Manter o controle e a organização de estoque é um desafio para a sua empresa? Então, saiba como o SKU contribui para superar este obstáculo no seu negócio!
Um dos maiores desafios enfrentados por quem empreende é o controle de estoque, afinal, encontrar formas de mantê-lo organizado pode ser o caminho ideal para atingir o sucesso em vendas. Com tantos produtos, classificações incorretas podem gerar desorganização e colocar em risco o faturamento. Então, é de suma importância adotar recursos benéficos para o negócio, agregando eficiência e produtividade.
Para isso, conhecer e entender o que é SKU pode ajudar na sua gestão e fazer toda a diferença. Confira mais sobre o tema a seguir!
Leia mais: Como fazer gestão de estoque de forma eficiente?
SKU é uma sigla que vem do inglês Stock Keeping Unit e, em português significa Unidade de Manutenção de Estoque. Na prática, isso significa que o SKU é um código único para identificar itens e auxiliar na gestão de estoque. Logo, estamos falando de uma combinação formada por uma sequência de caracteres alfanuméricos. Ao ser atribuída a um produto, é capaz de identificá-lo.
Nesse sentido, o SKU é uma estratégia frequente nos marketplaces, lojas físicas, plataformas de e-commerce, armazéns ou outro tipo de negócio que deseja organizar o estoque de modo eficiente.
Confira: Estoque organizado reduz suas perdas
Nesse sentido, o uso do SKU torna o gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos mais simples, o que auxilia no controle do fluxo de produtos. Além disso, com esse código, você está facilitando a categorização dos produtos em estoque. O dia a dia da sua empresa com certeza será mais prático!
Com a devida padronização na codificação, o processo de cadastro se torna simples e resulta em um controle seguro e produtivo para toda a equipe responsável pelo estoque!
Leia: Platinum Log: precisão e estratégia no controle de estoque
O SKU funciona graças a um padrão: a forma como esse código é criado. Logo, é importante que você mantenha a lógica do SKU. É possível criar uma linha de raciocínio que deve ser seguida, afinal, o código tem como principal função identificar um produto por meio de suas principais características, a exemplo da marca, cor, etc.
Por exemplo, imagine um smartphone da marca X, fabricante Y, modelo Z, cor prata (PR) e com o tamanho de tela de 5.8”. Nessa hipótese, o SKU desse celular seria: XYZPR58.
Com isso, você consegue ler o SKU dos itens em estoque e classificar os produtos de forma única com base nas suas principais características. Confira a seguir algumas dicas práticas que podem te ajudar na criação de SKU:
Lembre-se de que o SKU de um produto possui diversas finalidades e desempenha um papel fundamental na gestão do estoque e na organização financeira. Assim, a principal função do SKU é tornar realidade o acompanhamento detalhado da entrada e saída de cada produto, através do uso de códigos atribuídos a cada mercadoria.
De forma resumida, o SKU do produto serve para aprimorar a organização do estoque, a gestão financeira e o atendimento ao cliente – e não o contrário.
Alguns erros podem tornar o SKU dos seus produtos muito complicado e acabar tendo o efeito contrário, isto é, dificultando a consulta por parte dos profissionais envolvidos. Pensando nisso, separamos alguns dos erros mais comuns ao criar o SKU para que você os evite.
Um SKU longo dificulta a compreensão e o uso, pois serão mais números e letras para digitar, entender e identificar. Esse cenário agrega lentidão aos seus processos, tornando os benefícios do SKU praticamente nulos.
Para deixar seu SKU curto, selecione somente as informações essenciais para a sua diversidade de produtos e variações. Algumas operações usam apenas duas letras e dois números por SKU, por exemplo. Claro que isso varia de acordo com cada gestor e das características dos produtos, mas evite o excesso de informações.
Como foi mencionado acima, um bom SKU deve conter letras e números. Afinal, nem todas as plataformas e sistemas permitem o uso de elementos especiais como *, @, % e outros — inclusive, muitos marketplaces os recusam.
O SKU precisa ser único para cada tipo de produto. Caso você utilize o mesmo SKU para mais de um tipo de produto, isso não trará facilidades no seu estoque. Tenha como exemplo a hipótese de que a sua loja vende celulares. Por isso, é importante criar um SKU para cada modelo e para cada variação de cor que tem no estoque e isso inclui a criação de um novo código para as variações de memória ou de armazenamento.
A estratégia de SKU mostra características específicas que trazem muitas vantagens para as empresas de diversos segmentos. Você deseja melhorar o seu controle de estoque? Conte com a Platinum Log!
Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando aos nossos clientes o acompanhamento de fluxo internos assim como seus indicadores operacionais.
Com a nossa Análise de Estoque, você terá insights em tempo real sobre o seu inventário. Acompanhe de perto quais itens foram solicitados, detalhes de SKU, EAN, empenho, saldo disponível e tenha acesso à informações mais recentes de atualização.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!