A logística é primordial nas empresas que desejam se manter competitivas no mercado, em especial ao organizar o ciclo de pedidos. Saiba como fazer isso!
Para se destacar no seu segmento de atuação, seja ele qual for, é necessário prezar pela qualidade dos serviços e produtos comercializados. E isso tem um peso enorme do ponto de vista dos clientes, uma vez que eles só veem a parte externa da sua logística: o atendimento e a entrega, basicamente.
No que se refere à entrega, uma forma de melhorar esse serviço é organizar o ciclo de pedidos de modo a otimizá-lo, diminuindo o tempo que o consumidor vai esperar até ter em mãos o produto solicitado.
Essa é uma maneira de garantir a satisfação do cliente e aumentar o seu lucro. Saiba como fazer isso!
De forma resumida, o ciclo do pedido de uma empresa é o conjunto de todas as práticas necessárias para que um produto saia da empresa e chegue ao cliente com segurança, sem avarias e dentro do prazo previsto.
No entanto, para organizar o ciclo de pedidos, você precisa levar em consideração o tempo que a sua equipe precisa para a realização de todas as etapas definidas. Nesse planejamento, o intuito é diminuir e acompanhar o tempo de ciclo do pedido, conhecido como Order Cycle Time (OCT).
O OCT hoje é considerado como um dos mais conhecidos e relevantes indicadores de logística, uma vez que mede todo o processo interno de uma empresa. Nessa análise, você tem noção do tempo de experiência de compra do cliente.
Ou seja, isso te dá um bom direcionamento para decidir o que otimizar dentro do ciclo de pedidos.
Um ciclo de pedidos envolve diversas atividades e recursos (como humanos e físicos), impactando de forma direta a rentabilidade do seu negócio. Em caso de alguma falha no processo logístico, provavelmente você sofrerá com desperdícios de insumos e prejuízos financeiros.
Não basta entregar um produto ao cliente, você precisa além: deve ser ágil e fazer isso com qualidade. Caso um pedido demore muito para ser concluído, levando em consideração a data do pedido até a entrega, isso diminui as chances de satisfação do cliente.
É neste momento que surge o OCT para organizar o ciclo de pedidos, tendo em vista que ele avalia o tempo necessário para concluir a solicitação de um cliente. Dessa maneira, é fundamental ter como base o OCT para avaliar todos os pontos que precisam ser otimizados.
Por exemplo, você pode adiantar a aprovação de pagamento, adotar mais de um serviço de entrega ou adotar campanhas de fretes com condições especiais (como o frete grátis).
Por que medir o OCT?
É importante medir o tempo de ciclo do pedido, ou o OCT, por ter uma ligação direta com a satisfação dos clientes – que estão cada vez mais exigentes quanto à sua experiência de compra.
Essa é uma maneira de verificar a viabilidade de campanhas como a entrega expressa. Que o cliente vai gostar disso não há dúvidas, mas você precisa conferir se a sua empresa tem estrutura para esse tipo de estratégia.
Além disso, o OCT é um indicador que otimiza todo o processamento de pedidos, encontrando a causa dos atrasos, falhas, desperdícios e execuções incorretas (isso pode acontecer nas etapas de fornecimento, produtivas e de transporte).
A fim de organizar o ciclo de pedidos da melhor, você pode seguir um passo a passo enxuto com as principais atividades que devem estar presentes nesse processamento. Confira algumas etapas que contribuem para o êxito do seu processo de pedidos.
O intuito é que todas essas etapas sejam ágeis, confiáveis e visíveis. Sem isso, o cliente dificilmente retornará ao seu negócio.
Para organizar o ciclo de pedidos da sua empresa, você precisa ter como principal aliada a tecnologia. Hoje contamos com diversos softwares à nossa disposição para gerir melhor um negócio, e um exemplo disso é a Platinum Log.
Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!