Qual será o futuro da logística? Ainda não sabemos e não temos como prever, porém, é possível ter uma noção com base nas principais tendências. Confira!
Muito se comenta sobre o que podemos esperar do futuro da logística, porém, mesmo com todos os palpites, a verdade é que o amanhã é bastante incerto. Novidades são lançadas a todo momento e não há como parar essa evolução!
Em paralelo a isso, as empresas precisam se manter com o clima moderno de atualização sobre o mercado, isto é, adotar as novas tendências para se destacar frente à concorrência. Pensando nisso, hoje trouxemos as principais tendências para o que entendemos como futuro do setor logístico. Confira!
O mundo da tecnologia é dinâmico, pois a cada dia são desenvolvidas novidades com um objetivo principal: otimizar e melhorar processos. As tendências na logística não são diferentes, afinal, as atividades desse setor eram 100% manuais há um certo tempo, porém, isso dificultava o controle das operações, o que gerava falhas e prejuízos.
Nesse sentido, a integração das áreas, as planilhas de controle, a automação de estoque e os sistemas de gestão começaram a surgir. O que tiramos de todo este cenário? Que o mercado está cada vez mais diferente e moderno, por isso, é fundamental que a tecnologia seja acompanhada, de modo a buscar uma vantagem competitiva e oferecer ao cliente um alto nível de serviço.
A principal função de cada inovação logística é proporcionar agilidade trazendo soluções e crescimento para a gestão, além de auxiliar sua empresa a obter uma visão geral dos recursos favoráveis para o desenvolvimento do seu negócio. Logo, essa é a importância de manter o seu alerta sobre as tendências para o futuro da logística!
Sem mais delongas, confira agora algumas tendências para o futuro da logística que não podem sair do radar da sua empresa!
1. Internet das Coisas
A Internet das Coisas chegou para integrar os aparelhos eletrônicos utilizados por uma empresa, a fim de melhorar os controles e a integração de informações. A principal vantagem dessa tendência é a melhoria no monitoramento das atividades, isso porque um transporte poderá ser monitorado em todas as etapas, além das operações dentro da fábrica: tudo isso utilizando, por exemplo, um smartphone.
2. Entrega por drones
Um dos maiores custos logísticos mais representativos dentro de uma empresa é com transporte, além de ser uma operação difícil de ser controlada e otimizada. Por isso, utilizar drones para fazer as entregas é uma tendência para economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, agregar mais eficiência às entregas, com a redução dos prazos informados. Porém, saiba que essa tendência ainda tem um longo caminho para ser utilizada em larga escala.
3. Logística reversa
A logística reversa é tendência e uma necessidade do mercado e do meio ambiente. Negócios sustentáveis têm mais espaço no mercado, e os clientes estão escolhendo empresas que adotam a logística reversa em suas operações. A ideia aqui é acompanhar um produto durante todo o ciclo de vida, para que, ao final de sua utilização, ele seja destinado ao descarte adequado.
4. Entrega antecipada
A entrega antecipada é uma maneira de prever as decisões de compra dos clientes e despachar o produto antes do pedido ser feito. O objetivo é aumentar a satisfação dos consumidores. Como outras tendências citadas, essa tecnologia necessita de um sistema para verificar padrões de comportamento dos clientes antes de funcionar na prática.
5. Digitalização da cadeia de suprimentos
De maneira geral, a digitalização é a conversão de processos manuais ou documentos em versão digital e automatizada. A novidade vai chegar na cadeia de suprimentos, fazendo uso da tecnologia e de ativos digitais e físicos para redesenhar os processos do setor. Assim, as empresas aumentam a sua velocidade, além da dinâmica e a consistência das operações relacionadas à cadeia de suprimentos.
6. Inteligência artificial
Já adotada em outros setores, a inteligência artificial tende a ganhar espaço no futuro da logística. Existem diversas possibilidades para integrá-la às operações do dia a dia, como é o caso dos veículos autônomos, desenvolvidos para funcionar sem motoristas humanos, e dos robôs que ajudam a agilizar os processos da cadeia de suprimentos.
7. Logística omnichannel
Omnichannel, ou omnicanal, é uma estratégia de uso simultâneo de diferentes canais. No campo da logística, isso surge como uma possibilidade para melhorar o compartilhamento de informações, que com certeza é um dos maiores desafios das companhias de logística. Com canais integrados e funcionando ao mesmo tempo, a transmissão de dados torna-se mais prática e ágil.
8. Sistema de Tracking
Outra inovação para o futuro da logística é o sistema de tracking. Monitorar a mercadoria enviada tornou-se indispensável para a fluidez dos processos logísticos, além de ajudar na gestão das informações do negócio. Nesse sentido, vale a pena investir em um bom software de monitoramento de cargas, como o oferecido pela Platinum Log.
Com o Tracking Personalizado (TMS) da Platinum Log, você tem acesso a um panorama completo do seu pedido em tempo real. Você acompanha desde o momento em que ele é recebido em nosso Centro de Distribuição, passando pelas etapas de descarregamento, rota, processo de entrega, até alcançar o status de entrega realizada.
Nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística.
A integração perfeita entre sistemas agiliza processos, reduz erros e proporciona maior controle sobre todas as etapas, desde a entrada de pedidos até a entrega final. Com a Platinum Log, sua operação alcança um novo nível de excelência e eficácia.
Entre em contato e conheça melhor a nossa tecnologia, que promete ser o futuro da logística!