Como organizar a gestão de entrega no e-commerce?

Você sabia que a gestão de entrega é crucial no e-commerce para garantir a satisfação dos clientes? Saiba como essa gestão é importante para o seu negócio!
Como organizar a gestão de entrega no e-commerce?

Você sabia que a gestão de entrega é crucial no e-commerce para garantir a satisfação dos clientes? Saiba como essa gestão é importante para o seu negócio!

Como é realizada a entrega na sua empresa atualmente? Essa é uma decisão que depende de diversos fatores, desde a definição do tipo de transporte até o custo de envio repassado ao cliente.

Pensando nisso, hoje você vai entender como organizar a sua gestão de entrega da melhor forma. Boa leitura!

O que é e como funciona a gestão de entrega dos e-commerces?

É importante entender o que é a gestão de entrega em um e-commerce e como ela funciona na prática.

De maneira geral, essa gestão se refere a um conjunto de práticas realizadas no setor de entregas de uma empresa, logo, essas ações podem ser relacionadas ao frete, custos de envio, tipo de transporte utilizado e afins.

Ocorre que as entregas são realizadas diariamente nos e-commerces, de modo a garantir uma experiência de compra de qualidade aos clientes. Quanto mais rápidas, mais satisfeitos estarão os consumidores – e a gestão de entrega atua nesse sentido.

Sem a gestão (isto é, o controle de todos os processos necessários para a realização das entregas), com certeza o seu negócio estaria exposto a diversos erros e falhas. Alguns exemplos desses prejuízos são:

  1. Atraso na entrega.
  2. Avarias dos produtos durante o trajeto.
  3. Falta de monitoramento da entrega.
  4. Rotas selecionadas de forma aleatória.

Percebe como isso pode gerar grandes prejuízos para o seu e-commerce a curto e longo prazo? A gestão de entrega é, portanto, primordial para o sucesso da sua empresa.

Passo a passo para definir a gestão de entrega do seu e-commerce

Na gestão de entrega, o objetivo geral é fazer com que os bens sejam entregues com agilidade e eficiência ao cliente. Qualquer perda de tempo ou recurso representa um grande prejuízo para o seu e-commerce. Por isso, confira a seguir os principais fatores tratados nessa gestão e como aplicar no seu negócio.

Tipos de frete na gestão de entrega

Um assunto que não pode ficar de fora da sua gestão de entrega é o tipo de frete: qual será o tipo de frete oferecido ao seu cliente? Ele pode ser:

Frete fixo: com um valor fixo, seja qual for o peso, quantidade, preço e volume da compra (costuma ser organizado de acordo com a região de entrega).

Frete grátis: para esse frete, você deve estabelecer uma condição, que pode ser de valor mínimo da compra ou X quantidade de produtos.

Frete fidelidade: essa é uma estratégia interessante para captar clientes, pois se baseia em condições especiais para o consumidor à medida que ele compra os seus produtos.

Frete por região/local: defina frete fixo de acordo com a região ou local, mas cuidado para não perder clientes por não oferecer condições diferenciadas e descontos.

Tipo de transporte

Outra informação que não pode faltar na gestão de entrega da sua empresa é o tipo de transporte que será usado no dia a dia. Ele pode ser próprio ou terceirizado, cabe a você tomar essa decisão.

De um lado, temos o transporte ou frete próprio, que exige o investimento na sua frota, comprando os veículos utilizados, contratação de operadores dos automóveis, capacitação da equipe e local para armazenar essa frota. Ou seja, precisa de um alto investimento.

Por outro lado, você também tem à sua disposição a entrega terceirizada, que retira a necessidade de realizar todos os investimentos citados acima. Isso porque, no contrato de terceirização logística da entrega, já tem todos esses serviços inclusos, desde a frota até as entregas em si – com profissionais capacitados para isso.

É importante destacar que muitos e-commerces investem nos serviços dos Correios para realizar as entregas ao cliente. No entanto, isso pode limitar as suas entregas, uma vez que o órgão não alcança todas as regiões do Brasil e pode demorar para concluir o envio.

Leve todos esses fatores em consideração na hora de decidir sobre a gestão de entrega do seu e-commerce.

Roteirização das entregas e monitoramento

Mesmo que você tenha escolhido a opção ideal de transporte para realizar as entregas do seu e-commerce, saiba que ainda precisa monitorar o desempenho desse serviço. Neste momento, entramos em dois pontos importantes, que são a roteirização e o monitoramento.

De um lado, temos a roteirização, que decide sobre as melhores rotas para realizar uma entrega, levando em consideração o percurso em si, o tempo gasto para a sua conclusão e o estado de conservação das vias. Isso garante uma entrega mais ágil e com menor risco de avarias nos produtos.

Além disso, é necessário adotar um sistema de rastreamento e monitoramento das entregas. Essa é uma forma de manter o cliente atualizado sobre o andamento do envio dos produtos solicitados e ter em mãos um comprovante de entrega caso ocorra algum problema no percurso.

Você acredita que essa gestão é muito complicada para a sua empresa? Então, considere a terceirização logística – e a Platinum Log pode te ajudar com isso.

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