Como o setor logístico pode aumentar a satisfação dos clientes

Você sabe o que pode aumentar as vendas do seu negócio? Garantir a satisfação dos clientes, e o seu setor logístico tem um papel essencial aqui. Saiba como
Como o setor logístico pode aumentar a satisfação dos clientes

Você sabe o que pode aumentar as vendas do seu negócio? Garantir a satisfação dos clientes, e o seu setor logístico tem um papel essencial aqui. Saiba como!

A gestão logística de uma empresa é primordial para o funcionamento de qualquer negócio, trazendo diversas etapas, desde o recebimento de mercadorias, armazenagem de produtos até a entrega ao cliente e o atendimento pós-venda.

No entanto, qualquer falha nessas operações ou descontrole das atividades pode acarretar um enorme prejuízo do ponto de vista financeiro – além de diminuir a satisfação do seu público consumidor.

Nesse sentido, é possível afirmar que, para que os clientes se sintam satisfeitos com a experiência de compra, é necessário melhorar e otimizar a logística do seu negócio. Isso inclui oferecer prazos menores de entregas, cumpri-los e fazer com que o produto chegue em segurança no endereço do cliente.

Ou seja, você precisa investir na melhor execução possível das suas operações internas, e é sobre isso que falaremos a seguir.

A relação entre a satisfação dos clientes e a logística

É nítida a relação que existe a logística de uma empresa e a satisfação dos clientes. Isso porque a logística de um negócio é responsável por definir e executar operações como receber mercadorias, armazenamento de produtos, distribuição, embalagem, transporte, entrega, pós-venda e logística reversa.

Ou seja, ao dizer que você precisa otimizar os seus fluxos logísticos estamos nos referindo à necessidade de aproveitar melhor os espaços do seu estoque, oferecer prazos menores de entregas e garantir que o produto chegará inteiro para o cliente.

Isso porque você pode enfrentar muitos obstáculos desde o armazenamento até a entrega de um produto. Esses processos podem ser controlados de forma mais rápida e eficiente, fazendo com que o cliente se sinta satisfeito com a sua marca e volte a comprar outras vezes.

Então, como otimizar a sua gestão logística para aumentar a satisfação dos clientes?

Para deixar o cliente satisfeito, você precisa oferecer a ele uma boa experiência de compra. Lembre-se de que o consumidor só vê a parte externa da sua logística, que basicamente é a entrega, o atendimento e o produto em si.

Por trás disso, é preciso executar algumas etapas com excelência para que o cliente se sinta satisfeito, como entregar dentro do prazo combinado, oferecer fretes com condições especiais (frete grátis, next day delivery, same day delivery e entrega expressa) e que a mercadoria chegue sem avarias no endereço indicado.

Administrando bem os bastidores, não tem como ter outro resultado senão o favorável para o consumidor. Lembre-se de que essa logística começa no seu estoque, onde está o grande lucro da empresa, e por isso o armazenamento deve ser estratégico.

Isso significa que a saída de produtos deve ser de acordo com a validade (os primeiros a chegarem serão os primeiros a saírem) e as compras precisam ser planejadas, evitando o excesso e a falta de mercadorias.

Principais cuidados ao definir a logística de uma empresa

Ao definir a logística de uma empresa, é interessante tomar alguns cuidados, em especial no que se refere ao uso de certas embalagens e sobre o acondicionamento adequado dentro do transporte.

Além disso, planeje-se quanto às rotas dos veículos que farão as entregas (processo chamado de roteirização), decidindo os melhores trajetos a fim de evitar estradas mal conservadas e roubos de carga.

Não realizar um planejamento logístico, definindo a execução de cada operação interna, pode resultar em:

  • Insatisfação do cliente por pedir um produto que não tem disponível em estoque, o que compromete o atendimento ao consumidor;
  • Com o envio incorreto do produto, o cliente terá uma experiência ruim de compra e isso gera custos extras, como a troca ou até mesmo devolução da mercadoria;
  • Sofrimento de avarias no produto em razão do uso inadequado de embalagens e o acondicionamento indevido no transporte (o cliente receberá a mercadoria em condições precárias); e
  • Rotas sem o devido planejamento, o que implica em maior incidência de roubos de carga, contratempos e entregas atrasadas.

Percebe como a logística é fundamental para garantir a satisfação dos clientes? O cliente insatisfeito dificilmente voltará a comprar com você – apenas em caso de urgência e exclusividade dos produtos.

Como melhorar o setor logístico para garantir e melhorar a satisfação dos clientes?

Existem algumas formas de atuar internamente na sua empresa para melhorar a logística e garantir a satisfação dos clientes. Para isso, procure adotar algumas dessas práticas:

  1. Priorize a clareza de informações: não prometa um prazo de entrega que não tem certeza de que irá ser cumprido. Atue com precisão e clareza. Se você está garantindo ao cliente que ele receberá as mercadorias em um determinado período, cumpra isso.
  2. Aproveite o overdelivering: overdelivering pode ser entendido como um acompanhamento do pedido. É como um brinde, um livro com as funções do produto ou um item que complemente o pedido do cliente. Essa é uma forma de fazer com que o consumidor se sinta satisfeito com a sua mercadoria.
  3. Diversifique as formas de envio: ofereça ao cliente mais de uma forma de envio, como PAC, entrega agendada, por transportadora, um serviço próprio da empresa ou outro. O próprio consumidor deve decidir pelo modo que irá receber o seu produto – essas opções ainda diversificam os valores, o que pode ser atraente para o cliente. 

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