A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo setor de varejo. Mas você sabe como preparar a logística para Black Friday do e-commerce nesse período?
A Black Friday com certeza está entre as principais épocas mais aguardadas do varejo, e sobre isso não resta nenhuma dúvida. Um exemplo disso é o faturamento no e-commerce, que somente em 2021 obteve a marca de R$ 5,6 bilhões, de acordo com a Neotrust, entre quinta e sexta, e R$ 5,8 bilhões (NielsenIQ | Ebit) de quinta a domingo.
Nesse sentido, em 2022, a data da Black Friday é o dia 25 de novembro, que já possui um agendamento próprio para a última sexta-feira deste mês. Contudo, com o objetivo de que as vendas resultem no sucesso para a sua empresa, você já deve começar com o planejamento de logística para Black Friday desde já.
Dito isso, acompanhe a seguir algumas dicas que podem te ajudar a preparar da melhor maneira a logística para Black Friday em 2022.
A data da Black Friday é realmente uma oportunidade que você não pode deixar passar. E isso não se refere somente às vendas com o intuito de converter esses clientes, mas também de fidelizar os novos consumidores. Logo, estruture bem a logística para Black Friday, pois isso pode render ótimos resultados para a sua loja.
Setor de vendas
O setor de vendas é o responsável por fazer a conversão dos clientes. Isso é importante para diminuir o índice de abandono dos carrinhos, que pode ser causado pelo custo do frete. Para isso, tenha um mapeamento da sua concorrência, trazendo todos os pontos de maior busca pelo consumidor.
Margem de lucro
Trazer vendas para o e-commerce significa que é necessário prezar pelo lucro. Logo, a primeira tarefa é fazer com que o cálculo de frete seja feito de maneira assertiva, sem cobrar um valor elevado (e correr o risco de perder vendas) ou a menos (obtendo prejuízo ao invés de lucro).
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Experiência do consumidor
Crie um setor que vai lidar diretamente com a experiência do consumidor. Você precisa oferecer aos clientes uma experiência digna de recompra. Foque em gerar avaliações positivas, resultando no aumento da taxa de recompra e de novos clientes. Eles serão atraídos pelo feedback positivo e reputação da marca.
Prepare o estoque
Prepare o seu estoque, procurando as melhores negociações envolvendo os fornecedores, pois a comprar com antecedência pode render um ótimo lucro. Ao repassar valores menores para o cliente, essa será a sua vantagem competitiva. Evite o desperdício de mercadorias e a falta de produtos que tenham uma alta saída.
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Conforme os dados publicados pelo estudo do UOL, cerca de 57% do público que se interessa em realizar compras nessa data começam as suas pesquisas dois meses antes do período em questão (tomando como referência o ano de 2021). Dessa maneira, comece com a divulgação das promoções e demais descontos que o seu e-commerce vai investir na Black Friday.
Você precisa encontrar um elemento de destaque em relação aos outros negócios. Com base em um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as principais alavancas entre os atuais clientes são:
Portanto, descubra a sua vantagem competitiva, porém, não deixe de lucrar, pois esse é o objetivo geral. O ideal é que você pense em uma solução boa para o seu negócio e para o cliente.
Diminua o abandono de carrinho
No geral, mudanças simples no e-commerce já são suficientes para reverter o abandono de carrinho. Um exemplo disso é investir em uma boa navegação móvel, diminuindo o tempo de carregamento da página e oferecendo uma calculadora de frete antes do check out.
Conte com novos meios de pagamento
Aproveite que o Pix está em alta e com uma tarifa muito menor do que o uso de cartão de crédito e boleto. Adotar essa modalidade de pagamento vai fazer com que o pedido seja concluído mais rápido e a sua empresa vai receber o mais rápido possível esse valor.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Essa logística se torna ainda mais detalhada no período da Black Friday.
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