Você sabe o que pode aumentar as vendas do seu negócio? Garantir a satisfação dos clientes, e o seu setor logístico tem um papel essencial aqui. Saiba como!
A gestão logística de uma empresa é primordial para o funcionamento de qualquer negócio, trazendo diversas etapas, desde o recebimento de mercadorias, armazenagem de produtos até a entrega ao cliente e o atendimento pós-venda.
No entanto, qualquer falha nessas operações ou descontrole das atividades pode acarretar um enorme prejuízo do ponto de vista financeiro – além de diminuir a satisfação do seu público consumidor.
Nesse sentido, é possível afirmar que, para que os clientes se sintam satisfeitos com a experiência de compra, é necessário melhorar e otimizar a logística do seu negócio. Isso inclui oferecer prazos menores de entregas, cumpri-los e fazer com que o produto chegue em segurança no endereço do cliente.
Ou seja, você precisa investir na melhor execução possível das suas operações internas, e é sobre isso que falaremos a seguir.
É nítida a relação que existe a logística de uma empresa e a satisfação dos clientes. Isso porque a logística de um negócio é responsável por definir e executar operações como receber mercadorias, armazenamento de produtos, distribuição, embalagem, transporte, entrega, pós-venda e logística reversa.
Ou seja, ao dizer que você precisa otimizar os seus fluxos logísticos estamos nos referindo à necessidade de aproveitar melhor os espaços do seu estoque, oferecer prazos menores de entregas e garantir que o produto chegará inteiro para o cliente.
Isso porque você pode enfrentar muitos obstáculos desde o armazenamento até a entrega de um produto. Esses processos podem ser controlados de forma mais rápida e eficiente, fazendo com que o cliente se sinta satisfeito com a sua marca e volte a comprar outras vezes.
Então, como otimizar a sua gestão logística para aumentar a satisfação dos clientes?
Para deixar o cliente satisfeito, você precisa oferecer a ele uma boa experiência de compra. Lembre-se de que o consumidor só vê a parte externa da sua logística, que basicamente é a entrega, o atendimento e o produto em si.
Por trás disso, é preciso executar algumas etapas com excelência para que o cliente se sinta satisfeito, como entregar dentro do prazo combinado, oferecer fretes com condições especiais (frete grátis, next day delivery, same day delivery e entrega expressa) e que a mercadoria chegue sem avarias no endereço indicado.
Administrando bem os bastidores, não tem como ter outro resultado senão o favorável para o consumidor. Lembre-se de que essa logística começa no seu estoque, onde está o grande lucro da empresa, e por isso o armazenamento deve ser estratégico.
Isso significa que a saída de produtos deve ser de acordo com a validade (os primeiros a chegarem serão os primeiros a saírem) e as compras precisam ser planejadas, evitando o excesso e a falta de mercadorias.
Ao definir a logística de uma empresa, é interessante tomar alguns cuidados, em especial no que se refere ao uso de certas embalagens e sobre o acondicionamento adequado dentro do transporte.
Além disso, planeje-se quanto às rotas dos veículos que farão as entregas (processo chamado de roteirização), decidindo os melhores trajetos a fim de evitar estradas mal conservadas e roubos de carga.
Não realizar um planejamento logístico, definindo a execução de cada operação interna, pode resultar em:
Percebe como a logística é fundamental para garantir a satisfação dos clientes? O cliente insatisfeito dificilmente voltará a comprar com você – apenas em caso de urgência e exclusividade dos produtos.
Existem algumas formas de atuar internamente na sua empresa para melhorar a logística e garantir a satisfação dos clientes. Para isso, procure adotar algumas dessas práticas:
Se você precisa de ajuda para melhorar a logística do seu e-commerce e garantir a satisfação dos clientes, conte com a Platinum Log.
Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!