O comércio eletrônico é uma realidade no mundo dos negócios por facilitar as compras dos consumidores. Mas será que a logística também é simples? Confira!
Ter que se deslocar para uma loja a fim de realizar uma compra com certeza é uma prática antiga. Atualmente, você tem à sua disposição a possibilidade de comprar roupas, calçados e objetos a um clique de distância.
Estamos falando do comércio eletrônico, que não é mais uma novidade, e sim uma realidade. Assim, o consumidor atual pode aproveitar a comodidade de adquirir produtos em casa, descontos e receber o que precisa no conforto do lar.
Porém, mesmo com toda essa facilidade, o gestor enfrenta alguns desafios, e é sobre isso que falaremos a seguir.
A logística no comércio eletrônico é diferente das lojas físicas. Na loja física, o produto já está à vista do consumidor, e por isso pode ser adquirido de imediato. Então, no e-commerce, é preciso oferecer algo semelhante a isso, como o envio rápido aos clientes.
E este com certeza é um dos maiores desafios das lojas virtuais: entregar o mais rápido possível o produto ao cliente, sem comprometer a qualidade do pedido. Nesse sentido, é preciso garantir que uma cadeia de suprimentos seja planejada e executada com excelência.
Cada processo depende da sua etapa antecessora: para que um pedido seja concluído com rapidez, os produtos devem ser embalados com cautela, conferidos, localizados rapidamente no estoque, organizados no armazém e comprados com antecedência.
A entrega de um pedido depende de muitos processos, e esse conjunto de operações é conhecido como logística. Como anda a logística do seu negócio?
Como vimos, no comércio eletrônico, é preciso ter uma logística bem planejada e amarrada. Não dá para simplesmente oferecer produtos de qualidade para o seu consumidor: ele deseja uma experiência de compra completa, desde um bom atendimento até a entrega ágil e sem problemas dentro do prazo indicado.
Mas, como dá para perceber, não é tão simples oferecer isso para os clientes. Conheça os principais desafios do e-commerce e como superá-los.
1. Modernizar os atuais processos
Processos manuais são mais propícios a falhas, logo, o ideal é torná-los modernos e automatizados. No entanto, essa não é uma prática tão simples para adotar nas empresas, dependendo ainda de um enorme investimento.
A solução para isso é utilizar plataformas online (que não exigem a instalação e funcionam na nuvem) que englobam as principais soluções logísticas para o seu negócio.
2. Falha na comunicação
Imagine a seguinte situação: um produto está disponível no site para a compra, e um cliente adquire esse item. No entanto, na realidade, essa mercadoria não se encontra no estoque e não há previsão de reposição no armazém. Isso poderia ter sido evitado com a comunicação entre os setores de venda e de estoque.
Essa falta de comunicação pode causar grandes problemas ao seu negócio, como a insatisfação dos clientes, queda de vendas e baixa demanda. Este mesmo exemplo poderia ser aplicado em outra situação, como a entrega de pedidos no endereço incorreto (falta de comunicação das equipes de transporte e de expedição).
Para resolver esse cenário, você pode adotar uma logística integrada no comércio eletrônico, promovendo a comunicação fluida entre todos os departamentos. Assim, é mais fácil transmitir informações dessa maneira, garantindo uma execução excelente de todas as etapas.
3. Logística reversa
Por fim, o último desafio que o comércio eletrônico enfrenta com frequência é a realização de uma logística reversa. Esse tipo de logística é responsável por garantir a troca ou devolução de produtos dos clientes.
Dessa maneira, a sua empresa deve estar pronta para qualquer situação como essas, garantindo o direito de arrependimento ou devolução de mercadoria que o cliente solicitar. Mas claro que isso exige uma boa estrutura de frotas e de armazém para receber os itens.
A solução para isso é investir em uma frota maior (mais veículos + profissionais capacitados). Porém, sabe-se que nem todas as empresas estão preparadas para isso, logo, uma solução inteligente é terceirizar a logística do seu negócio.
Como você acabou de perceber, o comércio eletrônico exige uma logística preparada para atender rapidamente aos pedidos dos clientes. Contudo, sabemos que na prática poucas empresas podem arcar com este investimento. Então, o que fazer nessas situações?
Para isso, a terceirização logística pode ser uma solução viável para realizar as suas operações internas. Isso porque, nessa alternativa, você não precisa se preocupar com nenhuma burocracia além do que foi contratado.
Você pode terceirizar algum setor da empresa ou a logística completa: decida qual a melhor opção para o negócio no momento. E se você está em busca dessa alternativa, a Enivix é a melhor solução!
A Platinum Log é uma empresa que oferece logística integrada para o seu negócio. Assim, o nosso foco é a terceirização de operações internas por meio da melhor estratégia fiscal ao recebimento de produtos, acompanhamento de processos e entrega do pedido ao cliente final.
Nós disponibilizamos para nossos clientes a terceirização logística de toda operação (transporte, armazenagem, entrega, e muito mais). Essa é a solução ideal para as empresas que buscam se concentrar no seu sucesso, e que se preocupam no cuidado desde a entrada do pedido até a sua entrega.
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