Você realiza com que frequência um inventário logístico na sua empresa? Conheça a importância dessa prática e quais são os principais tipos!
Ter um bom controle de estoque de uma empresa pode evitar problemas como o excesso de mercadorias paradas ou falta de produtos que tenham grande demanda de venda. Esse processo deve ser feito através de um inventário logístico.
Esse inventário logístico pode ser entendido como um levantamento detalhado envolvendo todos os itens armazenados em uma área destinada para isso. Em outras palavras, este inventário é, basicamente, uma lista de todos os produtos em um estoque.
Manter esse inventário atualizado é primordial para as empresas, uma vez que, quando as empresas têm ciência dos produtos estocados, é possível tomar decisões mais assertivas. Mas qual o modelo ideal para a minha empresa fazer um levantamento de produtos armazenados?
Para tomar essa decisão, conheça os principais tipos de inventário!
O inventário logístico é um levantamento detalhado dos itens armazenados em uma área de estoque. Essa é uma etapa logística fundamental para o desenvolvimento de um e-commerce, estando presente no processo de fulfillment.
Nesse sentido, o seu principal objetivo é fazer com que os gestores tenham conhecimento sobre o que está acontecendo no estoque – o que está disponível, o que necessita de reposição e como o atual estoque pode atender as demandas frequentes.
Além disso, é importante destacar alguns aspectos legais sobre o inventário logístico, afinal, existem algumas normas e leis que regulamentam um inventário. No Brasil, por exemplo, o órgão responsável por essa fiscalização é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Sendo assim, periodicamente, todas as empresas têm o dever de apresentar um demonstrativo financeiro aos órgãos do Governo. Isso porque o estoque de mercadorias possui uma ligação direta com o patrimônio da empresa e, portanto, tem um valor relevante – devendo estar presente no balanço financeiro do seu negócio.
Destaca-se que a lista de produtos de um inventário não considera apenas aqueles estocados em instalações próprias, mas também os estocados em regime de consignação e em trânsito. Há ainda casos em que as empresas terceirizam a sua armazenagem.
Podemos contar com três diferentes classificações para o inventário logístico. Cada tipo de inventário possui a sua finalidade, e por isso é importante conhecer cada uma delas de forma detalhada. É sobre isso que veremos a seguir!
O inventário geral de estoque pode ser conceituado como a listagem de todos os produtos estocados na empresa. Ao contrário do que acontece em outras classificações de inventário, o inventário geral inclui todos os produtos e áreas do seu negócio.
Desse modo, a realização do inventário geral é uma atividade que necessita de muitos recursos de tempo de operação. No geral, as empresas realizam esse inventário somente uma vez no ano, o que já coincide com a sua prestação de contas com os órgãos governamentais – um gasto só!
O inventário cíclico, rotativo ou contagem cíclica, é aquele que realiza a contagem de todos os produtos levando em consideração um período específico. Em outras palavras, essa técnica se baseia na divisão do estoque geral de produtos em mais de uma parte a fim de que o inventário possa ser feito de maneira cíclica.
Na prática, isso significa que a cada ciclo indicado pela empresa é realizada uma listagem de uma das partes do inventário de estoque – e não geral, como acontece no tipo citado anteriormente.
Portanto, essa é uma técnica de inventário logístico mais comum no setor de armazenagem. Por meio do resultado obtido no inventário cíclico, o gestor pode ter uma visão ampla sobre o estoque por uma parcela dele.
Esse é um método muito parecido com o que vemos no inventário tradicional, no entanto, ele traz algumas particularidades. Por exemplo, o intervalo de tempo é livre, podendo ser mensal, semanal ou diário.
Isso varia de acordo com o tamanho do estoque e da empresa. Além disso, não é necessário realizar o inventário em todo o estoque, apenas em uma parte. E por fim o inventário cíclico não precisa paralisar outras atividades para acontecer.
O inventário logístico parcial é feito com base em uma contagem de uma parte específica dos produtos de uma empresa. Ele realiza o controle de uma parte do estoque, com foco em alguns produtos ou mercadorias específicas.
Desse modo, o inventário parcial é utilizado em empresas que possuem grandes depósitos. Sendo assim, é realizada a contagem de parte do estoque. Cabe ao setor logístico da empresa estabelecer uma divisão e os períodos de contagem das mercadorias.
O maior benefício do inventário logístico é o cumprimento da legislação. Afinal, diante do descumprimento total ou parcial desta atividade, você pode receber multas e penalizações dos órgãos de fiscalização.
Mas além disso o inventário também traz outros benefícios, como:
Esse tipo de burocracia tira você do sério? Então, conte com uma empresa que pode te ajudar: a Platinum Log!
Gerenciar os serviços de armazenagem e todo processo logístico nunca foi uma tarefa fácil, e isso inclui a realização de inventários. Um armazém vai muito além das prateleiras: seu negócio precisa de gestão logística profissional, e para isso conte com a Platinum Log!
A Platinum Log oferece soluções terceirizadas para o seu negócio, incluindo a etapa de estocagem, em que é feito um controle de inventário de todos os produtos do armazém. Esse processo tem como objetivo evitar danos nos produtos, inclusive desvios que possam vir a acontecer durante o percurso.