportadoras. Trabalhar em conjunto para identificar as causas-raiz e ações corretivas e concordar com referências aceitáveis facilitará comparações precisas em todo o setor.
Agora que você sabe qual a finalidade do OTIF e OTD, e a importância de incorporá-los ao seu negócio, saiba também que a Platinum Log tem a solução completa para a logística de sua empresa. Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio!