Last mile: conheça a sua importância para o processo de logística da sua empresa e entenda como funciona esta etapa de distribuição.
É possível entender o last mile como uma etapa final de distribuição. No entanto, ela requer uma certa atenção, tendo em vista que é mais complexa por envolver algumas variáveis que influenciam na eficiência do processo.
Para exemplificar, imagine que um cliente realizou uma compra através do seu canal online. Assim, existe um período entre a confirmação da compra até a entrega do produto. É preciso seguir à risca o prazo que foi dado ao cliente. Entenda melhor como funciona o last mile e para que serve.
Inicialmente, é de suma importância destacar que o Last Mile se refere à última etapa da entrega de um produto, ou seja, é o percurso entre o centro de distribuição da empresa e o destino final (cliente). Existem outras etapas, como o First Mile e o Middle Mile, mas hoje o nosso foco é o Last Mile.
Ressalta-se que a satisfação dos seus clientes possui uma relação direta com essa etapa do Last Mile. Afinal, ele pode se decepcionar com o serviço prestado e influenciar outros possíveis compradores. Com relatos negativos, é possível que muitos desistam da compra.
A Forrest & IBM divulgou uma pesquisa que indica que a cada 10 consumidores, 7 não realizam uma compra no mesmo local que proporcionou uma entrega ruim. Desse modo, não há motivos para não investir na melhor execução dessa fase.
Até porque o ramo varejista é muito competitivo, e qualquer experiência negativa pode te prejudicar nesse meio. A sua empresa deve entregar as melhores condições de entrega possível. Caso contrário, outra empresa fará isso.
Além disso, o Last Mile é responsável por fechar uma experiência. Isto é, se, ao longo do processo de compra, algum serviço não foi prestado de maneira correta, essa etapa pode ser a responsável por ganhar o cliente.
Quando pensamos no Last Mile, é preciso levar em consideração as variáveis e o que pode acontecer nessa etapa. As principais hipóteses são:
Por isso, a sua empresa deve contar com a melhor equipe para ordenar essa etapa, a fim de garantir a eficácia e o cumprimento do prazo de entrega. Nesse cenário, surge a Platinum Log, com a solução dos processos de logística que o seu negócio precisa.
Como você já pôde perceber, o Last Mile é uma etapa crucial para a sua empresa. Portanto, saiba a seguir como é possível melhorar a execução desse processo.
Diversificar as opções de entrega
Uma maneira de melhorar o last mile é através da diversidade das opções de entrega. Sendo assim, a sua empresa deve colocar à disposição do cliente as alternativas diversificadas de entrega, como:
Acompanhamento do status
Os clientes hoje em dia gostam de acompanhar o status do seu pedido, isto é, se já foi separado, saiu do centro de distribuição e está à caminho do endereço. Dessa maneira, busque implementar na sua empresa sistemas de rastreamento.
Assim, o consumidor poderá acompanhar em tempo real o que está havendo com a compra realizada. Nesse cenário, ainda é interessante citar uma interface de comunicação, permitindo o contato entre a empresa e o cliente.
Serviços de transportadoras
Com base em uma pesquisa realizada e divulgada pela ABComm, mais de 90% dos e-commerces no Brasil utilizam o PAC para as suas entregas – um serviço prestado pelos Correios. No entanto, essa modalidade está sujeita a diversos fatores que podem prejudicar a sua empresa, como é o caso da greve.
Com isso, os serviços do setor privado podem ser a opção ideal para o seu negócio. Claro que eles também podem sofrer alguns prejuízos, porém, de forma reduzida. Assim, a melhor opção é investir em um serviço de transportadora, desde que seja de qualidade e com um lead time menor.
Diversidade dos centros de distribuição
Ao contar com diversos centros de distribuição, a sua empresa poderá atender de forma ágil e eficiente os clientes. Desse modo, esses centros podem ser tradicionais ou modernos (com cross docking, por exemplo).
O Last Mile tem apresentado uma evolução sigificativa no mercado varejista e nos demais setores. Os principais motivos para isso são a conectividade da população atualmente e as condições atrativas de uma compra online.
Dessa maneira, é possível afirmar que a Last Mile possui um grande impacto na mobilidade urbana, e a tendência é que aumente ainda mais. Por esse motivo, as empresas de tecnologia, bem como de logística, estão investindo no desenvolvimento de meios de entrega.
Esses meios de entrega são mais alternativos, como o uso de inteligência artificial, robôs e drones, por exemplo. Embora essa seja uma realidade distante no Brasil, em outros países essas opções já estão sendo implementadas.
Os drones e os robôs são soluções inovadoras e que prometem modificar esse setor. Afinal, eles não estariam sujeitos a congestionamentos e conseguem se deslocar com mais facilidade. Inclusive, o drone é a grande aposta para as entregas que ocorrem no mesmo dia (Same Day Delivery).
O Last Mile é responsável por oferecer boas condições de entrega ao cliente, acompanhamento do status do produto e outros fatores. Logo, ele é primordial para as empresas que pretendem se destacar em suas respectivas áreas de atuação.
Dessa maneira, é necessário contar com o auxílio de uma solução logística, como a Platinum Log. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que a sua empresa precisa!