O Brasil possui uma carga tributária muito pesada, porém, você pode usufruir de alguns benefícios fiscais para transporte de cargas. Saiba como!
O sistema tributário no Brasil hoje é tido como um dos mais complexos e pesados. Por isso, as empresas costumam ter prejuízo nesse quesito, influenciando no investimento de outros setores, como o da logística.
Atualmente, a estimativa é que os créditos para operadores logísticos representem cerca de 50% do valor investido nos serviços. Esse é um percentual muito alto, e significa que boa parte do seu investimento se destina aos tributos pagos.
Nesse sentido, é interessante conhecer os principais benefícios fiscais para transporte de cargas.
O transporte de cargas requer uma certa atenção dos gestores, no que se refere aos encargos tributários envolvidos. No geral, esse transporte ocorre por meio da via rodoviária e multimodal. Contudo, seja qual for a via escolhida por sua empresa, saiba que é necessário ter um planejamento.
Antes de explorar os motivos para que você invista em um planejamento fiscal, é importante conhecer os principais tributos cobrados. São eles:
Além desses impostos, é possível que a sua empresa precise pagar outros tributos, como o INSS, IRPJ, CSLL, PIS/PASEP e COFINS, por exemplo. Saiba, ainda, que as alíquotas de cada imposto varia de acordo com o município – e por isso é importante estar atento ao planejamento fiscal.
Dito isso, confira a seguir alguns dos motivos para investir no planejamento fiscal.
Ao contar com o planejamento fiscal, é possível diminuir os seus custos, pois a carga tributária ocupa uma boa parte dos seus investimentos. Sendo assim, com este planejamento, você pode acompanhar isenções e reduções nos impostos, se for o seu caso.
Inclusive, é muito comum encontrar isenções para certos tributos no setor de transporte de cargas. No geral, essa isenção se relaciona com o material que está sendo transportado e com a natureza do serviço.
Claro que essas leis não são gerais, elas variam com base no município e estado. Você pode encontrar uma possibilidade de isenção em Minas Gerais, e a mesma não se aplica na Bahia, por exemplo. Por isso, é de suma importância que você invista no planejamento fiscal.
Outro motivo para que você invista no planejamento fiscal é agregar agilidade aos processos de verificação fiscal e auditoria. Essas tarefas costumam exigir bastante tempo e cautela. Com um planejamento fiscal, você pode elaborar um processo estruturado e adequado para a sua empresa. Caso contrário, é possível se prejudicar com custos adicionais.
Assim como ocorre em outros setores, o de transporte de cargas possui certos tributos que precisam ser pagos no dia correto – e isso é fiscalizado por alguns órgãos públicos (depende do tributo). Se houver algum erro com um tributo na sua empresa, você pode sofrer com consequências graves.
Logo, evite problemas com a fiscalização tributária e conte com um planejamento fiscal. Isso é importante até mesmo para aproveitar benefícios fiscais!
Que a carga tributária das empresas é pesada, isso você já entendeu. Mas será que não existe nenhuma forma de diminuir o valor dos tributos? Na verdade, tem sim! Você pode aproveitar alguns benefícios fiscais a depender do tributo, confira algumas opções a seguir.
O ISS e o ICMS são tributos muito presentes no custo fiscal de um transporte de cargas – isso sem contar com o IPVA e o IR. Porém, esses tributos podem sofrer uma redução ou serem isentos de uma empresa, com base nas condições trazidas em lei.
Por exemplo, o ICMS não incide sobre transporte de produtos que tem como destino a área hospitalar e da saúde, livros, educação e outros. E essa isenção cobre os produtos importados também. Essas áreas aproveitam um transporte de cargas mais acessível.
Contar com estruturas societárias distintas (organizações hierárquicas) pode afetar a fiscalização e os tributos do seu negócio. Isso porque existe uma divisão nos custos, o que diminui a carga tributária. Porém, isso depende dos acordos internos firmados entre vocês. A criação de uma nova sociedade lhe dá o poder de estabelecer novos termos legais. Assim, todos saem no lucro!
O transporte de cargas é um setor que permite a sua atuação pela via multimodal, isto é, envolvendo transporte aéreo, fluvial, rodoviário e mais. Assim, é possível diminuir a sua carga tributária atuando em conjunto com outras empresas. Lembre-se, somente de combinar todos os termos legais antes de iniciar essa parceria.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o site da Platinum Log e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.