Como o OMS contribui para a eficiência da Logística Reversa?

A sua empresa possui um setor destinado à logística reversa? Então, saiba como o OMS pode contribuir para a eficiência dessa prática!
Como o OMS contribui para a eficiência da Logística Reversa?

A sua empresa possui um setor destinado à logística reversa? Então, saiba como o OMS pode contribuir para a eficiência dessa prática!

Muitas empresas desconsideram a etapa de pós-consumo ou pós-venda, no entanto, é neste momento que a sua marca pode se destacar frente à concorrência. Isso acontece com a implementação da logística reversa.

Então, entenda o que isso significa e de que forma o OMS pode ser útil!

O que é a logística reversa?

A logística reversa pode ser entendida como um conjunto de processos e métodos a fim de recolher e encaminhar corretamente os produtos após o seu consumo ou venda. Assim, eles podem reaproveitar ou destinar corretamente os resíduos.

Este conceito ganhou ainda mais força após a Política Nacional de Resíduos Sólidos, conhecida como a Lei n° 12.305 (2010). Dentre os principais pontos trazidos por esta política, é possível citar o acordo setorial quanto à implantação de um novo olhar sobre o ciclo de vida das mercadorias.

Esse novo olhar se refere a uma responsabilidade compartilhada que inclui fabricantes, comerciantes, distribuidores e importadores. Assim, tanto as empresas privadas como os órgãos públicos precisam promover ações que reduzam o rejeitos e resíduos sólidos.

O principal objetivo é diminuir os impactos das atividades empresariais no meio ambiente e à saúde humana. Este é, basicamente, o conceito da logística reversa. A depender do setor de atuação da sua empresa, essa política não é opcional, e sim uma obrigação.

Neste caso, estamos nos referindo às empresas que lidam com pneus, pilhas e baterias, agrotóxicos, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos.

Caso você se encaixe em alguma dessas situações, saiba que é necessário pensar em como os produtos e embalagens serão recolhidos após o consumo pelos clientes.

Como funciona a logística reversa na prática?

Na prática, a logística reversa é uma responsabilidade compartilhada entre os órgãos públicos, o setor privado e os cidadãos.

De um lado, temos os cidadãos, que devem entregar os seus resíduos após o uso dos produtos adquiridos, de acordo com as condições estabelecidas pela empresa. No caso do setor privado, é preciso realizar uma gestão ambiental para os seus resíduos sólidos.

Portanto, as empresas devem estabelecer ações de reincorporação do produto na cadeia de produção (como o reuso ou a reciclagem), inovações que tragam benefícios para o ambiente (descarte consciente, por exemplo) e estimular o uso racional de materiais (prevenir desperdícios).

Por fim, cabe ao poder público fiscalizar todas essas ações, tanto dos indivíduos como das empresas. Além da fiscalização, os órgãos públicos precisam definir as obrigações legais a serem seguidas.

Isso sem contar com duas funções primordiais que possuem efeitos a longo prazo: educar e conscientizar. Todos os cidadãos devem ser seres conscientes sobre a importância da logística reversa para a natureza.

Principais tipos de logística reversa

Após entender o conceito de logística reversa, fica fácil entender a sua importância e obrigação para algumas empresas. No entanto, saiba que existe mais de um tipo dessa logística, que pode ser de pós-venda ou de pós-consumo. Entenda o que cada uma significa para saber qual se aplica melhor ao seu negócio.

  • Logística reversa pós-venda

A logística de pós-venda significa que um produto deve retornar para a sua cadeia de distribuição antes de ser usado pelo cliente – mas também se aplica aos casos em que a mercadoria foi utilizada poucas vezes, em razão de algum defeito ou erro no processamento do pedido.

Com o intuito de atender essa demanda, a sua empresa deve planejar o trajeto de recebimento e encaminhamento dos produtos, com um fluxo fluido de informações e processos. Na maioria das vezes, o produto passa por algumas melhorias e volta ao comércio.

As principais causas que levam um produto à logística reversa de pós-venda são avarias no produtos, defeito, danos causados no transporte, necessidade de conserto, divergência de dados na emissão do pedido e produtos em consignação.

  • Logística reversa pós-consumo

A logística de pós-consumo serve para os casos em que o produto já foi utilizado e agora será descartado pelo cliente. Isso significa que a vida útil daquele produto chegou ao fim, ou até mesmo a sua validade, considerando-o agora como impróprio para o consumo.

Assim como ocorre na logística reversa de pós-venda, aqui, a empresa precisa definir um fluxo eficiente para receber os produtos e encaminhá-los para o destino adequado. Este destino pode ser a reutilização, reciclagem ou desmanche + destinação ambiental correta.

No pós-consumo, o produto só pode entrar neste fluxo caso os bens apresentem uma certa condição de uso, se os componentes podem ser realmente reaproveitados ou se há um risco ambiental (indo direto para o descarte adequado).

De que forma o OMS pode ser útil para a logística reversa?

Qual setor da empresa você acha que é mais essencial para garantir que a logística reversa funcione? Se você pensou em transporte está correto. É preciso garantir que os pedidos sejam devidamente recolhidos para o seu destino adequado, e o OMS pode te ajudar com isso.

O OMS, ou Order Managment System, é um software capaz de rastrear as informações sobre os pedidos, como entrada de novos pedidos, gerenciamento de armazém, atendimento e pós-venda. Por meio deste sistema, a empresa e o consumidor podem ter uma visão ampla sobre os seus interesses envolvendo os pedidos.

Dentre todos os benefícios trazidos pelo OMS, a visão centralizada e o acesso em tempo real às informações são os grandes destaques. Assim, você pode ter uma visão ampla sobre o ciclo dos pedidos (até a devolução) e acompanhar em real time todas as etapas que envolvem uma solicitação do cliente.

Desse modo, o OMS é uma ferramenta fundamental para que o seu negócio consiga implementar a logística reversa com sucesso – e a Platinum Log pode ser a sua principal aliada. A Platinum Log é uma solução de gestão completa que integra todas as áreas da sua empresa em um só local.

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