Com a época de fim de ano chegando, as empresas precisam lidar com a alta demanda. Mas como isso pode ser feito de forma estratégica? Confira algumas dicas!
A época de fim de ano é marcada por duas datas importantes para o comércio: natal e ano novo. Essas comemorações normalmente são acompanhadas de presentes, o que explica a alta demanda enfrentada (no bom sentido) pelas empresas. Mas você sabe como adequar o seu negócio a este período?
A época de fim de ano é perfeita para você aumentar as suas vendas, mas isso só se tornará realidade com uma estratégia logística adequada. Isso porque o setor da logística é responsável por garantir prazos de entrega menores, cuidado com o produto no transporte e oferecer um pós-venda de qualidade.
É sobre isso que falaremos a seguir! Continue a leitura e saiba como preparar a sua empresa para o fim de ano.
Leia mais: Como organizar o ciclo de pedidos?
Na época de fim de ano, muitas pessoas se organizam para comprar presentes para os seus entes queridos. Alguns se organizam com antecedência, mas uma boa parte das pessoas também deixa para o último momento. Se você quer atender esses dois tipos de público na alta demanda, saiba que um setor precisa da sua atenção especial: logística.
A logística é responsável por diversos papéis, desde o estoque (com o devido armazenamento dos produtos, em que alguns exigem um cuidado diferenciado), passando pelo processamento de pedidos e até o transporte. Também não podemos esquecer da logística reversa, que lida com o descarte adequado ou reaproveitamento dos itens.
Diante disso, vemos que a logística por si só é muito abrangente em uma empresa, e ela pode ser a responsável por realizar entregas no tempo previsto, sem erros e sem avarias. Ou seja, este deve ser o seu foco!
Após ter um panorama geral sobre o papel da logística na sua empresa, principalmente para lidar com a alta demanda, confira 5 dicas que podem ser úteis para o seu negócio.
A sazonalidade de final de ano é a oportunidade ideal para aumentar as suas vendas, e para aproveitar ao máximo essas datas é sempre interessante montar promoções que sejam específicas e atrativas para os seus consumidores.
Esteja atento aos produtos que estão sendo mais procurados, acompanhe o preço médio da sua concorrência e a movimentação do mercado. Com isso em mente, ofereça descontos criados sob medida para atrair novos clientes e fazer com que eles escolham a sua empresa para concretizar uma compra. Lembre-se de que isso também é importante para fidelizar os atuais clientes!
Leia: Promoções com frete: conheça as melhores práticas.
O estoque ao longo do ano é um, mas em datas sazonais é outro diferente. Assim, a demanda tende a ser muito maior durante o final de ano, exigindo que o seu preparo seja intenso. Não existe cenário pior do que uma empresa ter todos os seus produtos esgotados e não conseguir vender mais, perdendo clientes e os seus lucros.
Sob outra perspectiva, saiba que você também não pode ter produtos acumulados e pegando poeira. Logo, o equilíbrio de tudo isso é o controle de estoque, tome cuidado com os produtos que você compra e armazena, focando também no fluxo de vendas e não se esqueça de ter total visibilidade sobre a situação do seu negócio para não ter prejuízo.
O estoque é fundamental para as suas vendas de final de ano, portanto, é necessário controlá-lo da forma correta, com muita atenção, sem excessos ou demandas negativas.
Confira: Como a terceirização logística te ajuda a evitar excesso de estoque.
Para vender mais no final de ano, os clientes precisam entender e conhecer melhor sobre a sua empresa. Isso significa ter algum conhecimento sobre suas ofertas e saber o que você está comercializando. Para que isso seja possível, é necessário ter um bom planejamento de marketing e divulgação de forma antecipada.
Uma ideia é montar campanhas na internet e fazer propagandas com antecedência, um ou até dois meses antes. Nesse período, comece a divulgar suas promoções e mostre mais sobre a sua empresa, investindo na sua publicidade e fazendo com que seu marketing seja atrativo.
Se os seus pedidos vão aumentar, a sua empresa precisa acompanhar essa evolução. Para isso, comece a oferecer aos clientes diferentes tipos de entrega e valores de envio. Alguns exemplos são o next day delivery, same day delivery, frete expresso, frete grátis e afins. Percebe que, dessa maneira, você atinge diversos públicos? Isso significa maior lucro!
Encarar as vendas de final de ano não é uma tarefa fácil e nem deve se limitar ao líder da empresa. Tenha em mente que essa é uma missão para toda a sua equipe, o que revela a importância de um treinamento prévio para atender toda a alta demanda que está por vir.
Como vimos acima, a alta demanda de fim de ano requer uma empresa preparada, e o seu negócio precisa de ajuda com isso, conte com a Platinum Log!
A Platinum Log é a solução que a sua empresa estava procurando.
Somos experts em entregar soluções logísticas personalizadas e eficientes, com a combinação potente de gestão e tecnologia de ponta. Com os nossos dashboards e torre de controle, oferecemos visibilidade em tempo real de sua operação logística.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!