Quer entender mais sobre o mundo B2B? Então, confira tudo sobre logística Business to Business e saiba como atuar com este modelo de negócio!
Escolher um modelo de negócio para a sua empresa não é uma tarefa simples. É preciso levar diversos fatores em consideração, como quem será o seu cliente ideal, quais produtos serão comercializados e como será essa atuação. Para nortear essa decisão, você pode considerar os modelos B2B e B2C, por exemplo. Por isso, hoje você vai conferir tudo sobre logística B2B!
A logística B2B significa Business to Business, uma expressão em inglês utilizada para se referir a empresas que comercializam produtos e oferecem serviços para outras empresas. Isso significa que o B2B pode ser definido como um modelo de negócio de empresa para empresa, quando uma adota o papel de fornecedor e a outra de cliente.
No mercado B2B, não costuma existir um ponto de venda. O que há é a construção de um relacionamento e de valor agregado ao produto ou serviço. Isso porque as vendas são feitas pessoalmente através de um representante comercial.
Outro ponto marcante que nos ajuda a entender tudo sobre logística B2B é a complexidade das vendas. Afinal, o produto ou serviço pode ter um valor mais elevado, o que requer um processo de venda elaborado para convencer o cliente de que o que está sendo oferecido vale a pena. Além disso, no mercado B2B costuma incluir diferentes tomadores de decisão, o que contribui para esse nível de complexidade das vendas.
Quanto às formas de pagamento, destaca-se que elas diferem entre os tipos de negócio. No B2B, as formas mais utilizadas são o crédito e boleto faturado, tudo controlado por meio do ERP. Do inglês, Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado, este é um sistema essencial para os comércios eletrônicos, pois melhora os processos internos e integra as atividades de diferentes setores. Integração é a chave!
Para realmente entender tudo sobre logística, é preciso traçar um paralelo entre as diferenças dos modelos B2B e B2C. O principal fator que distancia o conceito de B2B e B2C está no cliente que adquire o produto ou serviço.
No B2B, como foi dito acima, uma empresa compra de outra empresa. Por outro lado, no B2C, o cliente é o consumidor final, uma pessoa física. Contudo, é possível mencionar outros fatores que distinguem esses dois modelos de negócio. São eles:
Nas vendas no modelo B2B, o tempo que o cliente precisa para fechar negócio é mais longo do que no B2C. Isso porque a negociação nesse modelo é mais complexa, uma vez que diversas pessoas participam do processo de decisão. Além disso, as condições contratuais de compra e venda também levam tempo para serem acertadas entre os envolvidos.
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A partir do momento que uma empresa deseja vender uma solução para outra empresa, é necessário levar em conta que há múltiplas pessoas envolvidas na tomada de decisão. Pode, inclusive, existir um comitê para aprovar esses investimentos, ou a compra passar por vários níveis de hierarquia de decisão. No B2C, isso não acontece, pois é o consumidor quem decide sobre a compra.
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Nas vendas B2B, o tamanho da venda por cliente é maior do que o que ocorre nas vendas B2C. Por exemplo, um atacadista vende um volume muito maior para cada varejista do que a quantidade que o varejista vende para o consumidor final. Isso sem contar que as empresas costumam comprar também bens de capital de alto valor, como máquinas e equipamentos. Ou seja, o valor de cada venda também é bem alto.
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A frequência e recorrência nas vendas B2B é muito maior do que as vendas B2C. Afinal, é mais fácil para o consumidor final trocar de marca do que uma empresa fazer isso com os seus fornecedores. De maneira geral, a tendência é que as empresas renovem o contrato com o fornecedor, principalmente se ela estiver satisfeita com o desempenho do serviço ou qualidade do produto. Isto é, no mercado B2B, as vendas são mais recorrentes do que no B2C.
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