A entrega de produtos é um fator que influencia de forma direta a experiência do consumidor e, claro, a sua satisfação. Saiba como realizar este serviço com qualidade!
Mesmo com muitas etapas até chegar no envio, de fato, das mercadorias, o cliente costuma ter um contato maior com a sua marca ao receber o pedido. Por isso, a entrega de produtos é um passo primordial para melhorar a experiência que o comprador tem na sua empresa. Saiba como executar esse serviço com qualidade!
A qualidade está aliada ao prazo razoável e custo acessível na gestão da entrega de produtos em uma empresa. Isso significa que as suas entregas devem, antes de tudo, ter qualidade (sem danos e avarias nos produtos), sendo concluídas em um tempo hábil e previsto, além de possuir custos acessíveis para o cliente. Essa combinação de fatores com certeza vai melhorar a imagem que os clientes têm da sua marca.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao aplicar esse conceito na prática, uma vez que há um equilíbrio a ser mantido, como é o caso da redução do prazo de entrega, o que costuma causar impactos na qualidade. O verdadeiro segredo de uma boa entrega de produtos está em descobrir quanto vale a pena investir em qualidade sem interferir no prazo e no custo.
Com o intuito de otimizar pelo menos o prazo, a sua empresa deve adotar uma visão sistêmica dos processos de entrega para que seja possível atuar em todas as operações e manter a sinergia entre elas. O resultado disso é atingir uma melhora contínua em diversos processos e, claro, uma diminuição nos custos envolvidos.
A sua empresa tem à disposição diversas opções de entrega de produtos para adotar, mas isso depende do que você espera para a sua marca. Pensando nisso, hoje separamos as principais alternativas disponíveis no mercado para que você realize o serviço de entrega. Confira a seguir:
Como o nome já nos sugere, a logística própria de entrega de produtos é a que a mesma empresa que vende é responsável pelo envio dos pedidos. As principais vantagens deste modelo são o controle da operação e a centralização de informações do cliente, o que permite a montagem de um CRM completo. Além disso, dessa maneira é mais fácil alterar e trazer melhorias para os processos.
No entanto, este modelo também enfrenta alguns pontos negativos. No caso das lojas menores, pode ser mais difícil executar a entrega própria tendo em vista que o custo é alto — em especial por conta da frota própria e da capacitação da equipe selecionada para este setor.
Outro desafio que costuma surgir nesse modelo é o desvio de estratégia de negócios, afinal, este é um setor que não possui vínculo direto com as vendas.
Outra opção que você pode investir é na entrega de produtos por meio dos Correios ou transportadora, que ocorre quando você terceiriza o processo para outras empresas. Caso essa seja a sua escolha, é de suma importância levar em consideração as diferenças entre a estatal e as opções privadas, de modo a reconhecer as necessidades dos seus clientes e seguindo com a que melhor atende o que a sua marca precisa.
As vantagens são maiores para as lojas menores que trouxemos no tópico acima. Esse modelo é prático para quem está no início da jornada empresarial e ainda tem poucas vendas no mês, já que os seus custos são menores. Além disso, os Correios e as transportadoras contam com integrações com sistemas de gestão, o que facilita o acompanhamento da rota, por exemplo.
Para não trazer apenas benefícios, faça uma análise das suas desvantagens, que estão atreladas ao preço e prazo de entrega — que ficam na mão das empresas contratadas. Principalmente com o foco no cliente final, esses fatores são decisivos para ele realizar ou não a compra. No caso dos Correios, ainda há uma limitação quanto ao peso e tamanho.
O termo fulfillment indica “cumprimento”, “realização”, sendo uma prática que abrange todos os processos logísticos de uma operação de entrega de produtos: a começar pelo armazenamento de estoque, pela separação e embalagem, e vai até a entrega.
É comum encontrar parceiros que prestam todo esse serviço, de ponta a ponta, fazendo com que você foque na sua operação, deixando a logística para quem entende do assunto. Os seus principais benefícios são: redução de custos e economia de tempo.
Afinal, a sua loja não precisa se preocupar com a entrega, já que a empresa de fulfillment que vai cuidar dessas etapas. Essa é uma forma de ganhar escalabilidade para o seu negócio, com o seu time 100% focado em vender.
Porém, cuidado ao escolher seu parceiro nesse processo. A logística é um processo importantíssimo para a realização de uma venda, e seu fornecedor deve estar alinhado com seus objetivos.
Como você percebeu, existem muitas formas de realizar uma entrega de produtos de qualidade, e se este é o seu objetivo, conte com a ajuda da Platinum Log!
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