Os custos logísticos estão exigindo investimentos maiores do que o esperado por sua empresa? Veja como reduzi-los sem perder a qualidade dos serviços!
A logística de uma empresa costuma estar presente nos maiores custos. Isso porque o setor logístico abrange os serviços de armazenamento, expedição, transporte e pós-venda, no geral – e tudo isso requer investimento financeiro.
Porém, se o seu e-commerce está enfrentando altos custos logísticos neste momento, saiba como diminuí-los sem comprometer a qualidade oferecida ao consumidor.
O primeiro passo para reduzir os custos logísticos de uma empresa é conhecendo os principais. Este é o momento que você define o que é prioridade (e deve continuar sendo um investimento) e o que não é necessário.
Uma observação interessante é que esses custos começam a surgir após o CMV, custo das mercadorias vendidas. Afinal, alguns custos são atribuídos à fabricação das mercadorias e outros são destinados ao estoque e à distribuição.
Na maioria dos casos, as empresas não têm controle sobre os custos do setor logístico e acabam não visualizando os pontos que podem ser reduzidos nas operações. E é neste momento que os gestores e líderes começam a ter problemas financeiros.
Mais importante do que reduzir os custos logísticos é ter noção deles. Por isso, conheça os principais custos que podem se repetir na sua empresa:
Armazenagem e estoque: com a aquisição, aluguel ou terceirização de um espaço para receber e armazenar os produtos ou matérias-primas.
Movimentação interna: com um layout inteligente para os produtos e máquinas para movimentar materiais dentro do estoque.
Etapas internas: o picking e o packing são exemplos de etapas internas que exigem um alto custo e estratégia.
Transporte: custos com o veículo, operadores para os automóveis, combustível, manutenção e afins.
Após ter uma ampla visão de todos esses custos, fica mais fácil saber como reduzi-los, mantendo a sua qualidade de sempre.
Para diminuir os custos logísticos da sua empresa, você deve implementar novas práticas no dia a dia. Claro que algumas mudanças são imediatas, como o corte de certos insumos ou até mesmo serviços, mas algumas requerem tempo (como economia de energia ou água).
Destaca-se ainda que essas práticas devem manter ou aumentar o nível de rentabilidade dos serviços e produtos. Para isso, verifique o que pode ser mantido como serviço ou produto, possibilidade de aceitar novos tipos de pedidos e analisar se a terceirização pode melhorar a atuação do seu e-commerce.
Dito isso, confira o que pode ser feito para reduzir os seus atuais investimentos na logística.
1. Otimize o seu espaço de armazenamento e estoque
O estoque nem sempre recebe a atenção que merece dos gestores e líderes de empresas. No entanto, essa é uma prática equivocada sobre a importância que as suas mercadorias armazenadas precisam.
Por isso, o ideal é que o seu armazém seja bem planejado, facilitando a localização dos itens que você precisa separar e embalar para envio. Invista em um layout inteligente para organizar os seus produtos.
Além disso, analise os custos com este armazém, se ele é próprio da empresa ou alugado. Ter um armazém próprio eleva os investimentos, como manutenção do local, colaboradores para manusear os produtos e prateleiras, por exemplo, para acomodar as mercadorias.
2. Monte uma equipe capacitada
A sua equipe deve ser capacitada e especializada para manusear os produtos, desde o seu armazenamento até o transporte. Isso evita, por exemplo, avarias e perdas de certas mercadorias. Lembre-se somente de que isso exige treinamentos frequentes.
3. Conte com a tecnologia
É possível encontrar plataformas e softwares de gestão com facilidade hoje em dia. Esses recursos tecnológicos facilitam o controle de estoque, eficiente nas etapas logísticas e melhor desempenho da empresa. Um exemplo disso é a Platinum Log!
4. Acompanhe os indicadores de desempenho
A sua empresa pode investir em alguns indicadores de desempenho, monitorando o andamento de certas atividades. Um dos principais indicadores é a Curva ABC, que é uma técnica usada para identificar os produtos com maior e menor rentabilidade.
No caso da Curva ABC, os produtos são classificados em A, B e C. Na categoria A, encontramos os produtos que correspondem a cerca de 80% das vendas atuais, ou seja, os mais procurados. Na B, temos os produtos com demanda média, representando 15% das vendas. E por fim na curva C temos os de baixa demanda.
Isso auxilia na realização de estratégias, como campanhas de descontos ou oferecer ao cliente um kit com um produto de cada curva. Além disso, essa é uma forma de organizar o seu estoque, colocando os produtos da curva A com maior visibilidade no estoque para facilitar.
Esses indicadores diminuem os seus custos logísticos de modo a auxiliar na reposição do estoque. Afinal, você não vai comprar com frequência e em grandes quantidades produtos que não têm tanta saída. É importante tê-los, mas não ocupando a maior parte do seu armazém.
5. Considere a terceirização logística para reduzir os seus custos logísticos
A terceirização logística surge como uma solução interessante para a sua empresa reduzir não apenas custos logísticos, mas também qualquer tipo de burocracia que esteja enfrentando neste momento.
Isso porque com a terceirização você não precisa se preocupar com nenhum custo em relação a armazenamento, estoque, capacitação de colaboradores, transporte e afins. Tenha a Platinum Log como a sua aliada para terceirizar a logística do seu e-commerce!
A Platinum Log é a melhor parceria para o seu negócio terceirizar a logística, desde o recebimento de mercadorias até a entrega do pedido ao cliente final. Oferecemos acompanhamento em tempo real de todos os processos logísticos.
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