Entre todos os serviços oferecidos por sua empresa, você deseja se destacar no setor de transporte? Então, confira algumas dicas para tornar isso realidade!
O setor de transporte é responsável por tornar realidade o contato entre a sua marca e o cliente final. Por isso, querer se destacar nesse sentido é totalmente compreensível, afinal, você poderá garantir a satisfação do cliente e aumentar a taxa de fidelidade.
O caminho percorrido pela transportadora de carga deverá seguir alguns parâmetros para se manter neste mercado, superando a enorme oferta de serviços e produtos dos concorrentes. Com isso, trazer alguns diferenciais é fundamental para destacar o seu serviço de transporte entre as outras organizações presentes no mesmo setor.
Não basta oferecer aos clientes agilidade no prazo de entrega, mas também entender como encantar o cliente para que ele opte sempre pelo seu serviço. Continue a leitura e saiba mais sobre isso!
Para se destacar no setor de transporte, o primeiro fator a ser analisado é a cultura de inovação: a sua empresa se mantém atualizada sobre as tendências de mercado?
A trajetória da maioria das empresas até chegarem a uma logística eficiente segue um caminho muito longo e que, na maioria das vezes, não é simples. No entanto, a partir das ferramentas que otimizam as operações internas, trazidas pela tecnologia, aliadas a uma boa gestão interna e uma equipe especializada, a empresa pode melhorar bastante a qualidade de seus processos logísticos.
Entretanto, para que isso se torne realidade, é preciso que a empresa adote uma cultura de inovação. Esse tipo de pensamento deve integrar a rotina do negócio, sendo fundamental que os líderes, gestores e gerentes se mantenham em busca de novos recursos e soluções para melhorar as atividades.
Tratando-se do setor de transporte, a realidade segue essa mesma lógica. O uso de softwares de gestão de fretes, como é o caso do TMS (Transportation Management System) – ou sistemas personalizados para este tipo de demanda – pode ser um bom caminho para a empresa começar a inovar.
Esses sistemas auxiliam no monitoramento das etapas de expedição, emissão de documentos, distribuição, roteirização e outras atividades que formam uma logística de qualidade.
Antes de trabalhar com um cliente, ter um relacionamento direto com ele é fundamental. De maneira geral, a comunicação se mostra como a chave do sucesso, uma vez que basta uma falha para desencadear diversos problemas, a exemplo de entregas em endereços errados ou com atraso diante do prazo estipulado (problemas comuns no setor de transporte). Nesse sentido, manter uma comunicação simples facilita a negociação e a experiência do cliente.
Imagine que uma transportadora tem uma entrega, mas não tem ciência que a embarcadora combinou com o cliente uma determinada data e horário. A transportadora vai incluir esta entrega na sua rota previamente programada e pode perder tempo e combustível após descobrir que o cliente não estava no endereço informado, por exemplo.
As ferramentas tecnológicas e as ações definidas para o setor de transporte são o “norte” para definir o modo como a empresa será vista pelos seus clientes, tanto os fiéis quanto os novos. O uso de uma tecnologia que garante este tipo de troca de informações e mantém a comunicação clara pode ser um ótimo aliado na sua gestão de entregas.
A comunicação envolvendo o cliente e a empresa pode ocorrer através do rastreamento e do monitoramento das atividades de entrega. Com isso, o cliente pode acompanhar em tempo real onde está o seu pedido!
Flexibilidade costuma trazer ao cliente uma sensação de personalização, de ter um atendimento totalmente exclusivo. Por isso, o oferecimento de soluções flexíveis no setor de transporte, como formas de entrega caso o envio tenha que ser feito em centros urbanos com restrição de circulação, é uma maneira inteligente de encantar o cliente e mantê-lo interessado na sua empresa.
Inclusive, outro benefício disso é que o atendimento se torna mais satisfatório, uma vez que o transporte de carga personalizado e com o cliente mais próximo aumenta a autoridade da empresa no seu setor e diminui o tempo com tarefas do dia a dia.
Não se limite aos Correios (no caso de empresas de pequeno porte), apesar de ser a opção mais conhecida do setor de transporte. Vá além e ofereça ao cliente uma variedade de opções.
Ao assumir uma postura de flexibilidade, a transportadora consegue se adaptar com facilidade às mudanças envolvendo a embarcadora e o cliente para manter a sua empresa sempre à frente, prevendo demandas e antecipando possíveis problemas.
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