Como o prazo de entrega pode ser um diferencial competitivo?

Você sabia que o prazo de entrega pode ser um excelente diferencial competitivo para o seu e-commerce? Saiba como isso pode aumentar as suas vendas!
Como o prazo de entrega pode ser um diferencial competitivo?

Você sabia que o prazo de entrega pode ser um excelente diferencial competitivo para o seu e-commerce? Saiba como isso pode aumentar as suas vendas!

Aventurar-se no mercado digital já é um desafio. Isso porque você está lidando com uma concorrência pesada, tendo em vista a facilidade de abrir um e-commerce. Nesse sentido, a sua marca precisa de um diferencial competitivo, e pode ser o prazo de entrega!

Entenda como o frete pode impactar de forma positiva as suas vendas.

Como funciona o prazo de entrega para e-commerce?

O prazo de entrega no e-commerce é um pouco diferente do que acontece nas lojas físicas. Afinal, quando você compra um produto na loja física, basta pegá-lo na prateleira e levar até o caixa para pagamento. No mundo digital, a sua prateleira é 100% virtual.

Você pode escolher o produto que quiser no site de sua preferência. Após selecionar e adicionar a mercadoria que deseja no carrinho, o próximo passo é descobrir o prazo necessário para que ela seja entregue. E é neste momento que o cliente pode seguir ou não com a compra!

Se o produto for de urgência, dificilmente o consumidor vai prosseguir com a compra após se deparar com um alto prazo para entrega. Inclusive, mesmo que essa entrega não seja urgente, nenhum cliente gosta de esperar muitos dias para receber um simples pedido.

Para que o seu prazo de entrega seja definido no e-commerce, é necessário levar em consideração o modal de transporte adotado, frota disponível para as entregas do dia, operadores à disposição para este serviço e as regiões em que as entregas serão realizadas.

Todas essas burocracias podem ser superadas com a terceirização logística, diminuindo os seus custos logísticos, preocupações e garantindo a qualidade esperada pelo cliente.

Como o prazo de entrega da minha empresa pode ser um diferencial?

Agora que você já sabe como o prazo de entrega pode influenciar uma venda do ponto de vista do consumidor, é importante saber como transformá-lo em um diferencial competitivo. Confira algumas estratégias que podem ser eficientes nesses casos.

  • Estude a possibilidade de oferecer frete grátis

Qual consumidor não gosta de descobrir que a sua entrega não vai cobrar nenhum custo adicional? Com certeza essa é uma das notícias mais empolgantes que uma pessoa pode receber ao longo do seu processo de compra. No entanto, você precisa ter alguns cuidados.

Isso porque o frete grátis deve trazer algum lucro para o seu negócio. Nas campanhas de zero custo para a entrega é comum encontrar um requisito mínimo, como valor X para aproveitar o frete grátis.

Apesar de o frete grátis não ser, claramente, um prazo de entrega, ele é uma estratégia de entrega interessante a ser avaliada. Analise essa possibilidade!

  • Prazos atrativos para os clientes

Entrando nos prazos em específico, saiba que quanto mais atrativo para o cliente eles forem, melhor. Claro que isso terá um impacto no custo, mas concentre-se neste momento no prazo – o ideal é encontrar um equilíbrio entre o prazo e o custo cobrado.

Você sabe como realizar entregas mais rápidas? Uma estratégia interessante é investir em um cross docking, que mantém os produtos armazenados por pouco tempo, apenas esperando a retirada ou entrega ao cliente mais próximo.

Além disso, alguns métodos populares são o next day delivery (entrega no dia seguinte à compra) e o same day delivery (entrega no mesmo dia que a compra foi realizada). Novamente, um lembrete importante é avaliar se esse tipo de investimento é compatível com a sua infraestrutura.

  • Ofereça a opção de retirada

A opção de entrega já é padrão nos e-commerces, porém, a retirada não – e com certeza este é um diferencial competitivo. Mesmo que o seu produto não seja de entrega urgente, nada impede que o consumidor queira aproveitar logo a mercadoria em suas mãos.

Dito isso, confira se a sua empresa está preparada para oferecer a opção de retirada. Essa estratégia exige, portanto, um local físico, mesmo que seja básico para armazenar alguns produtos de maior saída.

  • Rastreamento de entrega

Após informar um prazo de entrega para o cliente, é necessário cumpri-lo. Mas você sabia que pode ir além? Deixe o seu consumidor acompanhar toda a trajetória de entrega, desde o local de saída até o endereço indicado.

Além do rastreamento de entrega, você pode oferecer uma “linha do tempo” com todas as etapas necessárias para concluir o pedido. O primeiro passo costuma ser “confirmação do pedido”, seguido de “aguardando aprovação do pagamento”, e assim por diante.

Esse tipo de informação transmite confiança para o cliente, fazendo com que ele volte outras vezes à sua marca.

  • Garanta a qualidade na entrega

Por fim, a nossa última dica é que você garanta a qualidade nas entregas. Além de oferecer um prazo atrativo, é preciso que a entrega seja feita de forma adequada, respeitando as particularidades de cada mercadoria.

A sua empresa oferece essa qualidade ao público consumidor? Se a resposta for não, talvez este seja o momento ideal para repensar na forma que a entrega é realizada e como isso pode melhorar.

Uma solução interessante é investir na terceirização logística e garantir que toda a entrega seja feita de maneira adequada – e a Platinum Log pode te ajudar!

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A Platinum Log é a solução terceirizada que a sua empresa está precisando. Nós oferecemos serviços terceirizados para a realização de diversas etapas logísticas, desde o armazenamento e o estoque até a entrega ao cliente.

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