Dark Store: saiba o que é e para que serve

Dark Store: saiba qual é a sua finalidade e sua importância diante da modernização do mercado. Acesse nosso conteúdo e saiba mais sobre o tema!
Dark Store: saiba o que é e para que serve

Dark Store: saiba qual é a sua finalidade e sua importância diante da modernização do mercado.

Com o aumento das compras online, as empresas precisam buscar novas estratégias de logística a fim de prestar um serviço de qualidade. Dentre as opções de soluções, encontramos a Dark Store. Por isso, entenda o que é e para que serve essa estratégia.

Em resumo, é possível definir a Dark Store como uma estratégia de transformação do estoque da empresa. Esse estoque se torna, portanto, um centro de distribuição. Desse modo, esse centro de distribuição tem como intuito tornar a experiência do consumidor ainda melhor com as entregas.

Conceito de Dark Store

Neste momento inicial, é de suma importância conhecer o que é a Dark Store. Sendo assim, essa estratégia surgiu com a finalidade de transformar as lojas físicas em fulfillment centers, que são centros de distribuição urbanos. O principal objetivo é tornar a expedição de produtos mais ágil.

Na verdade, essa não é uma tendência atual, pois os Estados Unidos, por exemplo, já investiram nessa estratégia. O que impulsionou a sua implementação no país foi o aumento das compras online, no período de pandemia do novo coronavírus.

Dessa maneira, a Dark Store funciona como um ponto destino ao armazenamento de itens, separação (ou picking), embalo dos produtos (packing) e envio da mercadoria. Destaca-se que esses espaços são menores que o estoque convencional e, de preferência, estão localizados no centro da cidade.

Sendo assim, esse centro de distribuição permite a same day delivery (entrega no mesmo dia) e o next day delivery (entrega no dia seguinte). Os clientes gostam muito dessa logística, o que aumenta a satisfação dos consumidores.

Principais modelos usados de Dark Store

Ao falarmos em Dark Store, existem alguns modelos que podem ser utilizados para a implementação dessa estratégia, como as seguintes:

  • Modelo total: esse modelo se refere à transformação de uma loja inteira em um centro de distribuição. Nesse caso, o local não é mais destinado a venda presencial; e
  • Modelo híbrido: como o nome já propõe, nesse modelo, uma parte da loja irá atender os pedidos online e a outra para o público em loja física.

Seja qual for o modelo implementado na empresa, é de suma importância lembrar que a Dark Store tem como intuito aproximar dos clientes o seu estoque, tornando a entrega econômica e rápida.

Entretanto, é nítido que a implementação dessa estratégia leva tempo e exige gestão da cadeia de suprimentos e gestão de logística. Logo, é preciso avaliar todos os dados e estatísticas do negócio antes do investimento na Dark Store.

Esse é o momento ideal para adotar a Dark Store?

No atual cenário que nos encontramos, esse é o momento ideal. Isto é, o cenário agora é de pós-pandemia, após uma queda em diversos setores, como o varejista. Por esse motivo, esse é o cenário de investimento em estratégias como a Dark Store.

Com base em pesquisas divulgadas pela NZN Intelligence, cerca de 74% dos consumidores no Brasil preferem as compras online ao modelo tradicional. Esse estudo foi realizado em 2019.

Já em 2020, o índice MCC-ENET traz um aumento de 73,88% em relação aos e-commerces no país. Ou seja, todos esses dados nos trazem uma realidade nova, em que as compras são feitas, de maneira significativa, através do meio digital.

Principais benefícios da estratégia da Dark Store

Após entender como funciona a Dark Store, trouxemos alguns dos principais benefícios dessa estratégia para a sua empresa.

Ter uma last mile mais tranquila

O primeiro benefício é ter uma last mile mais tranquila, pois essa etapa está entre as mais preocupantes no processo de entrega. É nesta fase que a empresa pode conquistar a satisfação dos seus clientes.

Entrega mais eficiente

Outra vantagem é que a Dark Store permite que as entregas sejam eficientes, por conta da capilaridade da empresa e de uma localização estratégica. Com isso, os produtos podem ser estocados com base nas regiões que possuem demandas maiores, tornando o dia a dia ágil.

Melhorar a performance dos espaços físicos

Com a Dark Store, a sua empresa terá um centro de distribuição cujo espaço é menor que o convencional, fazendo com que o fluxo de trabalho seja simples. Outros processos serão mais fáceis, como o picking (separação) e o packing (preparar os produtos para expedição).

Ter diversas opções de entrega

Os consumidores gostam de ter diversas opções de entrega, até para se sentirem mais livres na hora de realizar uma compra. Isso significa que a sua empresa deve oferecer aos clientes a entrega tradicional e a especial (no mesmo dia ou no dia seguinte).

Fidelizar os clientes

Por fim, o último benefício que trouxemos é a fidelização de clientes, pois, com esse novo sistema logístico, os consumidores irão perceber como o seu negócio tem uma eficiência que nem todas as empresas têm.

Principais fatores a considerar antes de colocar a Dark Store em prática

Antes de implementar a Dark Store no seu negócio, é importante levar em consideração alguns fatores, tais como:

  • Observe o disposto na legislação local no que se refere ao manuseio e armazenamento dos produtos no estoque
  • Escolha o modelo ideal de dark store de acordo com as necessidades e demandas da sua empresa
  • Tenha uma localização privilegiada para ter eficiência logística
  • Elabore um orçamento com todos os custos para a implementação dessa estratégia
  • Mantenha o funcionamento contínuo

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