WMS: o que é e como implementar na sua empresa? Dito isso, saiba como aplicar o WMS na sua empresa e como ele pode ser benéfico.
No geral, tem como significado o Warehouse Management System. Em português, o se refere a um Sistema de Gerenciamento de Armazém. É possível definir o WMS como um app ou software com o intuito de melhorar a gestão, automação e otimização dos seus processos logísticos. Em especial, esse sistema pode ter como foco o estoque, depósito e armazéns da sua empresa.
Desse modo, a utilização desse tipo de sistema traz como premissa tornar a sua estocagem e saída de produtos mais eficiente. Além disso, o WMS pode auxiliar no controle de planejamento logístico, no picking, cross docking e controle de estoque.
No geral, ao implementá-lo em sua empresa, você está investindo na economia de dinheiro e tempo do seu negócio. Conheça melhor o WMS abaixo.
Na prática, o WMS tem uma aplicabilidade incrível, em especial para os processos logísticos, que é justamente o seu foco. Sendo assim, é possível afirmar que os WMS se tratam de soluções tecnológicas que agem de forma integrada à sua rotina de supply chain.
Com isso, é comum que os WMS utilizem os códigos de barras como forma de identificação de produtos da empresa. Além disso, esses códigos também podem ser usados para fiscalizar a rotatividade das mercadorias do seu estoque.
Essa é uma forma de ter controle em relação às principais informações sobre um produto em específico. Isso envolve o seu número de lote, prazo de validade e demais dados importantes.
Nesse sentido, destaca-se que uma alternativa é usar as etiquetas Radio-Frequency Identification (RFID). Essas etiquetas permitem a identificação de produtos que estejam longes. Assim, você pode controlar esses itens com o uso de dispositivos móveis com conexão à internet.
Agora que você já tem uma visão mais ampla sobre o tema, vamos explorar quais são os seus principais objetivos. Conheça, a seguir, as funções do WMS.
Com o uso de etiquetas do tipo RFID, é possível controlar o seu estoque de forma eficiente, mesmo que esteja à distância. Esse é o tipo de prática que torna mais fácil a localização de produtos e de espaços vagos, evitando problemas como estoque parado ou ruptura de estoque.
Na prática, o WMS é integrado a outros sistemas de gestão da empresa, como ao ERP. Como resultado, o seu negócio pode usufruir dessas informações da melhor forma.
Com a sincronização desses dois sistemas, você terá, de forma automática, o registro dos pedidos no ERP. Em seguida, os processos de envio terão início no WMS. Sendo assim, todos os setores da sua empresa podem trabalhar melhor, controlando os pedidos, estoque e faturamento.
Na verdade, com o uso das soluções de WMS você não vai precisar elaborar nenhum relatório. O próprio sistema gera esse relatório, sendo muito útil, em especial na tomada de decisões de maneira estratégica.
Com os relatórios da sua empresa, será mais fácil entender e conhecer o seu cliente, e como ele está se comportando em relação às mercadorias. Isto é, quais produtos possuem maior rotatividade e quais não são procurados com tanta frequência.
Como o acesso dos WMS pode ocorrer de forma remota (em outros setores da empresa), temos como resultado uma ótima integração entre os departamentos. Por isso, todos os setores conseguem tomar decisões mais assertivas.
Se, para você, o WMS ainda é um tema muito recente, é comum ter dúvidas. E uma das principais entre os iniciantes nesse universo da logística é como o WMS é aplicado em processos logísticos.
Por fim, trouxemos os benefícios ao implementar o WMS na sua empresa, que são:
Se você precisa implementar soluções tecnológicas de logística na sua empresa, conte com a TPL. Acesse o nosso site oficial e conheça os serviços que contribuirão com o saving da sua operação e melhor performance logística.