O controle de estoque evita prejuízos financeiros na sua empresa e garante a satisfação dos clientes. Saiba como gerir o seu armazém de modo estratégico!
Ter uma gestão eficiente de estoque na sua empresa é primordial para evitar diversos prejuízos, como a falta de produtos armazenados, a perda de itens em razão da validade e até mesmo a compra exagerada de certas mercadorias. A gestão surge como uma solução para esses problemas.
Nesse sentido, é possível afirmar que o controle de estoque é um pilar para conseguir resultados positivos e eficiência na sua empresa. Por isso, trouxemos algumas práticas que podem te ajudar a gerir o seu armazém, confira!
O controle de estoque pode ser entendido como o monitoramento, acompanhamento e análise de todas as mercadorias comercializadas na sua empresa. Todas essas ações têm como finalidade garantir uma boa execução nas próximas etapas – como separação, embalagem e entrega de pedidos.
Para que esse controle seja possível, você deve acompanhar desde a entrada de insumos e mercadorias no seu armazém até a saída desses itens (em razão de alguma venda ou para executar algum serviço).
Ter um estoque equilibrado na sua empresa evita grandes problemas e desafios comuns, como é o caso da falta de produtos altamente procurados ou de matérias-primas essenciais para a produção dos seus produtos. Ele também evita que você tenha custos elevados de armazenagem.
Para realizar esse controle, você pode utilizar qualquer método que se encaixe ao seu negócio, mas nós vamos te recomendar a tecnologia como sua aliada. Por exemplo, o ERP é um sistema que pode te ajudar nesse sentido, além de integrar os seus setores e melhorar o desempenho da empresa.
Muitos lojistas acreditam que o controle de estoque só é necessário em grandes empresas, no entanto, este é um pensamento equivocado. Isso porque todos os negócios precisam controlar o seu armazém, com a ciência das suas movimentações.
Desde as pequenas até as grandes empresas esse controle é essencial para evitar a perda de dinheiro. Ninguém gosta de perder seus investimentos, e isso começa em um controle rigoroso de estoque.
Os empreendedores de primeira viagem devem ter ainda mais rigor quanto a isso, tendo em vista que qualquer prejuízo financeiro pode representar uma grande perda e impedir o seu crescimento.
Além disso, com o controle adequado do seu estoque, é possível criar promoções e precificar os seus produtos com mais facilidade. Essa é uma maneira de ganhar o coração dos clientes!
Por fim, também devemos citar que o controle do estoque ajuda a definir estratégias com base no conhecimento das mercadorias. Em outras palavras, você vai entender quais produtos são mais vendidos e quais não têm tanta saída do armazém. No futuro, você vai repor esses produtos de acordo com a demanda.
Se você acredita que a sua empresa precisa urgentemente de um controle de estoque (e todas devem repensar isso), confira algumas práticas comuns nesse sentido que podem ser úteis para o seu negócio!
1. Faça um inventário do estoque
Comece fazendo um inventário no seu estoque, ou seja, uma listagem com todos os produtos e quantidades que estão armazenados. Esse é um procedimento fundamental para saber o que tem no seu estoque e precisa de atualizações frequentes conforme a entrada e saída de mercadorias.
2. Automatize o seu controle de estoque
Como foi dito anteriormente, a tecnologia precisa ser a grande aliada da sua empresa. Por isso, você precisa de um sistema que faça o controle de estoque diariamente, integrando outros setores, como o de vendas, marketing e financeiro.
Saiba mais: Tecnologia no gerenciamento de estoque.
Imagine que a sua equipe de vendas está oferecendo a um consumidor específico um produto de brinde em razão de algum problema que ele passou com a sua marca. Porém, esse produto está em falta no estoque. Com certeza esse cliente ficará frustrado com o seu negócio e dificilmente retornará.
Um sistema integrado de estoque poderia evitar essa situação!
3. Capacite os seus colaboradores
De nada adianta ter um sistema de última geração para controlar o seu estoque se os seus colaboradores não fazem a mínima ideia de como operá-lo. Por isso, capacite a sua equipe para que eles saibam como gerir o estoque e como manter esse controle. O ideal é que o setor de estoque tenha um líder para gerenciar todos.
4. Otimize o estoque
A armazenagem dos produtos deve ser equilibrada, evitando excessos e faltas. Para isso, você pode adotar métodos de estoque, como o FIFO, FEFO e LIFO, mas também investir em um layout inteligente nesse espaço de armazém. Essa é uma maneira de otimizar o espaço destinado ao estoque, utilizando ao máximo a área que os produtos estão armazenados.
5. Calcule os seus custos de armazenamento
Nem sempre comprar ou alugar um espaço para estocar os seus produtos é a melhor opção. Afinal, o seu negócio pode estar em uma fase volátil, entendendo onde é a localização mais estratégica, se é melhor estar perto dos clientes (em razão da procura) ou dos centros de distribuição (por conta da alta quantidade de pedidos).
Calcule os seus custos atuais de armazenamento e repense a atual forma de estoque. Considere ainda terceirizar esse espaço, diminuindo os seus prejuízos financeiros e garantindo um bom controle de estoque.
Se você precisa de ajuda para ter o controle de estoque no seu e-commerce, conte com a Platinum Log.
Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa (incluindo o estoque), resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. O resultado de uma jornada de compra sem gaps é a fidelização do consumidor e a boa reputação da sua marca.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!