O consumidor sente a necessidade de ter o máximo de informações possíveis sobre a compra, como acompanhar pedido. Saiba como o Tracking pode te ajudar!
Quando um cliente realiza uma compra na sua loja, ele espera ser informado sobre o status dessa entrega, com a opção de acompanhar pedido. Esse já é um serviço oferecido pela sua empresa? Se não, comece a considerar esse investimento, contando com recursos como o Tracking. Entenda melhor sobre o assunto a seguir!
O gestor não pode levar apenas a sua perspectiva em consideração. É necessário pensar também sobre o ponto de vista do cliente. Isso porque muitas vezes o empresário não entende como é importante para o cliente acompanhar pedido. Esse simples serviço pode ser decisivo na satisfação dos consumidores.
Quando falamos “simples”, estamos nos referindo ao acompanhamento do pedido quando feito de forma tecnológica, isto é, lidando com a tecnologia como a principal aliada.
É interessante destacar que o acompanhamento de pedidos auxilia o gestor a planejar o fluxo de trabalho do setor por meio da previsão — já que é atualizada de modo constante a cada nova etapa do processo — de recebimento do produto, agregando um maior controle e confiabilidade no serviço, evitando falhas administrativas e custos por falta de mercadoria ou excesso.
Portanto, ao finalizar o processo logístico sem passar por diversos obstáculos, isso proporciona uma boa experiência de compra ao consumidor, o que pode garantir (ou pelo menos aumentar a taxa) a fidelização do cliente.
Para oferecer ao seu cliente o serviço de acompanhar pedido, é importante estar por dentro de alguns processos. Confira exemplos a seguir.
O ciclo de pedido é o conjunto de etapas e processos que iniciam no momento da entrada do pedido e seguem até a sua entrega ao cliente final, ligando os fornecedores aos consumidores finais. Ter ciência sobre esse ciclo permite ter uma visão macro sobre o processo logístico e entender acerca dos prazos e estágios de entregas de produtos.
A entrega de produtos está sujeita a alguns imprevistos, como a paralisação de estradas, má condições de rodovias, avarias, roubos de carga e outros. Esse tipo de situação costuma impactar significativamente (do ponto de vista negativo) o processo de entrega e afetar os prazos estabelecidos com o cliente. Então, vemos que o processo de mapear e prever os possíveis erros na entrega permite identificar as soluções, a fim de que os efeitos negativos sejam reduzidos ou extintos.
Algumas etapas do processo de envio de produtos podem sofrer variações que afetam o ciclo de envio, como é o caso de problemas no transporte e atraso na transferência dos pedidos. Esses imprevistos causam atrasos na entrega dos produtos e, claro, afetam a satisfação dos clientes.
Agora você vê a importância de compreender os motivos de variabilidade do ciclo de entrega? Para que eles possam ser evitados e você amplie a eficiência do setor.
O tracking é um serviço que permite que as pessoas e empresas acompanhem todo o andamento de um pedido enquanto ele é transportado para o seu destino final. Este rastreamento de entrega costuma ser fornecido por uma empresa de logística ou serviço postal e fica disponível online por site ou app.
Com o tracking, as pessoas conseguem visualizar a localização atual de seu pedido, além da hora de chegada e outra informação relevante, como o status da entrega e possíveis atrasos que possam vir a acontecer.
O rastreamento de entrega é usado por clientes para se manterem informados sobre o seu pacote e planejar a chegada. Também pode ser usado por empresas para rastrear o movimento de mercadorias e garantir que os pedidos sejam entregues no prazo.
Alguns dos benefícios deste serviço são:
Ficou interessado no serviço de tracking para facilitar o serviço de acompanhar pedido para o cliente? A Platinum Log pode te ajudar!
Através de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando assim aos nossos clientes, o acompanhamento de fluxo internos assim como seus indicadores operacionais.
Com o Tracking Personalizado (TMS) da Platinum Log, você tem acesso a um panorama completo do seu pedido em tempo real. Você acompanha desde o momento em que ele é recebido em nosso Centro de Distribuição, passando pelas etapas de descarregamento, rota, processo de entrega, até alcançar o status de entrega realizada.
Além disso, nosso sistema permite a rápida identificação da transportadora, data e horário da última atualização, dados do pedido e endereço de entrega. Com essa funcionalidade, garantimos que você esteja sempre informado sobre o progresso do seu pedido, trazendo confiança e tranquilidade em todo o processo logístico.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!