Como o WMS pode controlar os prazos de validade do seu estoque

Você sabia que o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é uma ferramenta poderosa para controlar os prazos de validade do seu estoque? Saiba como!‍
Como o WMS pode controlar os prazos de validade do seu estoque

Você sabia que o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é uma ferramenta poderosa para controlar os prazos de validade do seu estoque? Saiba como!

Ter um software que gerencia o armazém de uma empresa é primordial para otimizar todos os processos logísticos deste setor, e uma ferramenta que contribui para isso é o WMS. O Warehouse Management System, ou apenas WMS, é um sistema de gerenciamento de armazém.

Desse modo, o WMS é responsável por gerir e automatizar operações internas que se relacionem com o estoque e o armazenamento em geral de suas mercadorias. Essa utilização torna mais eficiente a expedição e estocagem de produtos, controlando as etapas de picking e cross docking.

Com todos esses benefícios, o uso do WMS na logística do seu negócio também contribui para o controle dos prazos de validade dos produtos. Afinal, você poderá acompanhar com mais rigorosidade a movimentação de mercadorias (entrada e saída), definindo o melhor momento para despachar certos itens, por exemplo.

Como um software WMS controla os prazos de validade dos produtos?

Na prática, o WMS é uma solução tecnológica que possui integração com a rotina do supply chain (gerenciamento da cadeia de suprimentos), e tem como principal objetivo assegurar a execução de operações internas na sua empresa e prever possíveis falhas nessas etapas.

Para que isso seja efetivo, o WMS conta com alguns recursos, como o código de barras que identifica as mercadorias e fiscaliza a entrada e saída delas. Outro controle que este sistema agrega é o dos prazos de validade, além do número do lote e demais informações.

Caso você não queira investir no código de barras, uma alternativa interessante é a etiqueta RFID, Radio-Frequency Identification. Essa etiqueta é capaz de identificar itens à distância, além de ser operada através de dispositivos móveis, bastando a conexão com a internet.

Como vimos acima, o WMS é capaz de controlar os prazos de validade das mercadorias estocadas no seu armazém. No entanto, este não é o único intuito desse sistema. Conheça outras funções do software de gerenciamento de estoque:

  • Garantir a segurança das mercadorias

Com as etiquetas RFID, você pode controlar à distância as mercadorias, o que facilita a sua localização dentro do armazém e as demais etapas logísticas (como o picking e packing).

  • Integração ao ERP

O WMS pode se integrar ao ERP, um sistema de gestão empresarial, o que resulta em um compilado de dados relevantes. A junção desses dois softwares resulta em um registro automático dos pedidos no ERP que começam o envio no WMS.

Ou seja, você pode aproveitar a sincronização dos processos que ocorrem no armazém de forma eficiente, a começar pela contabilização do estoque até a etapa em que os pedidos são faturados.

  • Gerar relatórios ricos de informações

Nada ajuda mais um gestor a tomar decisões de forma estratégica do que dados precisos sobre o seu negócio. E a boa notícia é que o WMS gera relatórios rápidos sobre o estoque, facilitando na tomada de decisões, como o aproveitamento do espaço físico para armazenar mais produtos, por exemplo.

  • Transferência de produtos entre estoques ou espaços

O WMS é primordial nas empresas que precisam transferir os seus produtos entre estoques ou espaços destinados ao armazenamento. Isso porque este software pode integrar mais de um espaço em um único local, fazendo com que você tenha total controle sobre as mercadorias do negócio.

Atuação prática do WMS em uma empresa

Na prática, o WMS atua desde o recebimento de mercadorias no depósito até a expedição dos produtos, claro, sem esquecer do gerenciamento desses itens. Assim, a sua participação em cada uma dessas etapas logísticas é:

  1. Recebimento: o sistema confere as mercadorias no momento que elas vão para o armazém;
  2. Armazenamento: o WMS organiza os espaços e indica os melhores locais para armazenar cada mercadoria;
  3. Picking: essa fase se refere à separação de produtos para serem enviados, e o WMS atua informando a disponibilidade, reserva, prazos de validade e localização dos produtos;
  4. Produção: nessa fase, o sistema alerta o setor logístico acerca da disponibilidade, ou não, de certos insumos, evitando interrupções desnecessárias na sua rotina produtiva;
  5. Expedição: o WMS fornece relatórios informando quais itens estão à disposição no estoque, o que torna o envio mais rápido para o cliente; e
  6. Gerenciamento: por fim, o WMS é uma peça-chave no controle e gerenciamento do estoque, localizando com facilidade todos os produtos, informando sobre a necessidade de compras estratégicas com base nas informações mais relevantes (como os prazos de validade).

Pretende utilizar o WMS para controlar os prazos de validade do seu e-commerce? Conte com a Platinum Log!

Se você pretende utilizar o WMS para controlar os prazos de validade do seu e-commerce, conte com a Platinum Log

Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. 

A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato